sábado, 4 de abril de 2009

CONFERÊNCIAS DA ONU DE MEIO AMBIENTE


Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento - RIO-92


A Rio-92, a Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, reuniu representantes de 178 países, com cerca de 115 chefes de estado de todos os continentes.O principal tema debatido no encontro foi o Desenvolvimento Sustentável que destacou o uso racional dos recursos naturais e o desenvolvimento tecnológico sem prejuízos para o meio ambiente. Outros temas importantes como o lixo atômico, a biodiversidade, o efeito estufa e a chuva ácida foram abordados. Foi aprovado o documento AGENDA 21 .
Paralelamente à conferência, o Fórum Global reuniu cerca de 1.400 ONGs (Organizações Não-Governamentais).

A Conferência Rio-92 tinha, entre outros objetivos, o de:

Examinar a situação ambiental do mundo e as mudanças ocorridas depois da conferência de Estocolmo, em 1972;Identificar estratégias regionais e globais para ações apropriadas referentes às principais questões ambientais;Recomendar medidas a serem tomadas nacional e internacionalmente quanto à prática ambiental através de políticas de desenvolvimento sustentável.;Promover o aparecimento da legislação ambiental internacional;Examinar estratégias de promoção do desenvolvimento sustentável e de eliminação da pobreza nos países em desenvolvimento, entre outros.

AGENDA 21

É uma agenda de compromissos e ações sustentáveis para o Século XXI. Ela foi apresentada na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro conhecida como Rio-92. Na Agenda 21 estão definidos os compromissos que 179 países assumiram de construir um novo modelo de desenvolvimento que resulte em melhor qualidade de vida para a humanidade e que seja econômica, social e ambientalmente sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário