segunda-feira, 27 de julho de 2009

O QUE É BIODIVERSIDADE

CORES DA NATUREZA 5





Conceitos na área ambiental são argumentações que dizem respeito as várias visões sobre o ambiente que vivemos. Leia agora um destes conceitos.

O QUE É BIODIVERSIDADE

- A diversidade biológica, ou
biodiversidade, é a variedade de vida na Terra. Ela é constituída pelas variedades inter-específica, entre espécies e de acossistemas. A biodiversidade também se refere às relações complexas entre seres vivos, e entre seres vivos e seu meio ambiente.
- Biodiversidade é portanto o conjunto de toda a vida no planeta Terra, incluindo todas as diferentes espécies de plantas, animais e microorganismos ( estimadas em mais de 10 milhões de espécies), toda a variabilidade genética dentro das espécies ( estimada em 10 a 100 mil genes por espécie) e toda a diversidade de ecossistemas formados por diferentes combinações de espécies.
- A biodiversidade inclui os serviços ambientais responsáveis pela manutenção da vida na Terra, pela interação entre os seres vivos e pela oferta dos bens e serviços que sustentam as sociedades humanas e suas economias. Esses bens e serviços incluem alimentos, medicamentos, água e ar limpos, e outros recursos naturais que sustentam uma ampla variedade de atividades humanas e indústrias, desde atividades florestais até mineração e produtos farmacêuticos. Estudos recentes estimam o valor agregado anual dos serviços ambientais em todo o mundo em trilhões de dólares.
- A biodiversidade inclui tanto as espécies silvestres como as domesticadas pelo homem nos últimos 10 mil anos (uma única espécie domesticada como o arroz pode conter hoje mais de 2.000 variedades locais diferenciadas).
- A biodiversidade inclui os recursos biológicos, que são objeto de exploração econômica pelo homem, seja por meio de extrativismo de pesca e caça, extrativismo vegetal e extração madeireira, seja pelo cultivo e criação de espécies domesticadas na agricultura, silvicultura, aquicultura e pecuária.
- A biodiversidade inclui os recursos genéticos que compõem o patrimônio genético, base da pesquisa de melhoramento genético que produz cultivares e raças mais produtivas e resistentes e, por outro lado, forma a base para a crescente indústria da biotecnologia.
- A disponibilidade de tais bens e serviços, e portanto a existência continuada tanto da indústria quanto da vida em geral, estão sob ameaça crescente da exploração excessiva, perda e degradação de habitat, poluição, espécies invasoras e mudanças climáticas. Manter a biodiversidade frente ao crescente impacto humano é um dos maiores desafios da era moderna.

BIODIVERSIDADE NO BRASIL

- O Brasil é reconhecido mundialmente como o país que detém a maior fatia da biodiversidade mundial ( 15 a 20% ). É o número 1 entre os países megadiversos.
- Metade do PIB brasileiro advém do uso direto da biodiversidade por meio da agricultura, pecuária, pesca, aquicultura, exploração florestal, silvicultura e turismo.
- Brasil possui uma rica sociodiversidade, representada por mais de 200 povos indígenas e uma diversidade de comunidades locais (quilombolas, caiçaras, seringueiros, etc.) que reúnem um inestimável acervo de conhecimentos tradicionais sobre a conservação e uso da biodiversidade."

( Fonte:Instituto de Estudos Avançados da Universidade das Nações Unidas - Oitava Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica ( COP-8) ).

O que acham vocês biólogas(os), ecologistas, quem acessa nosso blog, desta argumentação ?

3 comentários:

  1. Alguém tem uma respostinha mais curta?? Porque preciso para um trabalho... e nao pode ser uma frase muito grande :D

    Grata desde já

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm preciso fazer um trabalho pra iskola...
    muitu grande

    ResponderExcluir
  3. eu me interesso muito por biologia e pretendo fazer vestibular e estou muito em duvida poque quero fazer bacharel e nao licenciatura.entao vale a pena?

    ResponderExcluir