terça-feira, 25 de agosto de 2009

ECOLOGIA DO NASCER



ECOLOGIA DO NASCIMENTO

Um novo conceito está aflorando dentro da ecologia, diz respeito à ecologia do nascimento. A forma como o ser humano nasce marca a vida dele para sempre. A ONG Bem Nascer – Pelo Parto Natural, fundada em 2001 em Belo Horizonte, nasceu dentro de uma verdadeira epidemia de cesáreas – em alguns hospitais há 100 por cento de cesarianas. “Acreditamos que o nascimento deve ser natural e sem intervenções desnecessárias”, afirma a jornalista Cleise Soares, presidente da entidade. Para divulgar o parto natural e fazer a profilaxia da cesárea desnecessária, a Bem Nascer realiza duas rodas de mães na capital:

No último sábado do mês, às 9h30, ocorre a Roda Bem Nascer do Parque das Mangabeiras (no CEAM- Centro de Educação Ambiental) e faz parte do projeto de educação ambiental da reserva.
E no segundo sábado de cada mês, às 14h30, a Roda Bem Nascer acontece no coreto do Parque Municipal. A Roda está aberta para casais grávidos e é gratuita.

A ONG Bem Nascer tem o objetivo de disseminar a cultura do parto natural e, para isso, através do seu núcleo de comunicação – Bem Nascer de Idéias – promove palestras em universidades, para sensibilizar os profissionais de saúde antes de saírem para o mercado de trabalho. Recentemente, foi criada a Bem Nascer de Acolhimento, que organiza visitas às casas das gestantes às vésperas do nascimento, dando conforto e orientações de última hora para a gestante. Depois de nascido, as mulheres se reúnem e fazem uma visita pós-parto.

“A ONG Bem Nascer é um abraço feminino, acolhe o casal grávido e dá orientações práticas para o trabalho de parto, de forma a proporcionar uma experiência enriquecedora para os pais e criar um ambiente favorável a um parto humanizado”, explica a jornalista Cleise Soares, fundadora da ONG Bem Nascer, juntamente com o obstetra, Dr. Marco Aurélio Valadares.

A entidade conta com uma equipe multidisciplinar formada por obstetras, enfermeiras obstetras, psicólogos, jornalistas entre outras especialidades. Também é parceira da Prefeitura de Belo Horizonte na campanha BH pelo Parto Normal. Trabalha em sistema de voluntariado. Além das Rodas Bem Nascer, mantém uma lista na Internet, onde a discussão continua. Para acessar a lista, entre no site www.bemnascer.com.br, onde há um link para ela. Outros blogs afins: www.bemnascer.blogspot.com, www.yogabemnascer.blogspot.com

CLEISE SOARES ( Jornalista, Professora de Yoga e presidente da ONG Bem Nascer) Contatos pelo telefone 8504.8838.

Nenhum comentário:

Postar um comentário