terça-feira, 10 de novembro de 2009

A SUSTENTABILIDADE DO RIO DAS VELHAS - MG


             Os canoeiros Rafael Bernardes, Ronald Carvalho (Roninho) e Erick Wagner 
em ação durante a Expedição Manuelzão desce o rio das Velhas, em 2003. Foto: Divulgação

BARRAGENS
 

      Barragens ao longo do curso d’água modificam o ambiente ao redor e podem atrapalhar o trabalho de revitalização que vem sendo feito no Rio das Velhas. É por isso que, em reunião extraordinária realizada no último dia nove, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Velhas) discutiu o projeto de barragem que a Companhia de Desenvolvimento do São Francisco, a Codevasf, pretende instalar na calha do Velhas, na altura de Nossa Senhora da Glória, distrito de Santo Hipólito. Além de Santo Hipólito e os esforços de revitalização, a barragem também vai inundar parte dos municípios de Curvelo, Inimutaba, Presidente Juscelino e Gouveia. Segundo Rogério Sepúlveda, Presidente do CBH Velhas, as falas e estudos foram contundentes. Ninguém é a favor da barragem. O que vai ser proposto agora é uma deliberação que restrinja a instalação de barramentos na calha do Velhas, abaixo da cidade de Belo Horizonte até sua foz. Se aceita a deliberação, nenhuma barragem poderá ser instalada, nem mesmo a de Nossa Senhora da Glória. (Fonte: Projeto Manuelzão).

2 comentários:

  1. E bom saber que ainda existem pessoas conscientes que lutam para acabar com desejos arbitrários e de simples interesse político passando por cima da história e do interesse de cidadãos que levam uma vida pra construir sua identidade ou mesmo adquirir algum bem...A Comunidade de Senhora da Glória está unido com objetivo único de DIZER NÃO A BARRAGEM.
    "Não se pode apagar a história de vida de um povo às margens de uma ambição"
    Juvenal Caldeira Neto

    ResponderExcluir
  2. DE UMA FORMA OU DE OUTRA,OS MORADORES DE SENHORA DA GLORIA,ESTAO LUTANDO CONTRA ESSA BARRAGEM,C O APOIO DO PROJETO MANUELZAO E OUTRAS AUTORIDADES Q SAO CONTRA ESSE DESCASO DO GOVERNO.SERÁ QUE O LULA,NAO PENSA,O Q É ACABAR C A HISTORIA DE UM POVO Q AMA AQUELE LUGAR?QUER LEVAR AGUA PRO NORDESTE,VAI BUSCAR NA CHINA,MAS N.SRA DA GLORIA,NAO VAI DEIXAR Q ELE CONSIGA FAZER ISSO,O Q JA FOI PLANEJADO HA 20 ANOS ATRAZ E NAO CONSEGUIRAM.NÓS ESTAMOS MUITO TRISTE,MESMO C A PROTEÇAO Q TEMOS E OS NOSSOS ANTEPASSADOS Q ALI ESTAO ENTERRADOS?É LULA,EU GOSTARIA MUITO Q VC COMPARECESSE EM UMA REUNIAO DESSAS,MAS VAI BEM PROTEGIDO.ROZANGELA CALAZANS@hotmail.com

    ResponderExcluir