domingo, 4 de abril de 2010

AGENDA 21

Conversando sobre a Agenda 21:


    Uma das principais Conferências da ONU sobre meio ambiente foi a ECO/92 - a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro - Brasil. Nesta Conferência foram adotados várias convenções e protocolos: a Declaração do Rio, a Declaração de Princípios dos direitos humanos, Proteção às grandes florestas, a Convenção sobre a Diversidade Biológica, a Convenção sobre Mudanças Climáticas, Agenda 21.

O QUE É A AGENDA 21 então ?

    A Agenda 21 é um dos documentos mais importantes sobre meio ambiente já assinados em todo mundo por cerca de 178 países na ECO/92. Um termo de compromissos da sociedade com a finalidade de reorientar o desenvolvimento em direção à sustentabilidade. Apresenta um elenco de estratégias e proposições para sua consolidação, buscando soluções para os problemas ambientais atuais e a preparação para o mundo enfrentar os desafios do século XXI.


- Através do planejamento de ações presentes e futuras, define um roteiro, com metas, recursos e responsabilidades, servindo como referência para a implementação de ações visando as soluções aos problemas ambientais.


Os temas da Agenda 21 estão agrupados em 40 capítulos e em quatro seções ( ou partes) :


1 - Desenvolvimento social e econômico


2 - Conservação e Gerenciamento dos Recursos para o Desenvolvimento


3 - Fortalecimento do Papel dos Governos Locais e dos Grupos Principais


4 - Meios de implementação da Agenda 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário