domingo, 20 de junho de 2010

EM DEFESA DO PARQUE NACIONAL DO GANDARELA

A Serra do Gandarela é um santuário natual a sudoeste da capital mineira. Está localizada em uma APA ( Área de Proteção Ambiental) no Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (APA SUL RMBH), entre os municípios de Barão de Cocais, Caeté, Santa Bárbara, Rio Acima, Raposos e Itabirito. O Gandarela forma um corredor natural com a Serra do Caraça, com a maior extensão natural de Mata Atlântica e Campos Rupestres sobre Cangas de toda a região.
A Serra do Gandarela é um grande reservatório natural de águas, que servem as bacias dos rios São Francisco (sub-bacia do rio das Velhas) e Doce (sub-bacia do rio Piracicaba). No Gandarela nasce um importante conjunto de mananciais que abastecem o Rio das Velhas, acima da captação de Bela Fama, em Nova Lima. Bela Fama fornece mais de 60% da água consumida por Belo Horizonte e 45% da água que abastece a Região Metropolitana. As águas que seguem para a bacia do Rio Doce abastecem os municípios de Barão de Cocais, Santa Bárbara e outos como João Monlevade e Ipatinga.

Um grupo de entidades e movimentos socioambientais de vários destes municípios e regiões, representantes das comunidades locais, embasados por estudos da UFMG, UFOP, e mesmo do Estado que elaboram estudos científicos sobre a região estão propondo a criação do Parque Nacional do Gandarela.

Esta proposta está em análise no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente. A sociedade civil que vem se mobilzando em toda região, em Belo Horizonte e MG tem um papel fundamental para que esta proposta seja vitoriosa. Nosso Jornal e Projeto Oecoambiental está unido a todo este contingente de nossa população. Participamos da Audiência Pública realizada no Crea/MG, que terminou por volta de duas horas da manhã de terça-feira dia 15 de junho, onde constatamos a força do movimento socioambiental que vem se mobilizando em apoio a implantação do Parque Nacional do Gandarela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário