segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PLANETA BRASIL E UMA LIÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

                                             Palco Planeta Brasil - foto:Luiz Cláudio
    Aconteceu nesse sábado dia 25 de setembro em BH o PLANETA BRASIL, um mega evento cultural que trouxe a população de BH um excelente espaço de entretenimento.
   Nosso Jornal Oecoambiental esteve presente registrando como a questão ambiental fez parte da estruturação desta produção cultural. Milhares de pessoas embaladas pelo Skank, Patu Fu, Lulu Santos, Maria Gadú, Jorge Ben Jor, tiveram no alto da cidade, Mirante Olhos D’água – espaço folia , numa inspiradora noite de lua cheia, um excelente momento para curtir a boa música brasileira.


                                       Grupo Skank - foto: Mateus Jamm


   O evento iniciou-se na sexta-feira dia 24, com a presença de escolas públicas municipais e estaduais que assistiram a apresentação exclusiva do grupo Pato Fu, com o seu mais novo projeto Música de Brinquedo, um laboratório musical documentado que tem como objetivo despertar no público infantil, o gosto pela música. As crianças além de conhecerem toda a estrutura do festival participaram de oficinas de educação ambiental com a criação e produção de materiais a partir da matéria prima reciclada.
    Samuel Rosa do grupo Skank, lembrou que os eventos culturais em BH que congregam grande público, devem sempre abrir espaço para as boas bandas belorizontinas. Parabenizou a organização do evento e disse que espera que outros mega eventos culturais de BH, sigam o bom exemplo do PLANETA BRASIL.
  O que nos chamou a atenção, inclusive para o nosso Jornal Oecoambiental estar presente ao evento, foi à preocupação com a educação ambiental no PLANETA BRASIL, nome já sugestivo e inteligente. Houve um espaço reservado à sustentabilidade, onde empresas e instituições que atuam na área ambiental apresentaram seus trabalhos e produtos, como a Oksigeno e reciclagem de óleo vegetal - Recóleo.
Público presente Planeta Brasil 2010 - Foto: L. Cláudio


  Sabemos que ainda a população carece de ter acesso à democratização da informação socioambiental. Unir cultura e meio ambiente é fundamental para que cada vez mais possamos avançar na busca de solução aos problemas ambientais que se multiplicam em nossa sociedade. Somente cerca de 8% do lixo no Brasil é reciclado. Temos de fato um importante e longo caminho na construção da sustentabilidade a percorrer.

Jorge Ben Jor - foto: Mateus Jamm 

    A cultura e o meio ambiente sempre foram uma só questão. Defender a causa ambiental é também democratizar a difusão da informação socioambiental e a cultura. Nosso Jornal Oecoambiental espera que em todas as atividades culturais em nossa cidade e no país, a defesa do meio ambiente conquiste cada vez mais espaço e prioridade, uma vez que todos podem agir detendo o aquecimento global que aí está.

Nenhum comentário:

Postar um comentário