quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ENERGIA EÓLICA






ESTUDANTE VENCE PREMIAÇÃO


Turbinas eólicas - Foto divulgação

   Da Agência Ambiente Energia - O estudante Eduardo Façanha de Oliveira, da Universidade Federal do Ceará, receberá nesta quinta-feira, dia 18 de novembro, o prêmio Jovem Cientistica, que teve como tema “Energia e Meio Ambiente – Soluções para o Futuro”, na categoria Estudante do Ensino Superior. Ele venceu a premiação com a pesquisa “Conversor estático de baixo custo e alto rendimento para sistemas eólicos de pequeno porte”. A solução, que pode carregar baterias ou ser interligada à rede elétrica, é apropriada para residências e estabelecimentos de pequeno porte, garantindo a redução no uso de eletricidade.

    O conversor projetado por Eduardo é destinado a sistemas de pequeno porte. Para carregar baterias, oferece uma potência de 350 watts, semelhante à de alguns aparelhos de som. O sistema interligado à rede elétrica de um quilowatt permite zerar a conta de energia elétrica de uma residência típica de classe média, durante a maior parte do ano. Nas duas formas de uso, o conversor procurar extrair a máxima energia disponível no vento e a torna compatível com o uso de aparelhos domésticos.

    O aspecto econômico do aparelho elaborado pelo estudante se observa nas duas versões: ao ser usado na recarga de baterias, o conversor dispensa o uso de energia elétrica e, quanto interligado à rede elétrica, as turbinas movidas pelo vento geram parte da eletricidade, o que reduz o consumo de energia da rede.

    Eduardo, que cursa o último ano de Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Ceará, explica que em centros urbanos, a existência de edifícios cria corredores de vento com velocidades variadas. Por isso, nesses locais, os aerogeradores mais adequados são os de eixo vertical, que são independentes da direção e intensidade dos ventos, operam em alturas reduzidas e produzem menos ruído.

    Ainda pouco utilizada em meio urbano, a energia eólica tem nas cidades um mercado promissor. Para atender a essa demanda, Eduardo já está expandindo seu projeto, em parceria com um fabricante nacional de turbinas eólicas, para desenvolver sistemas aplicáveis a ambientes urbanos.

    Os vencedores da XXIV edição do Prêmio Jovem Cientista vão receber a premiação das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia no Palácio do Planalto na próxima quinta-feira, dia 18 de novembro, às 15h. Este ano, os vencedores são dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Tocantins, Maranhão e Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário