sexta-feira, 30 de abril de 2010

POVOS INDÍGENAS DE MG SE REÚNEM NO ABRIL INDÍGENA

 O  “Abril Indígena – Por Dignidade, Terra, Sustentabilidade, autonomia e direitos”  reuniu representantes de vários povos indígenas de MG em BH.

     Trata-se de uma jornada de atividades com o tema POVOS INDÍGENAS, SUA CULTURA, SUAS LUTAS E SEUS DESAFIOS, que tem por finalidade lutar pelos direitos dos povos indígenas de MG.  Dentre as atividades da programação destacou-se a audiência pública na ALMG sobre “ As ações desenvolvidas em 2009 pelos órgãos públicos no atendimento às demandas das comunidades indígenas, suas perspectivas e desafios para 2010”. No Parque Municipal no centro de BH houve uma série de atividades culturais, como oficinas, feira de artesanato que integrou a comunidade de BH com os povos indígenas. Segue fotos do Abril Indígena em 2010:


Dança Toré Povos Indígenas de MG


Dança Toré  durante Abril Indígena
em BH

   Cacique Pataxo Soin de Carmésia MG

 
Povo Aranã - Aracuaí - MG Feira de
Artesanato dos Povos Indígenas de MG
                                                   

quinta-feira, 29 de abril de 2010

SERRA DO GANDARELA

Abraçando o Parque

    Na manhã de sábado, 24 a Serra do Gandarela foi palco do evento Viva Gandarela. O encontro foi na estação ferroviária de Rio Acima, de onde todos subiram para o topo da Serra. Em apoio à criação de um Parque Nacional na região, quem estava presente deu um grande abraço na Serra. Em seguida, as atividades continuaram em uma antiga mina desativada lá perto. No local, aconteceram oficinas, exposição de imagens, trilhas guiadas e depoimentos sobre a relação das pessoas com o Gandarela   (Informe Manuelzão).

domingo, 25 de abril de 2010

CONEXÃO VIVO É UM SUCESSO EM BELO HORIZONTE

CONEXÃO VIVO COMEMORA DEZ ANOS DE ESTÍMULO AO SETOR MUSICAL BRASILEIRO
  Coroado de sucesso este evento que acontece em Belo Horizonte tem um sabor bem brasileiro. Numa organização exemplar, a população vem sendo muito bem recebida e presenteada com espetáculos de muita qualidade nos vários espaços deste acontecimento cultural.
     Por trabalharmos na comunicação socioambiental temos muita preocupação em defender um melhor conteúdo da programação da mídia nacional. Este evento valoriza a música brasileira de qualidade. Degradar o meio ambiente também é não veicularem nas TVs abertas do país a boa música nacional. A Conexão Vivo apresenta um Brasil vibrante, multicultural. Várias regiões do país se fazem representar, em vários ritmos e diversidade.
    Uma coisa que nos chamou atenção além da boa estrutura do evento é sua estética, o cuidado com limpeza e o meio ambiente em se tratando de um evento cultural, que acontece também no Parque Municipal da cidade. A preocupação com o meio ambiente chamou nossa atenção. Não há lixo espalhado. E constantemente uma apresentadora muito graciosa lembra a população o cuidado com os resíduos e meio ambiente.

     Estaremos divulgando alguns grupos culturais que se apresentam no Conexão Vivo. Registramos alguns momentos marcantes a seguir.

 
Escola de Samba Cidade Jardim de BH


Presença da população que lotou os espaços do evento

Show Tianastácia  no Lapa Multi show

Público no Lapa Multi Show

Dois do Samba, passistas e bateria da Escola de Samba Cidade Jardim
no Parque Municipal

Grupo Vocal Filhos da Mãe da comunidade Santa Maria 
Escola de Samba Cidade Jardim (BH)


Patrícia Ahmaral (MG) e Otto (PE)

segunda-feira, 19 de abril de 2010

DIA DA TERRA

Contato: aline.ecopublicidade@hotmail.com

2010 - ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE

DIA DA TERRA 2010 ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE

Biodiversidade é vida. Biodiversidade é nossa vida.


     Com o objetivo de chamar a atenção dos governantes e da população para a necessidade de preservação da vida em nosso Planeta, a ONU elegeu 2010 como o Ano da Biodiversidade. Iterei, participa deste movimento global e celebra o Dia da Terra 2010 Earth Day, apresentando globalmente a exposição digital " 2010 Iterei Flora por N. Gruberger. Biodiversidade é vida. Biodiversidade é nossa vida. ".

   A exposição aqui situada http://ngiterei.sites.uol.com.br/2010ItereiFlora/1.htm  resgata a Exposição Pioneira de Imagens Digitais "Itereí Flora Por Gruberger" apresentada de dezembro a janeiro de 1996, no Centro Universitário Maria Antônia pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e Fazenda Itereí, destarte difundindo a todos a beleza da vida no nosso planeta com realce à Mata Atlântica, do sudeste de S. Paulo. É um grito silencioso pela não fragmentação das cabeceiras da Serra do Mar - Bacia do Caçador/Itereí, ameaçadas pela duplicação da BR-116 em pistas divididas, formando uma ilha de Mata Atlântica.
    A coordenadora de Iterei, a pedag. Léa Corrêa Pinto, enfatiza que segundo dados das Nações Unidas uma em cada cinco espécies de animais do planeta está ameaçada de extinção. Reviver e promover virtualmente a exposição digital "Itereí Flora Por Gruberger" é conectar o indivíduo ao mundo natural, e sugerir através destas imagens e texto uma motivação para conhecer, gostar , reconhecer e defender a biodiversidade que contribue para o bem estar humano através de seus múltiplos aspectos. '

   Veja as fotos no link a seguir:   http://ngiterei.sites.uol.com.br/2010ItereiFlora/1.htm

sábado, 17 de abril de 2010

RESERVA AMBIENTAL AMEAÇADA EM BH

Legislação ambiental.

    No último dia 12, vereadores de BH aprovaram em primeiro turno o projeto que modifica a Lei de Uso e Ocupação do Solo, traçando diretrizes para novas edificações. A proposta prevê a construção de cerca de 75 mil apartamentos em uma grande área de preservação ambiental – a Mata do Isidoro. O local, no norte da capital mineira, é reserva ambiental, mas há uma proposta de revogação desse status . Isso ameaçaria suas nascentes e Áreas de Proteção Permanente. O segundo turno de votação deve ocorrer nas próximas semanas. (Informe Manuelzão)

sexta-feira, 16 de abril de 2010

REDES SUSTENTÁVEIS

CULTURA NA AGENDA 21 DE MG


TONNIN FRANCA



      TONNIN FRANCA é um musico da contemporaneidade. Nasceu em Medina MG, Vale do Jequitinhonha, expressa com arte um estilo único nas composições de suas músicas levando com muito orgulho a cultura mineira para o cenário nacional.
     Iniciou-se na musica aos quinze anos de idade tocando violão , instrumento o qual sempre usou para compor as suas obras, tendo como musa inspiradora a natureza.
    Participou de vários festivais, em 1985, sagrando-se campeão do Festival, entre eles o de Jabuticatubas-MG, obtendo o primeiro lugar (juri popular), com a música "Mais Um Dia de Sol". Em 1989 na cidade de Uberaba-MG obteve o quarto lugar Festival Ecologico, com a musica Jequitinhonha.
    Gravou seu primeiro CD na companhia de seus irmãos Adilson Franca e Gil Franca, e com aprodução musical de Warley Machado.
    O seu principal objetivo e conscientização popular sobre" O quanto devemos cuidar da nossa mãe Natureza"'.É um trabalho verdadeiro, onde o compositor expressa sua adimiração pela natureza de forma musical e poética. Com musicas arranjadas em um estilo POP, traz a mensagem da necessária e urgente preservação da natureza, e também a exaltação da beleza da fauna e flora brasileira.
   No seu trabalho diario com Taxista pela ruas da capital mineira, a mais de 5 anos divulga o seu CD "Tributo a Natureza"', visando a concientização da sociedade para um mundo melhor.
-Em março/2008, cantou para as mulheres dos LYONS CLUBE, no MINAS CENTRO
-Em Maio/2008 participou do festival 3° Musicanto na cidade de CLÁUDIO-MG
-Em junho/2008, foi convidado pela FUNDAÇÃO CULTURAL DE BH, para a inalguração do centro Cultural da Vila Santa Rita.


MEMBRO DO FORUM AGENDA 21, ESTADO DE MINAS GERAIS QUE O CREA-MG, COMO SECRETARIA EXECUTIVA. APRESENTOU EM DIVERSAS REUNIOES DO FORUM DA AGENDA 21 DO ESTADO MG, MAIS RECENTIMENTE NO CONGRESSO PROMOVIDO PELA AMM(ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE MUNICIPIOS) QUE A SEXTA PALESTRA DE INTREGRANTES COM APRESENTAÇÃO EXCLUSIVA NO EXPOMINAS, NO PERIODO DE 4,5,6/05/2009.´


videos no you tube :


tributo a natureza: http://www.youtube.com/watch?v=nHQrcdBKjNc
tributo a amazonia: http://www.youtube.com/watch?v=kMnB8qx9II4
tributo ao rio jequitinha: http://www.youtube.com/watch?v=_RlgEqDLpPM&feature=related
tributo ao pantanal: http://www.youtube.com/watch?v=BOB4QmaPynE&feature=related
rio sao fracisco ta no cti: http://www.youtube.com/watch?v=V8WBKiCC-nE
bilhete d'agua: http://www.youtube.com/watch?v=ulxdzLfA_LA

quarta-feira, 14 de abril de 2010

IBAMA EM MINAS GERAIS

IBAMA TEM NOVAS UNIDADES OPERACIONAIS

EM MINAS GERAIS - RELAÇÃO DAS GERÊNCIAS
EXECUTIVAS E UNIDADES AVANÇADAS


A Portaria IBAMA nº 5, de 05 de Março de 2010, aprovou a relação das Gerências
Executivas e Unidades Avançadas do IBAMA.
   De acordo com a norma, o Estado de Minas Gerais contará com 4 Unidades
Avançadas (escritórios regionais), localizados nas cidades de Governador Valadares, Montes Claros, Uberlândia e Lavras e com 4 bases avançadas, localizados nas cidades de Pouso Alegre, Três Marias, Juiz de Fora e Pirapora.
   As Unidades Avançadas - Bases Operativas possuem competência para executar
as atividades finalísticas do IBAMA, no âmbito de sua competência.
 A Portaria também manteve as atividades desenvolvidas pelas Gerências
Executivas e Unidades Avançadas "Escritórios Regionais" já atribuídas pelas
respectivas Superintendências em cada Estado.


Os endereços dos escritórios regionais do IBAMA em Minas Gerais são:


- Escritório Regional de Governador Valadares
Av. Minas Gerais, 776, Ed. Lincoln Byrro, Salas A a D, Centro – CEP: 35010-151 -
Governador Valadares
Telefax: (33) 3277-5522


- Escritório Regional de Montes Claros
Rua Antônio Francisco, 89 - Bairro Edgar Pereira – CEP: 39400-172 - Montes
Claros - Caixa Postal 241
Telefax: (38) 3223-9669


- Escritório Regional de Uberlândia
Rua Max Nordau Rezende Alvim, 390 - Bairro Brasil – CEP: 38400-675 -
Uberlândia
Telefax: (34) 3232-6537, 3212-1265 e 3232-6588


- Escritório Regional de Lavras
Rua José Maria Alves nº 310, Subestação UFLA - Bairro Pasto Fechado – CEP:
37200-000 - Lavras
Tel/Fax: (35) 3821-1934 / 3821-1917

domingo, 11 de abril de 2010

TRANSPORTE E MEIO AMBIENTE

                              Foto: divulgação

Ferrosul é considerada modelo para o Brasil

Gestão pública das ferrovias é
aprovada na Conferência das Cidades


      A 4ª Conferência Estadual das Cidades, em Foz do Iguaçu, aprovou por unanimidade proposta para que as ferrovias brasileiras tenham gestão e controle públicos. A proposta, apresentada pelo Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge), recomenda que ¨para aumentar a fluidez do trânsito de pessoas entre e nas cidades, os governos devem direcionar os investimentos em transporte priorizando o modal ferroviário e hidroviário¨.
     O texto do documento, aprovado por unanimidade tanto nos grupos de trabalho quanto na plenária final da Conferência, ressalta que a ¨gestão e controle¨ das empresas ferroviárias devem ser públicos, ¨nos moldes da Ferrovia da Integração do Sul S/A – Ferrosul, empresa pública em processo de criação pelos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul¨.
    A proposta também contempla o transporte de passageiros no sentido da viabilização de ¨um sistema de transporte ferroviário de passageiros que assegure mobilidade com segurança, rapidez, economicidade e o menor impacto ambiental possível, que contemple trens urbanos, metropolitanos, intermunicipais, interestaduais e internacionais¨. A proposição agora será levada à conferência nacional, prevista para acontecer em junho próximo.
    O presidente do Crea-PR, Álvaro José Cabrini Júnior, considera que ¨o Paraná tem tido prejuízos com a gestão privada não apenas das ferrovias, mas das rodovias¨, e complementa: ¨com a criação de um novo corredor ferroviário Norte-Sul, temos que manter os olhos abertos, paranistas que somos, para que além da gestão pública do setor também persista o projeto de ligação ferroviária de Guarapuava ao Porto de Paranaguá¨.
    O novo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Erikson Camargo Chandoha, ao comentar o tema, afirmou que se sente como um ¨aliado¨ do Sindicato dos Engenheiros e do Crea-PR, ao qual é associado. Essa percepção do tema ferroviário ¨é unânime, principalmente entre os engenheiros¨, disse o secretário. ¨É muito importante que as ferrovias tenham uma gestão pública¨, sublinhou, tendo em vista ¨o mal exemplo¨ dado atualmente pelo setor. ¨O que se salva é a Ferroeste, fazendo um trabalho que vem ao encontro de nossas políticas públicas¨.
    Segundo o secretário dos Transportes do Paraná, Rogério W. Tizzot, a aprovação da proposta de gestão pública das ferrovias é ¨importantíssima não só para o Paraná, como também para o Brasil, porque contribui para a reformulação da legislação e do marco regulatório do sistema de concessão ferroviário¨. Tizzot considera que ¨o modelo de concessão de ferrovias no país concentra muito poder na iniciativa privada¨. Segundo o secretário, ¨a gestão do transporte ferroviário tem que ser pública¨.
     ¨Agiganta-se na sociedade¨, ressalta o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, ¨a consciência de que o país precisa de ferrovias sob gestão pública e controle social para reduzir os custos logísticos atuais, que travam o nosso desenvolvimento econômico e social, e para criar novas e melhores condições de mobilidade para as populações urbanas¨. Gomes, que está em Foz do Iguaçu, participando da Conferência, diz ainda que ¨a criação da Ferrosul está apontando o caminho para o Brasil¨. (Conferência Cidades)

sexta-feira, 9 de abril de 2010

MARINA SILVA NA ESCOLA SUPERIOR DOM HÉLDER EM BH

SENADORA MARINA SILVA EM BH





DIA: DIA 10 DE ABRIL (SÁBADO)
HORÁRIO: 13:30 h
LOCAL: Espaço Loyola da Escola
Superior Dom Hélder Câmara
Rua Álvares Maciel, 628
Santa Efigênia – Belo Horizonte

 Inscrições e transmissão ao vivo do evento pelo portal
http://www.domtotal.com/

Para participar e inscrever-se click no link abaixo:


http://www.domhelder.edu.br/mural_academico/detalhes.php?aviId=482

ELEIÇÃO COMITÊ DE BACIA DO SÃO FRANCISCO

         Foto: Acervo Projeto Manuelzão

ELEIÇÃO NO COMITÊ DE BACIA
 HIDROGRÁFICA
DO RIO SÃO FRANCISCO


  O processo de eleição para renovação dos membros titulares e suplentes do Comitê de Bacia
Hidrográfica do Rio São Francisco já está em andamento.
   A primeira etapa lançou uma campanha de mobilização pela Bacia no dia 1. de janeiro,
com o objetivo de divulgar a eleição e estimular os Muncípios, usuários de água e organizações
civis a se inscreverem e participarem do Comitê. A segunda será a das inscrições, que começa no
dia 15 de março e vai até 15 de abril.
   O Comitê de bacia é o responsável pelo debate e deliberação sobre os usos das águas da
bacia. Há vagas para usuários que captam água diretamente nos rios,  para prefeituras municipais
e organizações da sociedade civil que atuam na proteção dos recursos hídricos.
   Além da eleição dos novos representantes do poder público municipal, dos usuários de água e da
sociedade civil organizada, os Estados compreendidos pela Bacia (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal) e o Governo Federal também deverão indicar seus membros representantes para o novo mandato no CBH São Francisco.


 - Veja na tabela a seguir o calendário de todo processo eleitoral:
ETAPAS DATAS

- Mobilização social 1º de janeiro a 15 de abril
- Inscrições 15 de março a 15 de abril
- Divulgação da lista preliminar dos habilitados, dos
  inabilitados e de pendências 30 de abril
- Recursos ao processo 10 a 14 de maio
- Publicação da lista final dos habilitados 21 de maio
- Plenárias Eleitorais dos Poderes Públicos Municipais 24 a 28 de maio
- Plenárias Eleitorais dos Usuários e das Organizações
   Civis 31 de maio a 25 de junho
- Plenárias Eleitorais Indígenas e de Comunidades Tradicionais 1 a 18 de junho
- Plenária do CBHSF para posse dos membros e
   eleição da Diretoria 9 e 10 de agosto


Para maiores informações, entrar em contato diretamente com a Secretaria
Executiva do Comitê pelo telefone (082) 3221 8994 ou pelos sites
www.saofrancisco.cbh.gov.br e www.ana.gov.br.

                       
Veja na Tabela a seguir o calendário de todo o processo eleitoral.

domingo, 4 de abril de 2010

AGENDA 21

Conversando sobre a Agenda 21:


    Uma das principais Conferências da ONU sobre meio ambiente foi a ECO/92 - a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro - Brasil. Nesta Conferência foram adotados várias convenções e protocolos: a Declaração do Rio, a Declaração de Princípios dos direitos humanos, Proteção às grandes florestas, a Convenção sobre a Diversidade Biológica, a Convenção sobre Mudanças Climáticas, Agenda 21.

O QUE É A AGENDA 21 então ?

    A Agenda 21 é um dos documentos mais importantes sobre meio ambiente já assinados em todo mundo por cerca de 178 países na ECO/92. Um termo de compromissos da sociedade com a finalidade de reorientar o desenvolvimento em direção à sustentabilidade. Apresenta um elenco de estratégias e proposições para sua consolidação, buscando soluções para os problemas ambientais atuais e a preparação para o mundo enfrentar os desafios do século XXI.


- Através do planejamento de ações presentes e futuras, define um roteiro, com metas, recursos e responsabilidades, servindo como referência para a implementação de ações visando as soluções aos problemas ambientais.


Os temas da Agenda 21 estão agrupados em 40 capítulos e em quatro seções ( ou partes) :


1 - Desenvolvimento social e econômico


2 - Conservação e Gerenciamento dos Recursos para o Desenvolvimento


3 - Fortalecimento do Papel dos Governos Locais e dos Grupos Principais


4 - Meios de implementação da Agenda 21

FELIZ PÁSCOA

DESEJAMOS AOS NOSSOS LEITORES, COLABORADORES, ASSINANTES/APOIADORES E FAMILIARES UMA FELIZ PÁSCOA.  MUITA PAZ, SAÚDE, PROSPERIDADE, AMOR, FELICIDADES E BOAS AÇÕES E REALIZAÇÕES, COM MUITAS VITÓRIAS. NOSSO MUITO OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO EM NOSSO JORNAL E PROJETO OECOAMBIENTAL NA CONSTRUÇÃO DA SUSTENTABILIDADE. SAUDAÇÕES.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL - VITÓRIA DA COMUNIDADE DANDARA

    A Comunidade Dandara hoje abriga 887 famílias sem-casa e sem-terra (cerca de 5 mil pessoas) que ocupam um latifúndio urbano, no bairro Céu Azul, região da Nova Pampulha, em Belo Horizonte, MG.

Decisão em favor da Comunidade Dandara abre precedente histórico no país! É com grande alegria que comunicamos aos amigos e amigas do povo de Dandara* e a toda sociedade que foi garantido pelo poder judiciário (1ª instância), em caráter liminar, a permanência dos moradores da Comunidade na área objeto de litígio independente das medidas judiciais em curso.


Mais do que isso, a justiça determinou que:


1) a área da Comunidade Dandara seja inscrita como Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) pelo Município de Belo Horizonte;


2) que seja suspenso o processo administrativo da Construtora Modelo junto ao Município de Belo Horizonte para parcelamento e licenciamento do imóvel;


3) que seja instituída a Comissão para acompanhamento de conflitos possessórios de que trata a Lei Estadual nº 13.604/00, com ampla participação da Comunidade Dandara;


4) que o Estado de Minas Gerais e o Município de Belo Horizonte tomem medidas próprias para que a Comunidade Dandara tenha acesso à saúde, à educação, à água, à energia elétrica etc;


   Tudo isso (pontos 1, 2, 3 e 4) no prazo de 45 dias, sob pena de arbitramento de multa diária no caso de descumprimento.


    A decisão histórica foi fruto de uma *Ação Civil Pública ajuizada pelo Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública Estadual contra o Estado de Minas Gerais, o Município de Belo Horizonte e a Construtora Modelo*, que junto com sua co-irmã, a Construtora Lotus figuram como rés em mais de 2.500 processos.ATENÇÃO: a decisão liminar é passível de recurso e pode ser revertida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG. Entretanto, acreditamos que a prudência e a observância dos princípios constitucionais irão prevalecer.

   Mais essa vitória jurídica é uma grande notícia que vem em boa hora, pois o julgamento do processo pela Corte Especial do TJMG estava para ocorrer nas próximas semanas. A Comunidade Dandara, que celebrará no próximo dia 09 de abril seu 1º ano de vida, não podia receber presente melhor.


  O ilustre juízo singular pontuou muito bem a questão, percebendo a co-responsabilidade do Poder Público no conflito colocado sob sua apreciação, apesar de se tratar de área privada.


   Evidentemente, a Comunidade Dandara não existiria se a dignidade da pessoa humana, a função social da propriedade e o direito à moradia estivessem sendo garantidos pela ordem pública.


   O juiz também teve grande mérito ao trazer às claras a preponderância da dignidade da pessoa, incluindo aí o direito de morar, sobre o direito de propriedade que não é absoluto.
Leia ao final alguns trechos da brilhante decisão judicial.


   Reconhecemos mais uma vez o empenho e a competência da Defensoria Pública de Direitos Humanos que, junto aos advogados populares, tem conseguido abrir os olhos de parte do Judiciário Mineiro para a realidade dos excluídos(as) da cidade e obtido grandes feitos em favor de inúmeras comunidades que vivem o fantasma da insegurança da posse.


Trechos da decisão liminar:

“Lógico que há o direito de propriedade da Construtora Modelo Ltda que deve ser preservado, afinal é um direito constitucional, mas para além da propriedade como direito há a dignidade da pessoa humana, aqui constituída como valor-fonte do Estado de Direito (Democrático)*, tanto que figura no inciso III do art. 1º da CF como um dos seus fundamentos. Assim, se queremos preservar a propriedade não podemos, de forma alguma, descurar da dignidade humana, e esta serve como mensurador quando temos em conflito, de um lado, a propriedade (art. 5º, caput, da CF) e, de outro lado, a moradia (art. 6º, caput, da CF).” (destaques nossos)


(...)“

Ora, se o nosso existir depende, numa certa medida, de uma determinada ocupação espacial, torna-se incontestável que nossa dignidade humana possui como correlato o direito à moradia. Por isso, então, que o direito à propriedade não possui peso semelhante ao do direito à moradia na situação ora analisada, pois a prevalência da propriedade, como direito da Construtora Modelo Ltda, não leva à afetação da dignidade humana, enquanto que o desapossamento dos membros da Comunidade Dandara implica em alijá-los do direito de existir como pessoas dignas, já que lhes impede o morar como residência.” (destaques nossos.)


(...)


“Há um outro limitador ao direito de propriedade, de menor importância que a dignidade humana, mas que é relevante quando surgem discussões deste jaez, consubstanciado na *função social* que ela (propriedade) deve exercer (art. 5º, XXIII, da CF) nos levando a indagar sobre o alcance social da propriedade cujo direito pretende-se resguardar.” (destaques nossos)


(...)
“Isso tudo somado nos faz concluir que o direito à ocupação do imóvel objeto do litígio pode ser preservado em prol dos membros da Comunidade Dandara, e mais, enquanto ocupantes do terreno, *deve ser a eles garantidos todos os direitos decorrentes da dignidade humana, entendida esta como um plexo de condições que possibilitam o existir humano, tais como o acesso à educação, à saúde, à água, à energia elétrica, etc.*, pois o que está em jogo não é só uma mera ocupação, mas uma ocupação digna, i. é, que promova todos os moradores em direitos dentro do que almejamos como Estado de Direito (Democrático) (art. 1º da CF).” (destaques nossos)


(...)


“Em síntese, minha conclusão é a de que estamos diante de um conflito de direitos – propriedade X moradia – e *os elementos de prova indicam o segundo como de maior peso a ser protegido, diante do perigo que corre de perecer antes da solução final do processo, razão pela qual a medida liminar de garantia de posse deve ser deferida.” (destaques nossos.)


(...)

É como decido.


Ante o exposto, DEFIRO parcialmente a medida liminar (art. 12, da Lei nº 7.347/85), nos seguintes termos:


(1) – Aos moradores da Comunidade Dandara está garantido o direito de permanência no imóvel objeto do litígio, longe de qualquer perturbação, pois está reconhecida como legítima porque decorrente do direito à moradia, i.é, moradia como corolário do princípio da dignidade da pessoa humana (art. 1º, III, da CF).


(2) – O Município de Belo Horizonte deverá suspender o andamento do PA nº. 1.084.93598-53, bem assim, inscrever a área da Comunidade Dandara como zona especial de interesse social.


(3) – O Estado de Minas Gerais deverá, juntamente com o Município de Belo Horizonte, instituir a comissão de que trata a Lei Estadual nº 13.604/00, oportunizando aos membros da Comunidade Dandara ampla participação.


(4) – Os Réus – Estado de Minas Gerais e Município de Belo Horizonte – deverão, por fim, encetar medidas administrativas próprias para que a Comunidade Dandara tenha acesso à saúde, à educação, à água, à energia elétrica etc.


As providências arroladas nos itens 2, 3 e 4, a serem tomadas pelos entes públicos – Estado e Município, deverão ser concretizadas no prazo de 45 (quarenta e cinco) dias, pena de arbitramento de multa diária para a hipótese de descumprimento (art. 11, da Lei nº. 7.347/85).


Saliento que tais determinações possuem cunho precário e temporário, podendo ser alteradas ou modificadas dependendo do andamento do processo e das providências encetadas pelos Poderes Públicos envolvidos.

Independentemente das medidas administrativas cabíveis por parte dos entes públicos, poderão os líder (ou os moradores cada um de per si) da Comunidade Dandara, com cópia desta decisão, aviar requerimentos nas repartições públicas, como na (1) Secretaria de Estado (ou Municipal) da Saúde; (2) Secretaria de Estado (ou Municipal) da Educação; (3) Copasa MG; (4) Cemig – Distribuição S/A etc., a fim de agilizar a concretização dos seus direitos.


(...)


Intime-se e cumpra-se