quinta-feira, 10 de março de 2011

CRIANÇAS EM CURITIBA FAZEM CARNAVAL 2011 EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE

                                           Desfile das crianças em Curitiba pelo meio ambiente   
  Não são apenas as escolas de samba que desfilam no carnaval. Na Escola Municipal Dom Manuel da Silveira D’Elboux, no bairro Hugo Lange, cerca de 420 estudantes finalizaram em ritmo de samba uma das etapas da Miniconferência sobre Biodiversidade, evento de promoção de pesquisas sobre meio ambiente da rede municipal de ensino.
    Meninos e meninas saíram às ruas e envolveram a comunidade com um grande desfile de carnaval. O bloco da Escola Dom Manuel D’Elboux desfilou acompanhado por um grupo de músicos voluntários pelos quarteirões próximos à unidade de ensino, nos períodos da manhã e tarde.
  O grupo cantou a letra de um samba enredo escrita especialmente para a ocasião. Cada sala de aula representou uma ala, que mostrou o resultado dos estudos realizados com os conteúdos ambientais.
   O evento foi um sucesso e a letra do samba, repetida várias vezes com entusiasmo pelos estudantes. “Aproveitamos a data para conscientizar estudantes e comunidade de uma maneira alegre e divertida. A comunidade envolveu-se e reconheceu o quanto é importante o esforço pelo desenvolvimento comum”, disse a diretora da escola, Larissa Silveira Costa.
   A apresentação do bloco carnavalesco foi o resultado final de um amplo trabalho desenvolvido por professores e estudantes de todas as etapas da primeira fase do ensino fundamental da unidade. “Estimular as crianças a aprenderem com propostas diferenciadas e inovadoras enriquece a aprendizagem”, disse Larissa.
  O bioma Pampa foi o tema escolhido para os trabalhos da escola dentro do tema geral da Miniconferência 2011, O Verde Brasileiro.
  O bioma é caracterizado por vegetação de gramíneas, plantas rasteiras e algumas árvores e arbustos encontrados próximos a cursos d'água, que não são abundantes.
 Comparados às florestas e às savanas, os campos têm importante contribuição na preservação da biodiversidade, principalmente por atenuar o efeito estufa e auxiliar no controle da erosão.
   O evento - A Miniconferência sobre Biodiversidade promove pesquisas sobre meio ambiente e biodiversidade há 6 anos e acontece em todas as escolas da rede municipal de ensino, com cerca de 100 mil estudantes.

   Os trabalhos passam também pela etapa regional, com os núcleos da Educação e terminam em grande evento, em março, com a participação de cerca de 500 professores e estudantes que representam todos os envolvidos nos trabalhos.


O SAMBA DA ESCOLA


Pampa


Pampa é o lugar com muita fama
com poucas árvores e muita grama
garça e onça você vai encontrar
é só para o Rio Grande viajar.
Pampa é o lugar que devemos preservar
pampa é o lugar que queremos visitar.
Pampa é o lugar do gaúcho
veste bombacha e suas botas com luxo
tem chimarrão e churrasco, que alegria!
conduz o gado pelo pasto todo dia.
( Prefeitura Curitiba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário