sexta-feira, 17 de junho de 2011

IV SEMINÁRIO O CIDADÃO E O MEIO AMBIENTE – APROVA CRIAÇÃO DO FÓRUM SOCIOAMBIENTAL DE MINAS GERAIS



    Realizado pelo JORNAL E PROJETO OECOAMBIENTAL em parceria com o NESTH/UFMG, o IV SEMINÁRIO O CIDADÃO E O MEIO AMBIENTE – TRABALHO, CIDADANIA, MEIO AMBIENTE – Sustentabilidade local e global, foi um sucesso.   Os Seminários  - o Cidadão e o Meio Ambiente – são uma iniciativa do Jornal e Projeto Oecoambiental, como vem descrito no site do Jornal Oecoambinetal: www.oecoambiental.com.br.  Foi organizado pela primeira vez  na FAFICH/UFMG, contando com a participação de representantes da economia solidária, povos indígenas, associações comunitárias, que além de participarem das palestras e cursos, estiveram participando da I Feira de Sustentabilidade.  
            I SEMINÁRIO O CIDADÃO E O MEIO AMBIENTE
                                                          FAFICH/ UFMG


     O II Seminário O Cidadão e o Meio Ambiente foi realizado no ICB/UFMG e o terceiro em 2010 na Escola Estadual José Milton dos Santos - bairro Industrial - Contagem e na PUC/MG. Em todos estes eventos foram ministradas palestras gratuitas sobre temas da conjuntura ambiental.  Sendo que no primeiro e segundo também foram realizados os Cursos O Cidadão e o Meio Ambiente de educação ambiental. 

      III SEMINÁRIO O CIDADÃO E O MEIO AMBIENTE
                                                 Escola Estadual José Milton dos Santos - Contagem/MG - foto: Jornal Oecoambiental

     E agora, entre os dias 14 a 16 de junho de 2011, foi realizado o IV SEMINÁRIO O CIDADÃO E O MEIO AMBIENTE, contando com a participação de representantes de movimentos socioambientais como Movimento Ecológico em defesa da Serra do Curral - Ana Caroline, Sebastião Oliveira, Movimento Dandara – Dionísio, representante da comunidade quilombola de  Conceição do Mato Dentro – Sidney Seabra, povo indígena Patoxo- Xauam, a coordenadora geral do DCE/UFMG Izabela Ligeiro, o presidente da ASSUFEMG – Márcio Flávio, a APUBH - Prof. João Maurício de Figueiredo,  UNACON ( de Congonhas/MG) ,CUT/MG, SEDESE – Cléver Machado, Cleide Hilda FCRCN, Júlio Jader PNUD,  Dalmir Francisco – Comunicação UFMG, além do Diretor da FAFICH,  Prof. Jorge Alexandre, o prefeito de Congonhas – Anderson Cabido, Lourival Araújo – Secretário de Comunicação da prefeitura de Congonhas, a professora Vera Alice – NESTH. 

     IV SEMINÁRIO O CIDADÃO E O MEIO AMBIENTE
                                 FAFICH/UFMG - palestra da Professora Adriana Monteiro - IGC/UFMG
     Também estiveram palestrando  professoras como: Adriana Monteiro – IGC/UFMG,  Antonieta do Lago Vieira – Universidade Federal do Amazonas, Cleusa Graça Fonseca – ICB/UFMG; os professores: Rogério Pícoli – UFSJ/Campus Alto Paraopeba, João Valdir – FAE/UFMG, Sílvio Salej – Departamento de Sociologia e Antropologia UFMG, Carlos Roberto Horta – DCP/NESTH/UFMG, Luiz Cláudio Santos – Projeto Oecoambiental.   

  IV SEMINÁRIO O CIDADADÃO E O MEIO AMBIENTE - Palestra Izabela Ligeiro - Ciências Sociais - UFMG  Coordenadora Geral do DCE/UFMG

   Este evento socioambiental, discutiu questões como o Justiça Ambiental ( fundamentada no Artigo 225 da Constituição brasileira) compreendida como as ações da sociedade civil que estão buscando defender a pessoa humana e todo o ambiente. 

 IV SEMINÁRIO O CIDADÃO E O MEIO AMBIENTE - da esquerda para direita; Cleide Hilda - FCRCN, Prof. João Maurício APUBH, Prof. Carlos Roberto Horta DCP/NESTH, Cléver Alves - SEDESE, Xaunam - Pataxo, Sidney Seabra - Presidente Associação Quilombola de Três Barras - Conceição do Mato Dentro, Júlio Jader - PNUD


  O IV SEMINÁRIO O CIDADÃO E O MEIO AMBIENTE - TRABALHO, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE - Sustentabilidade local e global, inovou ao discutir o trabalho sustentável, a participação das ciências humanas na construção da sustentabilidade, ao reunir a sociedade civil, os moviementos socioambientais, sindicatos, associações, populações tradicionais, juntamente com a universidade, abrindo espaço para a argumentação dos saberes socioambientais e ao propor uma continuidade de ação, visando unir pessoas e instituições que lutam por melhores condições ambientais em MG. Agradecemos a equipe de estagiários do Nesth bem como a Flávia, Ana, Gabriel,  e todos que trabalharam nesse nosso IV Seminário, ao prof. Carlos Roberto - Bebeto e sua equipe. Nosso muito obrigado.

IV SEMINARIO O CIDADÃO E O MEIO AMBIENTE - da esquerda para direita - representante da UNACON - Presidente da ASSUFEMG - Márcio Flávio e ao seu lado direito representante da CUT/MG


    Como proposta final do Seminário foi aprovada a criação do Fórum Socioambiental de Minas Gerais, que agora vai se reunir e traçar suas metas de trabalho visando à conquista de melhores condições de vida e meio ambiente para nossas comunidades.
IV SEMINÁRIO O CIDADÃO E O MEIO AMBIENTE - Ana Caroline - Movimento Ecológico em defesa da Serra do Curral


 IV SEMINÁRIO O CIDADÃO E O MEIO AMBIENTE - Dionísio e sua família da comunidade Dandara - uma família que constroe a sustentabilidade com sua comunidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário