terça-feira, 13 de setembro de 2011

BAIXA UMIDADE NO AR EM BH E SUAS CONSEQUÊNCIAS

    Um clima de deserto toma conta de várias regiões do país e atinge BH, onde não chove há 94 dias. A previsão é que essa semana a umidade relativa do ar fique em torno de 40% abaixo do índice de 60% recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).  Para aqueles que ainda relutam em considerar esse fenômeno como mais um indicador do aquecimento global, fica o registro de que essas mudanças climáticas aos poucos,  seguem alterando a vida das pessoas e de todo meio ambiente. Basta constatarmos esses contrastes abruptos, enquanto em Santa Catarina ocorrem enchentes desalojando pessoas, em parte do sudeste, centro-oeste as secas preocupam pela falta de chuvas. 
    Belo Horizonte observa a ausência de uma manutenção adequada das áreas verdes que continuam diminuindo na cidade. Ainda há uma "cultura" de que podar árvores ao invés de tratá-las e preservá-las é a solução para as vias urbanas. Segundo especialistas em clima,  ilhas de calor vem se formando na cidade em consequência do aumento de edifícios e a redução dessas áreas verdes. Há uma previsão de que o clima em BH nos próximos anos fique ainda mais quente. Há uma tendência de aumento da temperatura em BH de 0,2 grau a cada 10 anos. É sem dúvida um índice preocupante,  quando comparado, por exemplo, com os índices globais. O planeta em 100 anos teve um aumento de 0,6 grau da temperatura.
    Vários focos de incêndio no Bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, se alastraram na tarde e noite deste domingo, nas redondezas da Praça do Papa. De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas viaturas foram acionadas para conter as labaredas, que podem ainda ameaçar a Serra do Curral.
    Até o momento, o fogo não atingiu residências, no entanto, está se espalhando com a ação do vento. Não há informações sobre vítimas. Outro ponto atingido na capital foi a mata da Copasa, no Bairro Buritis, na Regional Oeste.
  Na Região Metropolitana de BH também há ocorrências ainda em Caeté e em Vespasiano. O detalhe é que com a caída da noite, os bombeiros não têm condições de atender as demandas, devido ao alto risco de vida. Ainda segundo a corporação, o combate aos focos de incêndio serão retomados à partir de segunda.
   Belo Horizonte precisa enfrentar os problemas sobre os desmandos da especulação imobiliária e o desmatamento que vem ocorrendo, silenciosamente na cidade. Só no Parque Municipal, foram podadas mais de trezentas árvores. Quem poderia imaginar que uma cidade de clima úmido e frio como havia em BH, considerada cidade jardim, chegaria a esta situação caótica ?  É fundamental a sociedade civil se mobilizar para evitar piores consequências.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário