quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O QUE É A CONFERÊNCIA DA ONU - RIO MAIS VINTE


   É o nome dado a Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre Desenvolvimento Sustentável apelidada de Rio + 20 porque acontecerá vinte anos após outra Conferência da ONU que fez história: a ECO/92. Acontecerá na mesma cidade do Rio de Janeiro – Brasil - de 4 a 6 de junho de 2012, onde os cerca de 193 países que fazem parte da ONU estarão participando com a presença de uma boa parte dos chefes de Estado do mundo.
   A sociedade civil estará reunida ao mesmo tempo no Rio de Janeiro, na Cúpula dos Povos, um evento que contará com debates, palestras e atividades sobre os mesmos temas da Conferência da ONU. Poderemos somar atitudes em defesa do Artigo 225 da Constituição brasileira e em defesa da conquista da justiça ambiental no Brasil e no mundo.
   Como vamos edificar caminhos que busquem vencer os desafios da crise ambiental no Brasil e no mundo é sem dúvida o grande desafio desta Conferência da ONU Rio + 20 e da Cúpula dos Povos. Estes caminhos existem e a sociedade civil tem papel determinante na solução desta crise. Em todo mundo a sociedade civil dá exemplos exitosos de boas idéias que se transformam em ações que fazem a diferença na realidade local. Transformam a vida das pessoas, da comunidade e de todo ambiente. São atitudes que todos nós seres humanos estamos convocados a realizar e multiplicar. Estes exemplos podem ser comprovados. Existem pessoas que estão se importando com o que acontece aos seres humanos e a todo meio ambiente. Há cerca de uma semana, por exemplo, na 6ª. Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul – (6ª. Muestra Cine Y Derechos Humanos em Sudamérica) houve a exibição do filme “Quem se importa” de Mara Mourão na Sala Humberto Mauro do Palácio das Artes em Belo Horizonte. Uma produção brasileira que tem a narração de Rodrigo Santoro. Este filme retrata o trabalho de empreendedores sociais ao redor do mundo.
   Nosso Jornal Oecoambiental conclama a todas as pessoas para sintonizar-se com este momento fundamental para a história da humanidade que o Brasil novamente sediará. Que as boas ações e atitudes possam fazer “Eco” e ganharem audiência entre pessoas, instituições, grupos e Estados. Podemos unir nossas melhores atitudes e energias para que haja de fato uma renovação em nossa espécie humana e uma atitude de mais integração e respeito à natureza e ao meio ambiente.
   Estamos em cada diálogo com a população através de nosso Jornal Oecoambiental buscando dar nossa contribuição ouvindo pessoas e argumentando para que possamos nos unir cada dia mais nessa perspectiva de construção de um mundo melhor, com melhor qualidade de vida e ambiente para todos.
   Envie-nos seus comentários, opiniões, matérias, sugestões de atitudes que podemos tomar participando ativamente dos debates da Conferência Rio + 20 e na Cúpula dos Povos. Todos nós fazemos parte de todo meio ambiente.

Um comentário:

  1. tenho uma patente em andamento eu abria mão dela em função de um mundo melhor, em que todo se comprometesse em substituir o petróleo por energia
    veja resumo da patente.

    Sistema de Transformação dos Movimentos das Ondas do Mar em Energia Pneumática para Movimentação Motores Pneumáticos ou Turbinas.
    A patente é Compreendida por dispositivos pneumáticos. Que são acionados pelos movimentos das ondas do mar. O movimento vertical de uma bóia flutuante proporcionado pelos movimentos das ondas do mar faz o dispositivo pneumático se movimentar e admitindo o ar atmosférico e comprimindo. Ar comprimido que alimentará a turbina ou outro dispositivo qualquer. Este ar também pode ser direcionado para um reservatório que posteriormente alimentará a turbina ou um sistema pneumático qualquer.
    É caracterizado pela transformação dos movimentos das ondas do mar em ar comprimido para movimentação de turbinas ou de um sistema pneumático qualquer. Os movimentos do mar na passagem de suas ondas pelos conjuntos bóias dispositivos pneumáticos que estão ligados a uma estrutura fixada no fundo do mar. Com a passagem das ondas pelas bóias flutuantes que se movem verticalmente acompanhado a crista e o vale das ondas. Subindo e descendo este movimento admiti o ar atmosférico e comprime. Produzindo ar comprimido sobre pressão. Este ar comprimido será usado em um turbina ou em um sistema pneumático qualquer para geração de energia motriz ou elétrica etc.
    A pressão e o volume de ar comprimido depende do diâmetro do dispositivo pneumático e da pressão de empuxo da bóia.
    Esses sistemas podem ser de diversos tamanhos, podem ser até gigantescos. Vários sistemas pneumáticos podem ser todos ligados a um reservatório (vaso de pressão) que posteriormente alimenta uma turbina ou um sistema pneumático qualquer. A força do mar é capaz de levantar embarcações de grande porte, facilmente levantaria uma bóia com pressões gigantes produzindo assim de uma só vez uma grande quantidade de ar com pressão suficiente para movimentar uma turbina.
    Depois do terremoto do Japão com o desastre nuclear, o mundo passou a se preocupar em desenvolver um novo sistema de obtenção de energia. Não podemos deixar que toda essa energia dos movimentos das ondas seja desperdiçada em tempos de necessidade energética. Esse sistema é capaz de alimentar o mundo energeticamente, mesmo com o crescente consumo de energia. Com custo ambiental praticamente zero.
    O documento anexo mostra a disposição da transformação dos movimentos das ondas do mar em energia pneumática para movimentação de turbinas no qual ;
    figura 1, mostra vista do Sistema de Transformação dos movimentos das ondas do mar em energia pneumática para movimentação de turbinas onde podemos ver na parte superior um dispositivo pneumático na forma cilíndrica (cilindro pneumático). No desenho vimos uma bóia em forma esférica bem na crista da onda, esta bóia esta ligada ao cilindro pneumático através de uma haste, que fará o embolo do cilindro pneumático se movimentar para baixo e para cima de acordo com as passagens das ondas, esse movimento fará com que esse cilindro admita ar atmosférico e produza ar comprimido sobre pressão para ser usado em uma turbina.
    figura 2, vista com um corte no Sistema de Transformação dos movimentos das ondas do mar em Energia Pneumática para Movimentação de motor pneumático ou Turbinas, nesse corte é mostrada a bóia cortada e a haste que liga a bóia ao êmbolo do cilindro pneumático, mostrando também o êmbolo do cilindro pneumático.

    ResponderExcluir