quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

VAZAMENTO DE PETRÓLEO EM CAMPO DE FRADE/RJ - CONTINUA

Foto: ANP

    Ainda continua o vazamento de óleo, 382 mil litros de óleo, o equivalente a 2.400 barris, vazou até o momento da Bacia de Campos no acidente no Campo de Frade sob responsabilidade da companhia petroleira norte americana Chevron. O superintendente de meio ambiente da empresa, Luiz Pimenta não sabe precisar por quanto tempo ainda haverá vazamento.
   Em Macaé/RJ o presidente da Câmara Municipal disse que ainda tinha “uma dúvida muito grande se eles não estavam tentando chegar ao pré-sal. O representante da Chevron negou que a empresa norte americana teria tentado fazer perfurações até a camada pré-sal. Ao mesmo tempo a empresa diz ter todas as permissões necessárias para extrair petróleo do pré-sal no Campo de Frade. Esta empresa tem status Classe A que lhe permite perfurar em águas profundas na costa do Brasil. Autoridades reguladoras brasileiras argumentam que a licença da empresa para operar em águas profundas está em revisão ou poderá ser revogada.


   O IBAMA multou a empresa em 50 milhões, o valor máximo de multas aplicadas pelo órgão. O fato é que os danos ao meio ambiente ainda continua ocorrendo embora se divulgue que a mancha visível no mar é de cerca de 159 litros (um barril), no fundo do mar ainda há vazamentos nas rochas. Um dos questionamentos que nosso Jornal Oecoambiental faz é se há realmente segurança de que vazamentos graves como este poderão ser previstos e evitados na exploração do pré-sal na costa brasileira.

2 comentários:

  1. Não existe tecnologia certificada para perfura ções a mais de 5.000 metros em nivel comercial onde fica a camada do pré-sal. O Lula mentiu quando disse que "já" estavamos produzindo no pré-sal na campanha de
    2010. Para eleger o poste Dilma. As descober tas são virtuais. Se tem achado petróleo de verdade na área, mas a 2 ou 3 mil metros. Isso ainda não é o pré-sal. É só entrar no site da Petrobras para confirmar. Faz parte da Mentirobras a maior empresa estatal criada pelo falso Guru para se reeleger e eleger a Santa Dilma !!!

    ResponderExcluir
  2. Por que voces não chamam os expertises em explo
    ração de petróleo para esclarecer ao povo o que é verdade e o que é mentira sobre o assunto??

    ResponderExcluir