sexta-feira, 22 de junho de 2012

JORNAL OECOAMBIENTAL NA RIO + 20 E CÚPULA DOS POVOS

Rio+20 continua até domingo no Parque dos Atletas

 
CNO Rio+20
Evento é gratuito e aberto ao público em geral
A Rio+20 termina hoje, mas o Parque dos Atletas vai funcionar até domingo, 24 de junho. Quem quiser saber mais sobre desenvolvimento sustentável de maneira divertida, inovadora e interativa tem um grande leque de opções nos 44 pavilhões do Parque dos Atletas, um dos espaços da Rio+20.

No local, há exposições de 31 países, 16 empresas, 17 estados e 18 cidades brasileiras, 18 Agências do Sistema ONU, órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário e 15 Organizações Governamentais nacionais e internacionais.

As atividades destinam-se a adultos e crianças. A diversão é garantida no espaço da Eletrobrás e de Furnas, em que se experimentam diversas formas de geração limpa e renovável de energia. No simulador 5D, o visitante recebe informação por estímulos a todos os sentidos e se diverte com alguns pequenos sustos ao receber respingos de água e rajadas de vento.

Outra opção interessante é jogar o Rio Forward +50, game lançado no Pavilhão do PNUMA. Pelo jogo, o visitante decide como será o Rio daqui a 50 anos. O game trata de mudanças do clima e do desenvolvimento sustentável de maneira geral, mobilizando os cidadãos de forma lúdica para a discussão de temas relacionados à economia e à governança. O jogo mostra como as ações têm efeito no meio ambiente e incentiva a tomada de decisões de forma coletiva e consciente.

Uma maquete inteligente no Pavilhão do Qatar simula as mudanças climáticas em um bairro central da capital do país, Doha, que está sendo revitalizada. Inteligente também é a produção de móveis feita a partir do plástico, no espaço da Braskem. Uma Usina de Reciclagem foi criada no local para mostrar aos visitantes como é produzida a madeira de plástico e a montagem de móveis nesse material.

O carro elétrico dos Correios e toda a linha de produção de bolsas e almofadas confeccionadas a partir da reciclagem dos malotes dos carteiros chamam a atenção do público. O ônibus híbrido de hidrogênio, com tração elétrica e tecnologia brasileira desenvolvida em parceria com a Coppe/UFRJ, convida o público a passear no Riocentro.

Alimentação saudável é outro tema do evento, apresentado em livro sobre culinária vegana orgânica. Para os deficientes visuais, são apresentadas publicações importantes em Braille, como a Constituição do Brasil.

Especial fim de semana

Uma atração especial foi programada para o fim de semana. Trata-se da exibição do filme "O paraíso perdido da África" no Pavilhão Rio Convention. O filme apresenta o projeto de restauração do Parque Gorongosa, área de 4 mil km² na região central de Moçambique. O local é conhecido como aquele em que Noé deixou a sua arca, pela riqueza de sua fauna.

O Parque dos Atletas funcionará no fim de semana, dias 23 e 24 de junho, das 10h às 20h. A entrada é gratuita e o acesso é livre. O visitante que for de carro pode estacionar o veículo no Autódromo de Jacarepaguá e do local pegar um ônibus até o Parque dos Atletas. Ambos gratuitos.

O Parque dos Atletas fica na Av. Salvador Allende, s/n°, Barra da Tijuca, e funciona neste sábado e domingo das 10h ÀS 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário