quinta-feira, 21 de junho de 2012

JORNAL OECOAMBIENTAL NA RIO + 20 E NA CÚPULA DOS POVOS

  O Jornal Oecoambiental está no Rio de Janeiro,  acompanhando a reunião dos Chefes de Estado no Riocentro que amanhã irão aprovar o documento final da Rio + 20. A Cúpula dos Povos, que acontece paralelamente no Aterro do Flamengo segue refletindo os encaminhamentos que estão sendo tomados pelos países, buscando fazer ecoar à sociedade civil de todo o mundo que as soluções precisam ser imediatas e não postergadas.
  São mais de dezeseis mil jornalistas  de todas as partes do mundo cobrindo a Rio + 20, Cúpula dos Povos e eventos paralelos que acontecem e se multiplicam. Aqui na sala de imprensa no Riocentro, encontramos os jornalistas de todos os continentes do planeta e constatamos a força da  comunicaçao global. Acontecendo em tempo real, o olhar sobre os problemas ambientais divergem, conflitam-se, no entanto, podemos sentir que o mundo busca um novo caminho de civilização.
  Há um questionamento sobre os poucos avanços no enfrentamento urgente dos principais problemas ambientais mundiais. Contudo, encontramos aqui o mundo pulsando em toda sua diversidade: nacionalidades, culturas, povos indígenas, populações tradicionais (de todos os continentes), Estados, poderes públicos e a sociedade civil do planeta buscam novos caminhos. O Jornal Oecoambiental realiza uma comunicação socioambiental realista, com razão, emoção e antes de tudo confraternizando-se com todas as pessoas que valorizam a nossa humanidade e lutam por um mundo melhor, ambientalmente mais justo e para todos.
   Acreditamos que vamos conseguir pela união da sociedade civil  nacional e mundial transformarmos o eixo sobre a açao humana no planeta. Sairmos de uma lógica e ciência da degradação e destruição, para um novo paradigma de um mundo melhor.  Na medida em que a sociedade civil global  informa-se um passo decisivo é dado. Por si só este fato está dado. Sempre vale a pena reunir-se países e opiniões diversas. Os caminhos diferem com certeza, mas sente-se aqui o pulsar da busca  de soluçao aos greves problemas socioambientais do Brasil e do mundo.
  Nosso muito obrigado a todas as pessoas e instituições que nos apoiaram para estarmos aqui hoje e continuam conosco acreditando que o ser humano pode aprender com seus erros e trilhar melhores caminhos com mais qualidade de vida e valorização da pessoa humana e de todo ambiente. Dividimos com a população nossa certeza de que continuamos felizes por estarmos juntos desbravando novos caminhos, acreditando sempre naquelas  pessoas e instituções que no Brasil e no mundo lutam pela conquista de uma justiça ambiental, com maior valorização e defesa da vida;  de um meio ambiente saudável para todos nós. Que a Rio + 20 e todas as reuniões, Conferências locais ou globais, sejam do povo, da maioria, senão, para todos. O que temos feito de ruim a nossa espécie e ao planeta temos constatado à cada dia. Agora presisamos como civilização global nos renovarmos.  A Rio + 20 para ser reconhecida em nível global precisa aqui e ao longo dos próximos anos ser a "Cúpula do Povo", de todos os povos, de todos seres humanos, em busca da harmonia com toda esta beleza socioambiental da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário