quinta-feira, 7 de junho de 2012

RIO + 20 - LOCAIS DA CONFERÊNCIA


Locais: Galpão da Cidadania, Mapas, Arena da Barra, Pier Mauá, Riocentro, Centro, Parque dos Atletas, Museu de Arte Moderna, Conferencia, Barra da Tijuca, Quinta da Boa Vista, Arena do MAM

   Da Barra da Tijuca ao centro, vários locais da cidade do Rio de Janeiro estarão envolvidos na realização da Conferência Rio+20 e eventos relacionados. Veja abaixo.


BARRA DA TIJUCA


Riocentro


   O Riocentro será, durante a Rio+20, perímetro das Nações Unidas. No local, serão realizadas as sessões plenárias e negociações oficiais da Conferência. Ademais, lá serão realizados os “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”, série de debates em que a sociedade civil discutirá temas prioritários da agenda internacional para o desenvolvimento sustentável. Haverá ainda espaços para eventos paralelos da sociedade civil durante o período de negociações oficiais. O acesso ao local depende de credenciamento junto à ONU, responsável pela coordenação dos eventos oficiais da Conferência.
Avenida Salvador Allende, 6555. Barra da Tijuca.


Parque dos Atletas


   Essa grande área livre em frente ao Riocentro será dedicada a exposições governamentais e intergovernamentais. No local, serão montados pavilhões eexposições de países estrangeiros, de organizações internacionais e do Governo brasileiro, representado em suas diferentes instâncias (municipal, estadual e federal) e Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário). Destaca-se o Pavilhão Brasil, em que serão apresentados programas e projetos do Executivo Federal para a promoção do desenvolvimento sustentável. O Parque dos Atletas será ainda um espaço de debate, com a realização de seminários, palestras e mesas-redondas. Empresas parceiras também se farão presentes com demonstrações de inovação e gestão no campo da sustentabilidade.


Avenida Salvador Allende, s/n. Barra da Tijuca.


Arena da Barra


   A estrutura multifuncional da Arena da Barra será o grande espaço de concentração da sociedade civil nas proximidades do Riocentro. Suas salas, auditórios e ginásio abrigarão palestras, seminários e outras atividades da sociedade civil, bem como servirão de centro de retransmissão dos eventos do Riocentro e demais locais da Conferência.


Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 3401. Barra da Tijuca


CENTRO


Parque do Flamengo


   Local histórico por ter abrigado eventos da sociedade civil na Rio-92, o Parque do Flamengo será novamente utilizado para a realização da Cúpula dos Povos. A organização do evento está sob a responsabilidade do Comitê Facilitador da Sociedade Civil para a Rio+20. Informações adicionais podem ser obtidas no endereço eletrônico da Cúpula dos Povos.


Museu de Arte Moderna (MAM)


   Durante a Conferência, as galerias do Museu abrigarão exposições temáticas de renomados artistas brasileiros e mostra da campanha “O Futuro Que Queremos”. A cinemateca receberá palestras e seminários organizados pela sociedade civil e mostra de filmes na temática do desenvolvimento sustentável. O Museu receberá ainda a Arena Socioambiental, série de eventos coordenados pelo Ministério do Desenvolvimento Social.


Arena do MAM


   Essa casa de espetáculos receberá durante a Rio+20 concertos e outros eventos culturais patrocinados pelos parceiros do evento, além de servir de área para debates da sociedade civil organizados no âmbito da Cúpula dos Povos.


Av. Infante Dom Henrique , 85 - Parque do Flamengo


Pier Mauá


   Localizado em área central e de fácil acesso, o Píer Mauá será destinado a apresentações sobre inovação, tecnologias sustentáveis e programas de sustentabilidade. Serão apresentados e divulgados projetos do Governo Federal, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da sociedade civil na seguinte disposição:

• Armazém 1: Sociedade Civil
• Armazém 2 : Ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Agrário, das Comunicações e da Integração Nacional
• Armazém 3: Finep
• Armazém 4: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.


Avenida Rodriguez Alves, 10. Praça Mauá


Galpão da Cidadania


   Localizado nas proximidades do Píer Mauá, o Centro Cultural de Ação da Cidadania receberá uma série de eventos culturais organizados pelo Ministério da Cultura. Serão organizados seminários, apresentações musicais, exposições, oficinas, mostras de audiovisual e de gastronomia com enfoque na sustentabilidade, entre outros encontros nas mais diversas áreas culturais. A Cultura Rio+20 é um espaço para a reflexão e debate sobre a importância da cultura como eixo estratégico do desenvolvimento sustentável. Confira a programação especial do Ministério da Cultura no endereço http://www.cultura.gov.br/riomais20/


Avenida Barão de Tefé 75, bairro da Saúde

http://www.rio20.gov.br/clientes/rio20/rio20/sobre_a_rio_mais_20/locais-da-conferencia/locais-da-conferencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário