sábado, 2 de junho de 2012

RIO PARA TODOS - MINAS NA RIO + 20 - ENTREVISTA COM MILTON NOGUEIRA PARTE II

   Acompanhe a segunda parte da entrevista com Milton Nogueira – Engenheiro, especialista em mudanças climáticas e biodiversidade, consultor de meio ambiente em vários países, ex-funcionário da ONU, residiu em Viena – Áustria. Trabalhou na equipe no Programa Proálcool no Brasil. Concedeu esta entrevista exclusiva ao Jornal Oecoambiental, onde fala sobre a Conferência Rio + 20 e a Cúpula dos Povos.















JOEC: Como o senhor analisa a conjuntura de meio ambiente? Quais os principais problemas que teremos que enfrentar, hoje, no mundo, daqui para frente?


Milton: Os problemas do mundo hoje são econômicos, com uma causa ambiental. Não existe mais aquela preocupação só com a ecologia. Os problemas apontados na ecologia têm uma causa econômica. O principal problema planeta Terra, hoje, é o desperdício dos recursos naturais. A água, por exemplo. Ela é essencial a vida, mas é desperdiçada, por exemplo, na plantação de manga, é utilizada para lavar calçada. É desperdiçada para lavar coisas que poderia deixar com a natureza. A água potável, água doce, está sendo desperdiçada, cada vez mais. Este é um problema, que é o desperdício dos recursos naturais. Outro problema é o descontrole no ciclo de produção. A natureza tem os recursos, a indústria processa o que a gente compra, no supermercado ou na loja. Depois, este produto, quando vira lixo e é descartado, volta para a natureza, aqui, ou lá na Argentina. Se jogar na água, o lixo vai parar nas lagoas, nos rios ou, então, na atmosfera que circunda o planeta inteiro. Então, o fim do ciclo de produção está sem controle. Os produtos que a gente usa, mais cedo ou mais tarde, vão cair nos lixos, na atmosfera ou, então, nos rios. Não tem outro lugar. Então, este descontrole é um problema grave. Não é só da ecologia, mas também da economia. A forma econômica que nós temos que é a exploração, através da venda acelerada das coisas, já mostrou que há um limite imposto pela natureza.

JOEC: O que é o crédito de carbono e como implantá-lo em um município?

Milton: Esta pergunta é muito interessante. Primeiro, o crédito de carbono é um contrato comercial digital, virtual, entre duas entidades. Uma nos países da Europa, no Canadá e no Japão. E outra entidade produtiva em qualquer outro país. Este contrato virtual diz o seguinte: Se uma empresa, digamos, um shopping center da Bélgica está com excesso de emissões de gás carbônico, muita lâmpada, muito estacionamento. Usou, na construção, muito aço, muito vidro; está com excesso de emissões de carbono, então, ele tem débito de carbono. Mas suponha que uma empresa na Costa Rica, ou em Minas Gerais, consiga diminuir o consumo de energia fóssil: diesel, gasolina, óleo combustível. Se ela conseguir diminuir as emissões no seu padrão de produção, esta empresa tem um crédito de carbono. Crédito é compensado por um débito. Então, este comércio é o comércio de crédito de carbono. É um favorecimento financeiro, a qualquer entidade, por exemplo, uma empresa, um shopping center, um município de um país em desenvolvimento, que consiga diminuir as emissões e, com isso, proteger a atmosfera das emissões de gases; gás carbônico, por exemplo.

JOECO: E em um município?

Milton: Os municípios podem participar diretamente do crédito de carbono. Podem fazer um contrato em algumas áreas interessantes. Por exemplo, racionalizar a iluminação pública. Fazendo isso, diminui o consumo de eletricidade, da qual o Brasil tem 20% dela vinda de carvão mineral e de gás natural, combustíveis fósseis. Se você racionaliza iluminação pública de um município, você consegue diminuir as emissões, coletivamente no Brasil. Além disso, é resíduo urbano, tanto o sólido, quanto o orgânico. O resíduo orgânico, se for jogado no lixão ou no aterro sanitário, vira metano, que é um gás de efeito estufa. Toda matéria orgânica que apodrece sem a presença do oxigênio vira metano; um gás poderoso, de impacto na atmosfera. Então, se uma prefeitura consegue, por exemplo, fazer uma compostagem, que são aquelas pilhas de matéria orgânica, restos de comida que apodrecem, sem virar metano, então, ele tem uma compensação de crédito de carbono. Ainda, tem-se a possibidade da racionalização do transporte. É o que acontece se a prefeitura consegue implantar um sistema de transporte de ônibus, de coletivo, de metrô, o transporte solidário, a carona solidária, coisas que diminuem a emissão de gás carbônico, sem diminuir a mobilidade das pessoas. Não há nenhum motivo para as pessoas, em Belo Horizonte, irem para escola ou para o trabalho de automóvel. Aliás, o motivo que existe é a carência do sistema de transporte coletivo. Mas o dia que tiver um sistema de transporte coletivo rápido, seguro, decente e frequente, a cada “tantos” minutos, a população abandona o automóvel na garagem e vai utilizar estes sistemas. Em se fazendo isso, haverá uma redução das emissões coletivas das cidades e, aí, a prefeitura teria um exemplo de como fazer crédito de carbono. Então, existem algumas medidas deste tipo, a racionalização de energia nos escritórios da prefeitura, dos serviços públicos, das escolas, hospitais públicos. A racionalização de energia, não só de iluminação, mas no uso de energia para ar condicionado. Isso gera crédito de carbono. Portanto, qualquer município, grande ou pequeno, poderia conseguir créditos de carbono, se utilizasse esta racionalização.

JOECO: O Brasil tem uma grande reserva de florestas...

Milton: O Brasil tinha isso de forma gigantesca, na época do descobrimento. Nos últimos séculos, foi diminuindo e, nos últimos cinqüenta anos, da segunda guerra para cá, foram aceleradamente destruídas, as florestas. Isso, por causa da expansão da fronteira agrícola, a soja, o plantio de eucalipto, a cana de açúcar, ou para a pecuária. Corta-se o cerrado para plantar pasto. Reduz-se o cerrado, que é um estoque de carbono que vai para a atmosfera. O Brasil andou na contramão das coisas. De uns anos para cá, conseguiu diminuir drasticamente as emissões da floresta, embora ainda falte muita coisa para fazer. O Brasil conseguiu diminuir o desmatamento, que era escandalosamente alto. Nas demais áreas, em matéria de comportamento, perante a atmosfera, o Brasil vai bem. Por exemplo, por mais de trinta anos o Brasil usa etanol, que é um combustível renovável, e não a gasolina, que é feita de petróleo fóssil. Portanto, nas outras áreas, o Brasil vai bem. Porém, os índices de desmatamento ainda continuam vergonhosamente altos.

JOECO: O senhor participou da equipe do Programa Proálcool. Como foi esta participação?

Milton: Foi uma das fases mais extraordinárias do Brasil, naquela ocasião. Na minha carreira também, mas no Brasil, porque ele tinha recém saído de uma crise pavorosa de suprimento de petróleo, no mundo. Uma crise do petróleo árabe, pelo preço. O Brasil conseguiu formular, em poucos anos, uma estratégia nacional de energia renovável, que foi o etanol. Em três anos, nossa equipe estudou as terras, os processos das indústrias, as formas de distribuição, junto com dezenas de entidades nacionais. A Petrobrás, o ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em Campinas. Então, foi um período glorioso do Brasil, por ter superado a crise. O único país que conseguiu, certamente, superar a dependência do petróleo, tanto que hoje, praticamente, não precisa nem importar. Consumimos o que está no país.

JOECO: O senhor acha que o Brasil pode se destacar na utilização de energias renováveis?

Milton: Pode. Primeiro, por fazer, por exemplo, para as outras fontes de energia renovável, o mesmo que já fez, há trinta anos, para o etanol. A mais óbvia é o sol, tanto em energia fotovoltaica, gerar eletricidade por um painel fotovoltaico, quanto pelo aquecimento da água, pelo sol, colocando placas no teto das casas. O Brasil já faz isso, agora, é hora de acelerar isso, em escala nacional. Na costa brasileira, os hotéis que estão à beira da praia não têm o teto solar. É o momento de utilizar, tanto para o aquecimento de água, quanto para gerar eletricidade. Mas não só na praia, veja, na Chapada Diamantina, em Minas Gerais, no Mato Grosso, no Rio... São regiões que possuem grande incidência solar. A tecnologia, hoje, já é desenvolvida no mundo inteiro. A China produz painéis de ótima qualidade a preços muito baixos, para serem instalados já como quite. Mas o Brasil ainda é um grande desperdiçador de energia. Alguns shoppings centers de Belo Horizonte têm cerca de quarenta mil lâmpadas acesas. Então, primeiro a arquitetura formula coisas de maneira obsoleta. Fecham-se as paredes, colocam-se cortinas, ar condicionado e lâmpadas. É desperdício. Nós somos, ainda, grandes desperdiçadores. Tanto nos automóveis, quanto nas fábricas, setor residencial. Neste desperdício, uma grande campanha nacional pode ser feita, para, coletivamente, se diminuir isso.

JOECO: A Conferência Rio + 20 é um grande acontecimento histórico ?

Milton: É porque a humanidade poderia optar pelo “cada um por si” e dispensar o coletivo. Já houve um momento da humanidade que isso ocorreu. A conferência pelo desarmamento nuclear está a 60 anos em operação e até hoje prevalece. Ela evitou a terceira grande guerra mundial. O que já é uma grande coisa. Mas ela não fez o desarmamento. A Conferência Rio + 20 tem um aspecto de espiritualidade. Primeiro, ela não será uma Conferência dominada pelo mundo empresarial, nem tão pouco pelo mundo político, apenas. Tanto na militância, quanto nas reuniões paralelas, esta espiritualidade trabalhará com as esperanças das pessoas do mundo. Mesmo aquelas que são contra os rumos que o mundo vem tomando. Então, ela vai trabalhar esta questão da espiritualidade que é interessante.
   Outro aspecto que é curioso é o aspecto das celebridades. Muitas celebridades da televisão, do cinema, dos esportes abraçaram causas de interesse coletivo. A Gisele Bündchen tem uma campanha; aproveita a carreira dela e faz campanha. O Ronaldo também tem a campanha dele. Então, essas pessoas têm uma presença importante, para se trabalhar estas coisas da espiritualidade. A presença delas, como Letícia Sabatella, Angelina Jolie, muitas outras celebridades, de todos os esportes... Brady Pitty, por exemplo, tem uma campanha. Tudo no sentido de atrair a atenção de pessoas que não estão nem aí para esta Conferência. É importante cuidar para que a imagem deles oriente as pessoas. “Olha, se o Brady Pitty está ali, é preciso prestar atenção”. Então, lá dentro, não vai ter BBB. Não vai haver celebridade lá dentro.

JOECO: A Rio + 20 vai tratar de questões de conteúdo para o mundo ?

Milton: Em termos de impacto, é uma forma de constituição virtual do mundo. Como constituição, ela traz mensagem para todas as pessoas. Mesmo para aqueles que não gostam. A Conferência poderá ter vários “filhotes”. Tratados específicos, por exemplo, para o transporte marítimo. Os oceanos não têm dono. Um navio pode sair do Japão e ir pescar no Chile. Fora das águas territoriais, é um bem da natureza, de acesso comum. Qualquer um, o Brasil, por exemplo, pode mandar barcos pesqueiros nestas águas. Ocorre que os bens de acesso comum, por exemplo, os cardumes estão se degradando pela própria ganância coletiva. Os países pensam em retirar o máximo possível de peixes. Então, o cardume entra em colapso. Caso que ocorreu no Chile. E agora está acontecendo na atmosfera. A atmosfera está entupida de gás carbônico. Está se aquecendo, mas quando ela aquece, provoca violências nos ecossistemas do planeta. As enchentes serão cada vez mais longas e simultâneas. Não só nas regiões serranas, mas em todas as regiões do Brasil. As ondas de calor são mais longas e mais quentes. E onda de calor é grave, porque quando ela ocorre, traz um impacto direto na produção de alimentos. Tanto no Brasil, quanto no Quênia, ou na Califórnia. Califórnia que já sofre com o gravíssimo problema da falta d’água. Vai precisar de mais água, para enfrentar este aquecimento e produzir a mesma quantidade de alimentos que eles já produzem. Então, não é porque é pobre que vai se sentir o aquecimento; é em todo sistema. A Áustria quase não tem mais esportes de inverno, pela falta de neve. Então, em todos os países, Suíça, França, Europa, há um colapso. E assim, não tendo neve, não tem o riacho da primavera.

JOECO: Isso tudo é monitorado? Não se vê divulgação sobre isso.

Milton: É monitorado tecnicamente, através de satélites metereológicos. O Brasil tem dois deles. E há um coletivo de dados. Estes dados usam um mesmo padrão de medida, na forma de interpretação; No período ou na semana que ocorre. Então, esta forma científica de monitoramento já é padrão. A interpretação delas vem sendo feita.

JOECO: Mas esta informação é restrita? Ela não está sendo divulgada?

Milton: Ela é aberta. O painel científico do clima, da ONU, IPCC em inglês, publica todas as pesquisas que eles fazem sobre o clima. Coletivos de pesquisas estão acessíveis em várias línguas. Não só em inglês, mas em várias línguas. Estas informações já existem. A interpretação delas, claro, exige ter certa preparação intelectual. Mas isso, também, já está avançando. O buraco que existe é entre a interpretação e a mídia convencional. Sobretudo as televisões do mundo, sobre o que é a realidade. As televisões do mundo, uns vinte jornais trabalhavam com duas maneiras de ver o mundo. Uma visão de Hollywood, da ficção, Ou, então, com a visão de conteúdo. Primeiro, analisando o que é o fenômeno, para depois se produzir a matéria. Mas como a televisão tem que produzir matérias contínuas e diárias, não tem tempo para isso. Elas querem índices de audiência. Então, a forma que a televisão, em todo mundo, se acostumou a ver a questão climática tem que ser mudada, porque ela acostumou a ver ficção, seja de Hollywood, seja de Wall Street. O dinheiro, taxa de câmbio, dólar. Se não existirem outras formas, estas mensagens de conferências ficam por aí; em forma de ficção. A ficção pode ser boa, mas, o tempo todo, levar a população a acreditar que isso é verdade é danoso, para a própria população.
   Outros “filhotes” interessantes, da Conferência, são os “repetecos” nos países. No ano seguinte, quase todos os países vão fazer sua conferência nacional sobre aqueles temas. Usar o coletivo do conhecimento da Conferência e, depois, trazer esse conteúdo para o seu país, para ser aplicado em temas como energia, água, migrações de populações, violência... É um “repeteco” importante. Provavelmente, ali vão se encontrar mais soluções práticas, do que nos três dias da conferência mundial. Este “repeteco” vai ser, portanto, a parte mais substancial da conferência.
   Outro resultado vai ser o de formação destes sistemas políticos, para a governança global. São propostas que vão se aperfeiçoando, ajustando-se ao sistema político atual que tem três níveis, que, aparentemente, não servem para muita coisa; a não ser para se manter o statusquo. Vão se buscar soluções que, talvez, aproveitem experiências locais, junto com a informação política que o sistema global teria. Por exemplo, a formação de grupos de países com um interesse coletivo. A bacia do rio Danúbio são sete países, da Alemanha até a Romênia. Eles já têm um tratado. Então, será que vai se formar, em matéria de bacias, coletivos suficientemente fortes, para se implementar medidas eficazes ? O Rio Amazonas tem oito países ribeirinhos. A Bacia Amazônica tem oito países. Só há um pequeno tratado, que é, praticamente, burocrático. Será que se produziriam coletivos para lidar com os problemas da Bacia, como a migração, exploração econômica e ambiental? Além de manutenção do ecossistema, já que é importante para a hidrografia dali. Então, a formação de grupos regionais entre países, talvez, seja um encaminhamento desta Conferência, para se melhorar a governança, no território de cada país. O deserto, por exemplo, passa por cima dos países, na medida em que a natureza e a atmosfera impõem isso. Problemas como a desertificação, a falta de alimentos, as migrações de maneira coletiva são questões para a governança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário