domingo, 29 de julho de 2012

BARRAGENS DE REJEITOS

SEMAD GARANTE SEGURANÇA DAS BARRAGENS DE REJEITOS
NO ESTADO

  No dia 12 de julho de 2012, durante a audiência pública da Comissão Especial das Enchentes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o representante da   Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), Luiz Guilherme Melo Brandão, garantiu que o estado de Minas Gerais está livre do risco de rompimento de barragens de rejeitos, e afirmou que todas as barragens de rejeitos existentes em Minas são permanentemente fiscalizadas pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM).
   Além disso, a SEMAD relatou que a rede de monitoramento construída pelo Estado nos últimos anos é muito mais eficiente e tem condições de dar uma resposta rápida à sociedade.
   Também foi listada, entre as providências tomadas, a parceria com o Corpo de Bombeiros no acompanhamento dos níveis das barragens, tanto hídricas quanto de rejeitos, e o aperfeiçoamento do radar meteorológico da RMBH, que tem condições de alertar as autoridades para o risco de tempestades com algumas horas de antecedência.
   O capitão Eduardo Chagas Ribeiro chefe da Divisão Operacional do Comando Operacional de Bombeiros de Minas Gerais, também presente na audiência, informou que o Estado conta, atualmente, com quatro bases de prevenção de incêndio e de combate aos efeitos das inundações. Elas estão situadas em Curvelo (Região Central), Januária (Norte), Belo Horizonte e Viçosa (Zona da Mata). Além do monitoramento permanente, as bases promovem treinamento de pessoal para prevenir e combater incêndios e atuar em situações de enchentes.
   A Comissão decidiu que serão solicitadas informações à Defesa Civil sobre áreas de risco de enchentes em Minas e a lista das medidas de prevenção necessárias. A Comissão pedirá à SEMAD informações sobre os investimentos do Estado na construção de barragens, em especial no Sul de Minas. Serão solicitados à CEMIG dados sobre a situação das barragens no Estado. Ao Corpo de Bombeiros os deputados vão pedir um relatório sobre a estrutura regional para atendimento aos episódios de alagamentos em Minas Gerais.
Fonte:
http://www.almg.gov.br/acompanhe/noticias/arquivos/2012/07/12_comissao_especialdeenchentes_enchentes.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário