terça-feira, 21 de agosto de 2012

SUSTENTABILIDADE


  O Jornal Oeccoambiental dentro de nosso trabalho na área de meio ambiente de contribuir na solução dos problemas socioambientais locais, publica trechos do Capítulo 2 do livro “Sustentabilidade:o que é: o que não é” de Leonardo Boff (Editora Vozes-2012) – Para agirmos buscando soluções aos problemas socioambientais de nossas comunidades é preciso fundamentarmos nossas ações. Como a questão da sustentabilidade está no centro das ações de vários segmentos sociais, consideramos oportuno divulgar uma pequena parte do livro de um dos maiores escritores sobre meio ambiente do Brasil e do mundo que é Leonardo Boff. Segue uma parte destes textos.


As origens do conceito de sustentabilidade
 * Leonardo Boff


    A grande maioria estima que o conceito de “sustentabilidade” possui origem recente, a partir das reuniões organizadas pela ONU dos limites do crescimento que punha em crise o modelo vigente praticado, em quase todas as sociedades mundiais.
   Mas o conceito possui já uma história de mais de 400 anos que poucos conhecem. Convém recapitular brevemente esse percurso. Entretanto importa antes esclarecer o conteúdo do conceito sustentabilidade. Encontromo-lo já numa rápida consulta aos dicionários, no caso, ao Novo Dicionário Aurélio e ao clássico Dicionário de Verbos e Regimes de Francisco Fernandez de 1942. Na raiz de “sustentabilidade” e de “sustentar” está a palavra latina sustentare com o mesmo sentido que possui em português.
   Ambos os dicionários referidos nos oferecem dois sentidos: um passivo e outro ativo. O passivo diz que “sustentar” significa segurar por baixo, suportar, servir de escora, impedir que caia, impedir a ruína e a queda. Neste sentido “sustentabilidade” é, em termos ecológicos, tudo o que fizermos par que um ecossistema não decaia e se arruíne. Para impedi-lo podemos, por exemplo, criar expedientes de sustentabilidade como plantar árvores na encosta da montanha, que servem de escora contra a erosão e os deslizamentos.
   O sentido positivo enfatiza o conservar, manter, proteger, nutrir, alimentar, fazer prosperar, subsistir, viver, conservar-se sempre à mesma altura e conservar-se sempre bem. No dialeto ecológico isto significa: sustentabiliade representa os procedimentos que se tomam para permitir que um bioma se mantenha vivo, protegido, alimentado de nutrientes a ponto de sempre se conservar bem e estar sempre à altura dos riscos que possam advir. Esta diligência implica que o bioma tenha condições não apenas de conservar-se assim como é, mas também que possa prosperar, fortalecer-se e coevoluir.
   Estes sentidos são visados quando falamos hoje em dia de sustentabilidade, seja do universo, da Terra, dos ecossistemas e também de inteiras comunidades e sociedades: que continuem vivas e se conservem bem. Somente se conservam bem caso mantiverem seu equilíbrio interno e se conseguirem se autorreproduzir. Então subsistem ao londo do tempo.

* Leonardo Boff, 1938, é formado em Teologia e Fisolofia, autor de mais de oitenta livros nas mais variadas áreas humanísticas. Participou da redação da Carta da Terra. É autor da DVD }As quatro ecologias e do DVD Ética e ecologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário