terça-feira, 4 de setembro de 2012

RICARDO ANTUNES DEBATE O MUNDO DO TRABALHO CONTEMPORÂNEO



  O Jornal Oecoambiental  trabalha na área socioambiental, dando visibilidade a valorização do ser humano e a todo meio ambiente. Temos constituído um diálogo permanente entre as Ciências Sociais e a questão ambiental. Compreender  o que vem ocorrendo no mundo do trabalho vem sendo um de nossos campos de trabalho na área socioambiental. Neste sentido, já organizamos em parceria com o NESTH – Núcleo de Estudos sobre o Trabalho Humano da UFMG, três Seminários “O Cidadão e o Meio Ambiente”.  Consideramos oportuno levar aos nossos leitores a interessante entrevista realizada pelo programa Roda Viva da TV Cultura com o sociólogo Ricardo Antunes. Quem não assistiu, vale a pena acessar o conteúdo deste debate no site da TV CULTURA: http://tvcultura.cmais.com.br/grade.  Aguardamos de nossos leitores os comentários e contribuições acerca deste importante debate sobre as transformações no mundo do trabalho que,  sem dúvida,  influenciam os possíveis caminhos de construção da sustentabilidade no Brasil e no mundo. 
 
   Roda Viva recebeu nesta segunda-feira (03/09) o professor Ricardo Antunes cujos estudos se direcionam para o tema trabalho e suas novas formas de relação dentro do mundo capitalista contemporâneo.
   Com as mudanças relativamente recentes no sistema de trabalho, que vão desde a terceirização de serviços, o aumento na procura pelos concursos públicos, a contratação de PJs, o trabalho por tarefa até o uso de celulares e e-mails no trabalho, Ricardo  analisou as transformações ocorridas no mundo do trabalho e as consequentes implicações nos planos social e político.
  Ricardo Antunes é professor titular de sociologia do trabalho na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador da coleção Mundo do Trabalho, da Boitempo Editorial. É autor dos livros O continente do laborOs sentidos do trabalho e O caracol e sua concha, e coorganizador de Infoproletários,Riqueza e miséria do trabalho no BrasilNeoliberalismo, trabalho e sindicatos eLukács: um Galileu no século XX.
Apresentado pelo jornalista Mario Sergio Conti, o Roda Viva contou,  nesta edição, com os seguintes entrevistadores convidados: Liliana Segnini (professora titular em Sociologia do Trabalho da Universidade Estadual de Campinas); Leny Sato (professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo); Eleonora de Lucena (repórter especial do jornal Folha de S. Paulo); Mônica Manir (editora do Caderno Aliás do jornal O Estado de S. Paulo); Alexandre Teixeira (jornalista e escritor). O Roda Viva também contou com a participação do cartunista Paulo Caruso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário