sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

2013 E A LUTA PELA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL


EDITORIAL

     A neutralidade científica sempre foi questionada em todos os tempos. A ciência está inscrita na estrutura da sociedade. A controvérsia se existe ou não aquecimento global é colocado à prova quando sentimos, todos nós em todos os países, como o clima do planeta está sendo alterado. As bruscas mudanças de temperatura são evidentes, seja no calor escaldante do verão em algumas regiões do Brasil, como Belo Horizonte neste início de 2013, ou nas nevascas verificadas nos EUA. Quem está alterando o clima do planeta são os seres humanos.
   A Rio + 20 e Cúpula dos Povos, realizadas no Rio de Janeiro em 2012, atestam a gravidade dos conflitos socioambientais. Todos nós em todas as profissões somos chamados a contribuirmos na busca de solução destes conflitos. O Brasil e o mundo precisam encontrar o caminho de uma sociedade sustentável, fundamentada na valorização da pessoa humana e de todo meio ambiente.
   Nosso Jornal Oecoambiental vem fazendo um trabalho de informar a população sobre esta realidade ambiental que o Brasil e o mundo atravessam. Acreditamos de fato que existe o aquecimento global promovida pela ação humana sobre o meio ambiente. Há uma relação direta entre a maneira de se produzir e consumir com o aquecimento global. Observamos cada vez mais uma desvalorização do ser humano na sociedade atual. Aquecer o planeta não é apenas um dado climático. As relações socioambientais se agravam na medida em que a concentração de renda, a super propaganda de consumo sem limites, estão levando as pessoas a perderem o contato consigo mesmas. A alienação nas relações de trabalho ganha nova conotação para a alienação ambiental. As pessoas sofrem as conseqüências dos conflitos ambientais, como enchentes, desertificação, poluição das águas, ar, as condições precárias da educação e saúde públicas, que também constituem problemas ambientais – no entanto a grande imprensa nunca dá ênfase às raízes destes conflitos. Há a produção da alienação ambiental que coloca as pessoas como objeto e não como sujeitos que podem mudar ou transformar esta realidade.
   Neste início de 2013, acreditamos na busca crescente de informação e conscientização da sociedade civil no Brasil e em todo o mundo  presenciadas na Rio + 20 e Cúpula dos Povos para vencermos estes conflitos ambientais. O mundo está mudando agora para um novo eixo. Existem pessoas que querem de fato construir uma sociedade mais feliz, ambientalmente mais justa, fraterna e para todos. Que possamos nos unir diante estes desafios em 2013 e sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário