quinta-feira, 14 de março de 2013

PAPA FRANCISCO: O SEU NOME E O MEIO AMBIENTE - POR LEONARDO BOFF


  
A escolha de um Papa com um nome Francisco pela Igreja Católica carrega um simbolismo histórico.  Coloca em evidência a importância da defesa da causa ambiental em todas as instituições e segmentos da sociedade. Fazemos votos que haja de fato interesse de todos em defender a pessoa humana que está inserida no meio ambiente, no mundo.  Isto implica em todas as culturas e religiões uma opção preferencial pela valorização do ser humano, do meio ambiente.   Como São Francisco foi um defensor dos pobres e do meio ambiente, Leonardo Boff lembrou  a importância da escolha deste nome pelo Papa eleito: o então Cardeal Jorge Bergoglio.  
   No Twitter,  o teólogo Leonardo Boff  falou sobre a escolha do nome Francisco pelo Papa eleito no conclave de março de  2013: 

“Francisco não é um nome. É um dos arquétipos mais poderosos do Cristianismo. Ele foi o Primeiro depois do Único, Jesus. Foi leigo e não padre. Escolher Francisco como nome é escolher um programa: amor aos pobres, à natureza, à sobriedade condividida, à ecologia, porque os seres são irmãos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário