quinta-feira, 20 de junho de 2013

A "CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA" SACUDINDO O BRASIL E O MUNDO

  

Manifestação em BH - Foto Jornal O Ecoambiental

  O Brasil está nas ruas para buscar a valorização dos seres humanos numa sociedade onde poucos querem ter tudo à custa da marginalização e exclusão de muitos.  Sabemos que estes conflitos socioambientais não estão presentes apenas no Brasil.
   O Brasil vem fazendo através da grande maioria que vem se manifestando nas ruas, uma busca de solução pacífica para os conflitos socioambientais.  Na melhor inspiração de Mahatma Gandhi e da não violência. Os que vêm provocando atos de vandalismo não expressam o caráter da imensa maioria dos manifestantes.  Trata-se de uma educação coletiva que as massas estão procurando exercer.
   Um exemplo no futebol é o respeito que nosso país demonstrou com a seleção de futebol do Taiti. Mesmo sofrendo goleadas a seleção deste país foi aplaudida nos gramados do Brasil. Nós sabemos que mais que perder ou ganhar uma partida futebol, o importante é a união dos povos. O futebol para o povo brasileiro é mais que um esporte. É uma arte. O ser humano  quando pratica o bom futebol descobre que além de jogador pode vir a ser um artista.  A seleção do Taiti foi aplaudida nos gramados do Brasil porque entraram em campo de corpo e alma. Demonstraram que mais importante que poder econômico é o poder de ser humano.
O BRASIL SINALIZA PARA O MUNDO QUE SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS SÃO POSSÍVEIS
  

  O Brasil tem papel fundamental neste século XXI. Não apenas pela diversidade cultural, a convivência de várias etnias em nosso território, como pela biodiversidade, os recursos naturais que abrigamos.  Não somos apenas nós brasileiros que sabemos que o Brasil precisa de transformações socioambientais, mas o mundo sabe que não podemos mais deixar de agir para revertermos o aquecimento global que está alterando o clima em todo planeta.  É o que ficou marcado na Rio + 20 e Cúpula dos Povos em 2012. Não é apenas o Brasil que precisa educar-se para a construção da sustentabilidade. O conteúdo da educação em todo  o mundo precisa incluir em seus currículos a valorização da pessoa humana e de todo meio ambiente, como pressuposto fundamental para alcançarmos um mundo sustentável, com qualidade de vida para todos.  Precisamos canalizar nossas melhores energias individuais e coletivas para a construção deste caminho de sociedades sustentáveis.  Todos os seres humanos erram. As sociedades até então edificadas pelos seres humanos, nos séculos passados também podem chegar à conclusão que estão erradas. Precisamos construir novos caminhos de melhor qualidade de vida e meio ambiente para todos não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário