quinta-feira, 20 de junho de 2013

BRASIL VENCE NOS GRAMADOS E NAS RUAS


Manifestação pacífica Praça 7 -  BH - Foto: Jornal O Ecoambiental
 
   O Brasil está vencendo pela valorização de nossa cidadania e genialidade na arte de praticar o futebol.  O bom futebol  apresentado pela seleção brasileira diante o México foi uma resposta dos jogadores que acreditam que o Brasil pode vencer tanto nos gramados quanto nas ruas, nos locais de trabalho, nas escolas, universidades, nas comunidades brasileiras. Todos nós queremos qualidade de vida e dignidade para todos. Este é o desafio não só para o Brasil, mas para o mundo neste século XXI.  E o mundo já sinalizou que é preciso mudar, desde a assinatura da Agenda 21 por cerca de 180 países na Eco/92, ratificada na Rio + 20 e Cúpula dos Povos que o Brasil vem implantando, principalmente através da mobilização da sociedade civil.


MAIS DE CEM MIL PESSOAS NAS RUAS EM BH PACIFICAMENTE
                                    Manisfestação pacífica em BH - Foto: Jornal Oecoambiental


  Manifestações pacíficas são próprias de países que buscam aperfeiçoar a democracia.  Esta boa lembrança nos deu a Presidenta Dilma, que nos disse: “estamos ouvindo as vozes das ruas”. Aqueles que não compreenderam que estas manifestações buscam a valorização de todos nós brasileiros  são pequenas minorias em relação a maioria  em todas as cidades que saíram as ruas pelo Brasil.
   Nesta quinta-feira, Belo Horizonte deu provas disso. Mais de cem mil pessoas estiveram presentes as manifestações sem se registrar qualquer incidente ou ato de vandalismo.  Mesmo com a insatisfação da população de redução das tarifas de transportes em apenas cinco centavos, as manifestações na capital mineira continuam procurando contribuir para que nossa cidade e o país encontrem caminhos vitoriosos para a construção da sustentabilidade.
  E o que é esta sustentabilidade tão falada? Ela está fundamentada na valorização da pessoa humana e de todo nosso meio ambiente.  Neste sentido, pessoas que depredam bens públicos, ou cometem atos de vandalismo nestas manifestações de junho no país, estão agindo contra este caminho de sustentabilidade que a sociedade brasileira está construindo.  O Brasil sai às ruas, porque busca a sustentabilidade no campo e nas cidades: no transporte, saúde e educação públicos; na distribuição de renda com qualidade de vida para toda a população; numa alimentação sem contaminação química e tantos agrotóxicos; queremos a valorização dos agricultores familiares que produzem 70% dos alimentos consumidos no Brasil, apoio a agricultura familiar para a produção de produtos orgânicos a baixo custo para toda a população; defendemos a Floresta Amazônica; a não privatização da água no país; a democratização dos recursos naturais; a universalização do saneamento básico, coleta seletiva; moradia digna; democratização da comunicação; direito a cultura e lazer para todos; a valorização da cultura nacional; queremos o respeito e a valorização de todas as etnias que formam a identidade cultural do Brasil; uma sociedade ecumênica; a valorização dos povos indígenas, populações tradicionais e comunidades quilombolas; queremos um país sem corrupção; uma democracia representativa de baixo para cima, onde a comunidade tenha vez e voz; um meio ambiente mais equilibrado e sadio para todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário