segunda-feira, 10 de junho de 2013

PARQUE NACIONAL DA SERRA DO GANDARELA - AUDIÊNCIA PÚBLICA



AUDIÊNCIA PÚBLICA CMBH
PARQUE NACIONAL DA SERRA DO GANDARELA, TURISMO E EMPREENDEDORISMO
Horário: 10 junho 2013 de 13:30 a 16:00
Local: Plenário Helvécio Arantes - Câmara de Vereadores de Belo Horizonte
Rua: Avenida dos Andradas, nº3.100 - Bairro Santa Efigênia
CONVITE
   O Movimento pela Criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela convida a todos a participar da Audiência Pública "Gandarela: Turismo e Empreendedorismo”. Essa Audiência Pública possui a finalidade de discutir a criação do Parque na região da Serra do Gandarela e o fomento do turismo e do empreendedorismo viabilizados pelo Parque Nacional. Será realizada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário.
   O Movimento Gandarela irá apresentar os resultados de estudos técnicos que avaliaram a criação de uma Unidade de Conservação Federal na região, a partir da relevância do patrimônio hídrico e das potencialidades econômicas locais.
   A ferramenta de consulta pública abre a possibilidade de uma ampla discussão sobre diversos temas na área ambiental, permitindo que você participe e contribua na construção da criação do Parque. Por meio da consulta pública o processo é democrático e transparente para a sociedade.
    No dia 16/05/2013, ocorreu a AUDIÊNCIA PÚBLICA “GANDARELA: SUA IMPORTÂNCIA HÍDRICA E POTENCIALIDADES ECONÔMICAS” na Câmara Municipal de Belo Horizonte, porém devido ao tempo e complexidade do assunto foi discutida somente a questão hídrica. O vereador Joel Moreira Filho propôs uma nova audiência para tratar do desenvolvimento econômico e turístico proporcionado pela criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela.
   A Serra do Gandarela, localizada no Colar Metropolitano, representa uma área de corredor ecológico e tem inquestionável riqueza hídrica, paleontológica, arqueológica e também de flora e fauna. A "Proposta de Criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela" do ICMBio-MMA nasceu da iniciativa de proteção deste santuário natural, localizado a cerca de 40 km de Belo Horizonte, na Área de Proteção Ambiental Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (APA SUL RMBH). Situado entre a Serra do Caraça e a Serra da Piedade, abrange parte dos municípios de Raposos, Caeté, Ouro Preto, Santa Bárbara, Rio Acima, Barão de Cocais, Nova Lima e Itabirito.
    O Parque Nacional da Serra do Gandarela também é grande oportunidade de lazer, educação ambiental e geração de empregos para toda população da GRANDE BELO HORIZONTE e cidades em torno – através de empreendimentos sustentáveis no ramos de serviços e turismo – mas sofre grande perigo com a liberação da Licença ambiental do Projeto Mina Apolo da Vale S.A. para exploração de minério de ferro no coração do parque – no qual irá destruir imenso patrimônio ambiental e prejudicar o desenvolvimento das atividades turísticas do futuro parque.

Mais informações: 
http://www.cmbh.mg.gov.br/ e www.aguasdogandarela.org
Participe, divulgue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário