segunda-feira, 1 de julho de 2013

BRASIL CAMPEÃO NAS RUAS E NOS GRAMADOS


 

   Não é preciso ser especialista em análises sociológicas para verificarmos que a melhora repentina da seleção brasileira nos gramados, está diretamente ligada às manifestações populares que exigem um Brasil com melhor qualidade de vida para todos.
     Nos últimos tempos não víamos jogadores correndo tanto.  Suando tanto a camisa canarinho.  Qual adversário venceria o Brasil nesta Copa das Confederações com tantos brasileiros nas ruas?  Em que pese o patriotismo do técnico Felipão, bem melhor seria sua entrevista coletiva e a dos jogadores, sem aquele pano de fundo dos patrocinadores. Melhor seria ter a Bandeira Nacional.  Fica a impressão que mais que os brasileiros, continuam vencendo os patrocinadores.  Aqui mesmo em BH, os cinco centavos anunciados de redução das passagens do transporte público não foram honrados. As passagens continuam com o mesmo preço.  Nem uma redução de cinco centavos é respeitada.  Imaginemos as outras questões de educação e saúde pública.   Depois cobra-se da população o descrédito pela palavra dita de alguns políticos profissionais. Profissionais em manipular a mídia e ludibriar a população.
    Mas o futebol, uma das grandes alegrias nacionais continua dizendo que o Brasil é vencedor. Precisamos crer nisso. Mas queremos de fato é vencer tantas desigualdades socioambientais. Vencer os problemas de meio ambiente que minam a qualidade de vida dos brasileiros.  Esta vitória da seleção na Copa das Confederações deixa uma lição: de que precisamos ser vencedores implantando ações que melhorem a qualidade de vida de todos os brasileiros com urgência.  Esta Copa das Confederações, com certeza, aprofundou a péssima distribuição de renda no país.  Quem lucrou junto com os patrocinadores, lucrou. O problema é  que os prejuízos continuam sendo de milhões de brasileiros. Esvaziaram-se ainda mais os cofres públicos e enriqueceram-se ainda mais alguns poucos. Que será de nossas gerações presentes e futuras com um pai de família recebendo R$678,00 para manter sua família? Que “futuro espelha esta grandeza” Brasil?  
    Nós que gostamos e apreciamos o bom futebol, sabemos que os jogadores que venceram esta Copa das Confederações, são alguns dos muitos que poderiam brilhar nos gramados defendendo a camisa da seleção. Pois os clubes brasileiros lucram tanto, clamando para nós torcedores apoiarmos nossos clubes do coração. Na hora de se convocar a seleção, onde estão os jogadores dos clubes brasileiros escalados entre os titulares?  Vencer é bom, jogar com maestria é muito melhor.   Qual tese sociológica poderá analisar este mistério? Um país gênio em craques de futebol, mas politicamente ainda adolescente. Nós merecemos muito mais respeito da CBF e dos políticos que insistem em fazer de cargos públicos profissão.
    Que estas manifestações pacíficas conquistem nossa maioridade cidadã. Que todos tenhamos de fato orgulho de dizer que os brasileiros são respeitados pelos brasileiros, pelos parlamentares, por todas as esferas dos Governos locais e nacional. 
   “Terra adorada” seu povo vence nos gramados, está vencendo também o silêncio e clamando para que todos nós tenhamos direito a uma vida digna, neste país propagandeado como uma das maiores economias do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário