segunda-feira, 23 de setembro de 2013

SANTA EFIGÊNIA E A FESTA DO JUBILEU DE 90 ANOS

                            Santa Efigênia percorrendo as ruas de BH no carro do Corpo de Bombeiros
                                     Foto: Jornal O Ecoambiental

   O Jornal O Ecoambiental acredita no ecumenismo como caminho para o diálogo de todas as crenças que conduzem os seres humanos a uma vida digna, igualitária, com qualidade de vida e meio ambiente sadio para todos.




   É possível todos nós aprendermos a elevar a condição humana e valorizarmos os dons de cada pessoa que fortaleçam nossas atitudes em defesa da vida e de todo o meio ambiente. Saber lidar com nossas imperfeições é acreditar que podemos a cada dia sermos seres humanos melhores. Aprender com os bons exemplos significa vencer imperfeições. Santa Efigênia faz com que as boas qualidades  dos seres humanos se elevem e sejam valorizadas.
 

Santa Efigênia e a devoção dos fiéis - Foto: Jornal O Ecoambiental
 

   Acompanhamos com alegria os festejos de Santa Efigênia. Ela é padroeira de uma Igreja da Arquidiocese de Belo Horizonte. Dia 21 de setembro comemora-se seu dia e neste ano de 2013 é comemorado o Jubileu de 90 anos da Igreja de Santa Efigênia.
   Santa Efigênia foi uma Princesa Africana, filha do rei Etíope Eggipus de um antigo reino da Etiópia. Sua imagem foi trazida de Ouro Preto para Belo Horizonte no início da fundação da cidade. Ela é padroeira dos negros, dos militares, protege contra incêndios e a moradia.

   Diz a lenda que, por volta de 1865, os soldados do 17o batalhão, aquartelados em Ouro Preto, foram lutar na Guerra do Paraguai e Santa Efigênia os acompanhou o tempo todo para protegê-los. Quando estavam os soldados à beira mar, ali aparecia uma jovem negra. Eles se espantavam e perguntavam o que ela fazia ali, num lugar perigoso como aquele. E ela dizia que estava ali para protegê-los e avisava dos perigos. Uma vez ela preveniu sobre uma ponte pela qual iriam passar. Ao verificar a situação da ponte, os oficiais viram que ela não era segura e evitaram atravessá-la, salvando toda a tropa de um grande desastre. (  Fonte:
Angela Leite Xavier)
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário