segunda-feira, 4 de novembro de 2013

PROPOSTAS APROVADAS NA IV CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE


" É O POVO 
QUEM PRODUZ O SHOW E ASSINA A DIREÇÃO"

 O Jornal O Ecoambiental parabeniza a todos os delegados e delegadas do Brasil que estiveram presentes na IV CNMA em Brasília. É preciso que o Brasil ouça e valorize mais o Brasil que acredita na "Civilização Brasileira" na diversidade de culturas e etnias que constituem este Brasil megadiverso. Que a felicidade de ser brasileiro valorize às boas ações que fazem a diferença e constroem um Brasil e um mundo sustentável, melhor de se viver, com qualidade de vida e  meio ambiente sadio para todos: as presentes e futuras gerações. 


 Nancy  Delegada do RJ na IV CNMA - Brasília - Foto: Jornal O Ecoambiental



ENTREVISTA COM NANCY  ADVOGADA – DELEGADA PELO RIO DE JANEIRO


Joec: Nancy, qual é seu trabalho na área de meio ambiente ?

Nancy: Meu trabalho começou com um grupo familiar que tinha uma produção a partir dos artesanatos dos materiais reciclados. Depois de um grupo informal, fui convidada  para fazer a legalização e constituição da cooperativa.

JOEC: Como você avalia a IV CNMA ?

Nancy: Iniciamos a participação na IV CNMA em nível municipal e foram tiradas várias propostas dentro dos eixos já  programados. Participamos como delegados na Conferência Estadual do Meio Ambiente do RJ e daí fomos eleitos delegados titulares para estarmos aqui na IV CNMA em Brasília.

JOEC: Quais são as principais questões que o setor de recicláveis trouxe para a IV CNMA ?

Nancy: Nossas principais demandas são sobre a Política Nacional de Resíduos a Lei 12.305 de 2010, quem tem seu prazo quase para terminar e cobrar dos municípios a sua implementação em agosto de 2014. E até o momento à maioria dos municípios não conseguiram implementar o que está previsto na Lei.

JOEC: Como lidar com o tratamento de resíduos sólidos ?

Nancy: Temos que passar primeiro pela priorização a coleta seletiva. Depois seguir para as cooperativas e associações para que eles sejam reciclados ou reaproveitados. Uma vez que não tenham como reciclar ou reaproveitar os resíduos devem ser encaminhados para o aterro sanitário.

JOEC: Como é feita a coleta seletiva no RJ ?

Nancy: A coleta seletiva  no município do RJ, na capital, é realizada, mas não em sua totalidade. Nem mesmo na capital ela é realizada plenamente. Nos demais municípios está se iniciando, mas com um grande atraso. Uma vez que pela Lei até agosto de 2014 já deve estar implementada em sua totalidade. Trabalho no município de Itaguaí, com a cooperativa dos catadores de materiais reciclados aonde ainda não há uma coleta seletiva totalmente implementada. Na verdade eles ainda não tem o apoio do poder público.

Delgados de Minas - stand Minas Gerais  na IV CNMA - Brasília 



                                     Povos indígenas delegados da CNMA - Brasília - Foto: Jornal O Ecoambiental


                              Antônio Carlos - delegado das Comunidades Quilombolas e Populações Tradicionais
                                      do Amapa  na IV CNMA - Brasília - Foto: Jornal O Ecoambiental
                                             



                               Lúcia - Delegada pelo Ceará da IV CNMA - Brasília - Foto: Jornal O Ecoambiental

PROPOSTAS APROVADAS:

Segue o link das propostas aprovadas em Brasília da IV Conferência Nacional de Meio Ambiente:
http://www.conferenciameioambiente.gov.br/wp-content/uploads/2013/02/RESULTADO-FINAL-4CNMA.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário