terça-feira, 10 de dezembro de 2013

OS 50 ANOS DA CONTAG E 45 ANOS DA FETAEMG RECEBEM HOMENAGEM NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE MG

     O Jornal O Ecoambiental esteve presente na solenidade de comemoração e homenagem dos 50 anos da Confederação Nacional dos Trabalhadores - CONTAG e 45 anos da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais - Fetaemg. Estas instituições constroem a história de lutas e conquistas dos trabalhadores rurais do Brasil. É fundamental toda população brasileira, conhecer, valorizar e participar apoiando a luta contínua pela melhoria das condições de vida e trabalho no campo. Os agricultores familiares  são os responsáveis por cerca de 70% da produção de alimentos para a população brasileira. A fixação de homens, mulheres e jovens no campo com qualidade de vida,  valorização e apoio da sociedade civil é fundamental para a construção da sustentabilidade. Para que o Brasil possa avançar na consciência de um novo modelo agroecológico que vise a melhoria da qualidade da alimentação da população brasileira.

Presença dos trabalhadores rurais de MG na ALMG - Foto: Jornal O Ecoambiental

FETAEMG COMEMORA SEUS 45 ANOS


      A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais – FETAEMG, é uma entidade sindical filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG, organizada em doze Polos Regionais e 515 Sindicatos de Trabalhadores Rurais. Essa organização constitui o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais –MSTTR.

     A FETAEMG representa a classe trabalhadora rural em seus diversos segmentos, como acampados e assentados da reforma agrária, agricultores familiares, assalariados rurais, meeiros, arrendaários, mulheres, jovens e terceira idade, totalizando mais de um milhão de trabalhadores rurais associados à FETAEMG.
   Fundada em 27 de abril de 1968 a FETAEMG tem o compromisso de defender os interesses dos trabalhaodres e trabalhadoras do campo. Suas áreas de atuação contemplam políticas sociais para jovens, mulheres e terceira idade, assalariados ruais, agricultores familiares e acampados e assentados da reforma agrária, além de ações que busquem a preservação dos recursos naturais.
Todas as ações da FETAEMG são voltadas para o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, visando o bem estar social das famílias rurais.

                                            PALAVRAS DO PRESIDENTE DA CONTAG ALBERTO ERCÍLIO BROCH:


                            

A CONTAG FESTEJA SEUS 50 ANOS  


  A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) completa 50 anos de fundação em 22 de dezembro de 2013. Atualmente, com as 27 Federações de Trabalhadores na Agricultura (FETAGs) e mais de 4.000 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) filiados, compõe o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), que luta pelos direitos de mais de 15,7 milhões (PNAD/IBGE, 2009) de homens e mulheres do campo e da floresta, que são agricultores(as) familiares, acampados(as) e assentados(as) da reforma agrária, assalariados(as) rurais, meeiros, comodatários, extrativistas, quilombolas, pescadores artesanais e ribeirinhos.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário