terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

A AGENDA 21 E A SUSTENTABILIDADE


Vista parcial de Belo Horizonte - Foto: Jornal O Ecoambiental
                  
A Agenda 21 

   É um dos principais documentos sobre meio ambiente aprovado por cerca de 180 países na Conferência das Nações Unidas sobre  Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92 no Rio de Janeiro. Trata-se de um diagnóstico sobre os principais problemas socioambientais que o mundo enfrenta e sugere ações locais e globais que os países podem implementar para solucionar estes problemas. Um grande acontecimento da Eco-92 foi o protagonismo da sociedade civil, que vem se mobilizando junto com governos e instituições na busca de solução dos problemas ambientais. A Agenda 21 é composta de 40 capítulos, sendo que cada país implanta o seu planejamento socioambiental neste século XXI. Além da reflexão sobre os problemas socioambientais a Agenda 21 estimula o planejamento da construção da sustentabilidade, que é fundamentada na valorização da pessoa humana e de todo o meio ambiente.
   Todas as áreas do conhecimento humano e saberes de todas as culturas estão convocados a dar sua contribuição para que novos paradigmas (1) sejam construídos visando a conquista da sustentabilidade. A sociologia e sua abordagem socioambiental sobre os problemas de meio ambiente também vem procurando contribuir de forma multidisciplinar, dialogando com culturas e saberes, caminhos que valorizam os seres humanos e todo o ambiente. Uma questão importante da Agenda 21 é a visão holística(2)  sobre o meio ambiente.

 A Agenda 21 Brasileira 

  É um instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável do país, resultado de uma vasta consulta à população brasileira.  Foi coordenado pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 (CPDS); construído a partir das diretrizes da Agenda 21 Global; e entregue à sociedade, por fim, em 2002.

A Agenda 21 Local 

 É o processo de planejamento participativo de um determinado território que envolve a implantação, ali, de um Fórum de Agenda 21. Composto por governo e sociedade civil, o Fórum é responsável pela construção de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, que estrutura as prioridades locais por meio de projetos e ações de curto, médio e longo prazos. No Fórum são também definidos os meios de implementação e as responsabilidades do governo e dos demais setores da sociedade local na implementação, acompanhamento e revisão desses projetos e ações.

Como participar?

Para construir a Agenda 21 Local, o Programa Agenda 21 do MMA publicou o Passo-a-Passo da Agenda 21 Local, que propõe um roteiro organizado em seis etapas: mobilizar para sensibilizar governo e sociedade; criar um Fórum de Agenda 21 Local; elaborar um diagnóstico participativo; e elaborar, implementar, monitorar e avaliar um plano local de desenvolvimento sustentável.

   As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social (com o acesso de toda a população à educação, saúde e distribuição de renda), a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável. Mas o mais importante ponto dessas ações prioritárias, segundo este estudo, é o planejamento de sistemas de produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício
 (1)Paradigma (do latim tardio paradigma, do grego παράδειγμα, derivado de παραδείκνυμι «mostrar, apresentar, confrontare») é um conceito das ciências e da epistemologia (a teoria do conhecimento) que define um exemplo típico ou modelo de algo. É a representação de um padrão a ser seguido. É um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas. (wikipédia)

(2)Holismo (do grego holos que significa inteiro ou todo) é a ideia de que as propriedades de um sistema, quer se trate de seres humanos ou outros organismos, não podem ser explicadas apenas pela soma dos seus componentes. O sistema como um todo determina como se comportam as partes.
O princípio geral do holismo pode ser resumido por Aristóteles, na sua Metafísica, quando afirma: O todo é maior do que a simples soma das suas partes.
A palavra foi criada por Jan Smuts, primeiro-ministro da África do Sul, no seu livro de 1926, Holism and Evolution, que a definiu assim: "A tendência da Natureza, através de evolução criativa, é a de formar qualquer "todo" como sendo maior do que a soma de suas partes". 
Vê o mundo como um todo integrado, como um organismo. (Wikipédia)

   Inscreva-se no blog do Jornal O Ecoambiental: www.oecoambiental.blogspot.com - participe de nossas ações que visam contribuir na construção da sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário