quarta-feira, 5 de março de 2014

BH E OS BLOCOS NO CARNAVAL 2014 - A ALEGRIA QUE TOMA CONTA DA CIDADE NAS RUAS



Qual é a relação do carnaval com o meio ambiente ? Na medida em que a população é mais feliz, a qualidade de vida tende a melhorar. Sabemos que o ser humano faz parte do meio ambiente. Valorizar nossa cultura é valorizar a singularidade de nossa identidade brasileira. O carnaval é a maior festa popular do mundo. Os conflitos socioambientais podem ser vencidos com a valorização e respeito a nossa diversidade cultural. Há um amplo campo de pesquisa socioambiental para antropólogos, sociólogos e estudiosos sobre o tema do carnaval. O antropólogo brasileiro Roberto da Mata é um destes que nos apresenta o estudo: "O carnaval como rito de passagem". Como o carnaval se renova a cada ano novas perspectivas aos profissionais das Ciência Sociais se abrem para sistematizar o sabedoria popular. Esta indescritível beleza interior de ser brasileiro.
   Estima-se que mais de duzentos blocos de rua animaram o carnaval 2014 de BH. A cidade descobre nos blocos de rua uma identidade belorizontina para o carnaval. Quem participou, aprovou. Uma nova opção de carnaval ressurge no Brasil: os blocos de rua de BH.



Carnaval de Rua  2014 em Santa Efigênia/BH - Foto: Jornal O Ecoambiental                                         
  Confira alguns, entre centenas, de blocos que animaram o carnaval de BH: Bloco Baianas Ozadas arrastou mais de 10 mil pessoas até a Praça da Estação.     No Jardim Vitória, na região Oeste da cidade, o bloco Pena de Pavão de Krishna tomou conta das ruas com integrantes pintados de azul. No bairro Santa Tereza, na região Leste,  os Blocos: Rola Moça, Pavão Misterioso e Impresta 10 . O Afoxé Bandarerê, na praça do México, no Concórdia,  a população se animou com  a percussão, formado por adeptos do Candomblé. Na região da Savassi o Bloco Alcova Libertina arrastou mais de 15 mil pessoas. No Anchieta o Bloco Beijo Grego. No Padre Eustáquio o Bloco SBC. Em Santa Efigênia o Bloco do Aproach e Bloco do Peixoto. No Barreiro, O Bloco dos Bateras. O Bloco Fera Neném no Carmo e Blocos Atras do Jacaré e Blocão na Pampulha. E por aí segue a animação em vários bairros da cidade,  dos belorizontinos que organizam espontaneamente os blocos de rua e que se multiplicam a cada ano.
   Além dos blocos de rua,  as Escolas de Samba e Blocos Caricatos voltaram ao desfile na avenida Afonso Pena. Artistas como Martinho da Vila, Banda Zé do Guiomar e o Grupo Molejo fizeram a festa no palco da Praça. 
  O carnaval de BH 2014 foi marcado pela descontração, alegria, espontaneidade, em clima de confraternização e paz. Quase não se ouviu falar em tumultos. Na perspectiva de se pensar um carnaval em evolução em BH os próximos carnavais prometem muita animação nas ruas. A cidade ainda pode melhorar na valorização da cultura local, abrindo mais espaço para artistas e músicos da cidade nas apresentações nos palcos e nas ruas.  O importante é garantir a descontração e felicidade da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário