segunda-feira, 9 de junho de 2014

A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA PARA A SOLUÇÃO DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS


   O surgimento da sociologia foi uma resposta aos conflitos socioambientais vividos pelos seres humanos principalmente após a revolução francesa, o advento da revolução industrial e o surgimento da sociedade capitalista.
   Considerando que o ser humano é parte do meio ambiente, o surgimento da sociologia ao tomar os problemas da sociedade como objeto de estudo, vem desde então, atuando na análise, estudo e proposição de solução aos conflitos socioambientais.
   A atuação da sociologia sobre os problemas ambientais (socioambientais) leva em consideração todos os problemas enfrentados pelo ser humano, as relações humanas, as sociedades organizadas como existem hoje e as repercussões destas ações sobre todo o meio ambiente. Mesmo respeitando-se a diversidade de crenças e saberes, o ser humano pode conhecer e se informar sobre os problemas socioambientais e  agir sobre eles visando a conquista de sociedades ambientalmente mais felizes, onde o ser humano e todo o meio ambiente sejam mais valorizados.
  A contribuição da sociologia para a solução dos conflitos socioambientais está em buscar conhecer, analisar e se unir a outros saberes das ciências, históricos e saberes das diversas culturas (compreendidas tanto pela diversidade étnica, de crenças, como diversidade de povos e civilizações) para agirmos buscando edificar relações humanas e sociedades com melhor qualidade de vida para todos. É hoje o desafio que se argumenta: construirmos sociedades sustentáveis. O saber socioambiental é mais um saber que podemos buscar compreender; não um saber superior, ou acima de outros saberes. O saber socioambiental tem nos ensinado que não existem saberes superiores, mas saberes que se completam. 
   O Jornal O Ecoambiental visando contribuir na melhor compreensão sobre a sociologia, inclusive para os estudantes que fazem a prova do Enem, vai postar debates, aulas gratuitas, sobre a sociologia, os problemas socioambientais e suas soluções possíveis relacionados a todo meio ambiente.

  Inscreva-se no blog do Jornal O Ecoambiental, envie-nos seus comentários, artigos, matérias. Nosso propósito é contribuir na difusão da informação e comunicação socioambiental e na construção e valorização de sociedades sustentáveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário