sexta-feira, 20 de junho de 2014

A COPA 2014 NO BRASIL E O MEIO AMBIENTE





  O tatu-bola (espécie ameaçada de extinção)  escolhido como mascote da copa 2014 chama a atenção para as várias espécies  ameaçadas de extinção no Brasil e no mundo. A ação predatória dos seres humanos faz com que bilhões de pessoas estejam sofrendo com os conflitos socioambientais e as consequências de sociedades insustentáveis. Estas ações humanas estão extinguindo várias outras espécies. Que possamos reverter esta situação agindo em defesa de todo meio ambiente. O "Livro vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção" ICM-BIO pode ser baixado em pdf no final deste texto. 


Algumas das espécies ameaçadas de extinção no Brasil:


                                                       Onça pintada                                  


Mico Leão Dourado
                                                 
Arara Azul
                                             
Lobo-guará
  Fauna ameaçada de extinção


    O número de animais em extinção no mundo cresce cada dia mais, decorrente de muitos problemas ambientais bem como da influência do homem na natureza. Pesquisas apontam que até 2050, podem ser extinguidas do planeta terra 1 milhão de espécies animais.


Dentre os principais problemas enfrentados por essas espécies são:


desmatamento,

caça e pesca predatórias,
queimadas,
aquecimento global,
destruição de habitats,
desaparecimento de ecossistemas.


Estão ameaçadas no mundo aproximadamente:


12% das espécies de aves,

23% de mamíferos,
52% de insetos,
32% de anfíbios,
51% de répteis,
25% de tubarões
20% de raias.


Alguns Animais em Extinção no Mundo:



Urso polar
Baleia Azul


Condor Californiano
Panda Gigante
Pinguim Africano



África



Asno-selvagem-africano: espécie criticamente ameaçada de extinção, esse asno natural do continente africano, sofreu muitos anos com a destruição de seus habitats e a caça predatória. É considerado o ancestral do burro doméstico.

Pinguim-africano: Habitantes da costa sudoeste da África, espécie considerada vulnerável, o pinguim africano foi aos poucos desaparecendo, sendo que o grande problema enfrentado decorre dos derramamentos de óleo no oceano.



América



Foca-monge-do-Havaí: Espécie em perigo de extinção, essas focas habitam o arquipélago havaiano e sofrem muito com a poluição dos mares, caça predatória, comércio ilegal, dentre outras. Estima-se que atualmente existem aproximadamente 1000 animais.

Lobo-vermelho: Nativo da América do Norte, essa espécie foi quase extinta na década de 80 devido à destruição de seu habitat e a política e caça predatórias da época. Considerado um animal em perigo crítico de extinção, atualmente encontram-se em cativeiro aproximadamente 200 da espécie.



Ásia



Elefante-asiático: Espécie considerada em perigo de extinção, esse animal sofre muito com a destruição de seu habitat bem como a caça ilegal destinada ao comércio de marfim. Menor que os elefantes africanos a espécie é explorada para fins turísticos e como meio de transporte. Importante ressaltar que esse elefante, na religião hindu, está associado à figura de Ganesha, deus da sabedoria.

Tigre-de-bengala: nativo do sul asiático, essa espécie considerada em perigo de extinção, diminuiu consideravelmente decorrente do comércio de peles, destruição de seu habitat e a caça ilegal. Segundo pesquisas, atualmente existem menos de 2000 no mundo. No Paquistão essa espécie encontra-se extinta.



Europa



Atum-azul: Encontrado em maior parte no mar mediterrâneo, o consumo exacerbado desse peixe acarretou numa considerável diminuição da espécie. Considerado o maior e mais valorizado atum do mundo, é muito apreciado na culinária japonesa como ingrediente para os sushis e sashimis.

Lince-ibérico: nativo da península ibérica, esse animal é considerado uma espécie em perigo crítico de extinção. O grande problema enfrentado por esse felino, existente somente em Portugal e Espanha é a degradação de seu habitat. Segundo pesquisas, atualmente existem menos de 200 da espécie.



Oceania



Diabo-da-tasmânia: Nativo da ilha da Tasmânia, na Austrália, esse marsupial é considerado em perigo de extinção. Os fatores que causaram sua diminuição são a caça ilegal, atropelamento, destruição de seu habitat e doenças.

Kakapo: Natural da Nova Zelândia, essa espécie de ave é classificada em perigo crítico de extinção. Conhecido também por papagaio-mocho, esses animais são noturnos e a principal causa da diminuição da espécie foi consequência da caça ilegal para comércio de sua carne e penas.



Alguns Animais Extintos



Alca Gigante (Aurau Gigante): extinto no século XIX, esse tipo de ave habitava o Atlântico Norte, provavelmente a América do Norte.

Codorna da Nova Zelândia: na língua nativa seu nome é koreke. A principal causa do desaparecimento da espécie foi decorrente do desiquilíbrio ecológico provocado pela introdução de predadores em seu habitat, o que consequentemente, levou a sua extinção no século XIX.
Leão do Cabo: extinto provavelmente em fins do século XIX, esse animal vivia na África do Sul e o principal fator de extinção foi a caça, visto que era considerado o maior leão africano e atacava tanto pessoas como os rebanhos.
Pika Sarda: Um tipo de lebre grande sem cauda que habitava algumas ilhas do mediterrâneo; foi extinta em fins do século XVIII. .
Tigre-da-tasmânia: Muitas vezes conhecido por lobo-da-tasmânia, esse animal é um marsupial carnívoro nativo da Austrália e da Nova Guiné, foi extinto no século XX .
Tigre Persa: Também chamado de "Tigre do Cáspio", esse animal foi habitante da América Central, e sofreu muito com o aumento da população humana. Acredita-se que a espécie está extinta visto que foi visto pela última vez na década de 60.



Outros animais em extinção no mundo: baleia azul, borboleta monarca, gorila das montanhas, panda gigante, rinoceronte branco do Norte, zebra de grévy, oragontango da sumatra, morsa, tartaruga gigante, camelo bactriano, gorila das montanhas, quagga, urso do Atlas, tartaruga-de-couro, pato mergulhão, golfinho do rio chinês, jacaré da China, leão asiático, leopardo persa, leopardo das neves, rinoceronte de Java. (Fontes:  ICM-BIO; toda matéria, escola web)


 Veja mais sobre o assunto:


Livro vermelho das espécies ameaçadas de extinção/ICM-BIO:


Outros animais ameaçados de extinção no mundo veja link a seguir:
http://super.abril.com.br/galerias-fotos/conheca-20-animais-estao-risco-extincao-704424.shtml#0

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Rita. Você está convidada a inscrever-se aqui no blog do jornal. Também a nos enviar seus artigos e matérias. Você atua na área de meio ambiente. Um grande abraço. Saudações.

      Excluir