sábado, 30 de agosto de 2014

A SUSTENTABILIDADE, OS SERES HUMANOS E A SOCIOLOGIA


















  Uma  questão interessante sobre a sociologia é que como ciência, não foi fundada a partir de um único autor. Ela é fruto de um processo histórico. Uma tentativa de pessoas em explicar o mundo que nos cerca. A condição humana dentro da realidade social. A sociologia é fruto das relações dos seres humanos com a natureza, com o meio ambiente.  Desta compreensão surge o conceito socioambiental.
   Vários autores da sociologia fazem uma reflexão histórica sobre a ação dos seres humanos, as relações dos modos de produção de sociedade e a natureza.  Nas relações do homem com a natureza podemos inferir que as sociedades estão ligadas a natureza, como disse Max Weber, a cidade que é uma parte da sociedade é um “produto da natureza, particularmente da natureza humana”.  (“A Cidade” Max Weber). E esta condição de parte da natureza, dos seres humanos e da própria sociedade pode ser analisada dentro da compreensão dialética de Marx. Ele analisa em O Capital o trabalho, que ao agir sobre a natureza o faz dentro de uma relação social de produção. ( O Capital - Karl Marx).
   O analisar, pensar e agir sociologicamente ou socioambientalmente, permite a todos adquirir o que chamou-se na sociologia de “imaginação sociológica”. Contribui para que possamos evoluir interiormente, como pessoas e sociedade, nas relações humanas e com todo o meio ambiente.
   Wright Mills, afirmou que a “imaginação sociológica” poderia ser aprendida e exercida por qualquer pessoa, onde podemos perceber o que acontece a nossa volta no mundo, o que acontece com os seres humanos realizando análises de biografia e história, na sociedade.
  Compreender a história das sociedades, civilizações, culturas, saberes, melhora nossa condição humana, socioambiental. Podemos constatar hoje que existe uma alienação dos seres humanos com relação ao meio ambiente. Esta alienação tem um fundamento histórico, no modo de produção de sociedade que temos hoje.   A sociologia pode contribuir na melhoria das condições socioambientais, na medida em que analisa a realidade social, busca argumentações para explicar esta realidade e constroem com outros saberes, ciências, culturas, pessoas, instituições, uma compreensão melhor da realidade. Esta compreensão holística nos permite agir na melhoria da qualidade de vida de todos os seres humanos e do meio ambiente.

  O que temos constatado é que contribuirmos para a construção da sustentabilidade exige dos seres humanos uma atitude de dentro de cada um de nós para todo o meio ambiente.   Um grande desafio como nos lembra Dalai Lama: “seja a mudança que você quer ver no mundo.”

  Por Luiz Cláudio - Jornal O Ecoambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário