sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

ÁGUA: TE QUERO LIMPA


EDITORIAL
Àgua: te quero limpa

 
     “A crise da água”. Esta foi uma manchete na grande imprensa. Ao apresentar o conteúdo das reportagens o de sempre: vai chover ? E as entrevistas “pedagógicas” de como ensinar o cidadão a economizar água. Como diz o ditado: “a corda arrebenta para o lado mais fraco.” Esta novela já é conhecida:  a culpa é sempre  da falta de chuvas. O modo de produção degradado da sociedade insustentável  não é questionado.
    A não neutralidade ideológica da grande mídia sobre a abordagem dos problemas ambientais  coloca os consumidores quase como vilões.  E o desperdício dos grandes poluidores, dos setores sócio-econômicos  que agem economicamente como se os recursos naturais fossem inesgotáveis ?  Na Conferência da ONU Rio + 20 e Cúpula dos Povos o Brasil foi lembrado como líder mundial de utilização de agrotóxicos na produção de alimentos.   Os agrotóxicos contaminam os seres humanos e o lençol freático.  Um boi para chegar a um ponto de abate consome cem mil litros de água e grande parte desta água.  E a mineração em áreas de nascentes   como do Parque do Gandarela em MG ? 
   A crise não é da água e sim do ser humano.  A forma predatória como o modo de produção da sociedade vem se organizando está em crise. A insustentabilidade do consumo ilimitado, da educação predatória que visa o “sucesso” econômico a qualquer preço e o consumo ilimitado de poucos em detrimento de bilhões de seres humanos condenados a uma vida degradante. 
    Oitenta pessoas no mundo concentram mais da metade de toda riqueza produzida no mundo.  Estressam o Planeta, os seres humanos e todo meio ambiente. Fazem de outros seres humanos “escravos do consumo ilimitado”, precarizam o trabalho,  terceirizam os serviços e não valorizam os trabalhadores terceirizados.  Bilhões de seres humanos continuam na miséria. A miséria econômica se estende para a miséria cultural, de pão, alimentação sem agrotóxicos,  de falta de moradia, saúde pública e educação pública de qualidade.  
    A média de desperdício de alimentos no mundo chega a mais de 20%. O que leva a mais desperdício de água. O mundo produz alimentos para alimentar três vezes a população da Terra segundo a FAO. A concentração de riquezas para poucos, as desigualdades econômicas no Brasil e no mundo é um problema ambiental dos mais graves que os seres humanos precisam vencer para que a sociedade alcance uma qualidade  saudável de vida para todos  e o respeito à água e aos recursos naturais.
   Todos são bombardeados com propagandas de consumo que aliena o ser humano de sua condição como parte do meio ambiente.  Vende-se sem ética ambiental que a felicidade está ligada a necessidade de consumo ilimitado e que cada um “precisa de celulares com design atualizado”, comprarmos TVs de alta definição, comprar a programação das TVs,  que em grande parte, são a vitrine da publicidade que degrada os seres humanos e todo meio ambiente.   Haja energia para dar conta de tanto consumo. Energia é água. A mesma energia de move nosso corpo humano constituído de 70% de água. A mesma água que existe  para nossa sobrevivência e que está cada dia sendo mais poluída.  Poluir a água é poluir a nossa espécie,  a biodiversidade que tem origem na  água.  O custo da água não é apenas a conta que pagamos todo mês pelo consumo e que alguns querem privatizar cada vez mais.  Os problemas ambientais estão interligados. Do desmatamento da Floresta Amazônica a ocupação desordenada das cidades.
   Os governos  não realizam a reforma agrária e inviabilizam uma vida rural digna e saudável.  Contribuem para o êxodo rural.
    As alterações climáticas estão aí provocadas pela emissão de gases de efeito estufa.   Os efeitos da poluição dos cursos d’água quem vai resolver? Os governos dizem que vão racionar água, realizam campanhas de economia de água. Sem dúvida, pela situação crítica da escassez de água, todos temos que economizar. Porém, por que os grandes poluidores e consumidores de água não são questionados?
    Propomos então: que sensibilizados pelo sofrimento que a falta de água ocasiona, principalmente para os mais pobres, como sociedade civil,  que os governos façam sua parte e despoluam os cursos d’água como aqui em BH a Lagoa da Pampulha, o Ribeirão Arrudas, o Rio Tietê em SP, a Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio e tantos cursos de água no Brasil. Sugerimos que os governos realmente façam cumprir a legislação ambiental fiscalizem e proíbam que as nascentes de água sejam destruídas pela ação predatória de segmentos econômicos da sociedade.
   Nesta perspectiva toda educação é ambiental.  Como a grande imprensa vai realizar a “educação ambiental” para o racionamento de água se já “educa” a sociedade para o consumo ilimitado?   Os conflitos socioambientais estão aí. 
  Os cursos de água poluídos não são despoluídos porque há questões políticas em conflito.  A sociedade educou o ser humano para não se importar com o próprio ser humano e muito menos com a água, com a valorização dos recursos naturais. A sociedade educa sua população para aceitar o Rio Arrudas. o Rio Tietê, a Lagoa da Pampulha, a Lagoa Rodrigo de Freitas e tantos outros rios poluídos como coisa “normal”.  Não há olfato para o odor dos cursos de água. Nem visão para os rios, muito menos poluídos.  Precisamos nos acostumar com os odores dos cursos d’água poluídos,  falta água em São Paulo ? Basta olharmos o espelho da sociedade o Tietê poluído, a poluição dos rios são espelhos das sociedades.  A construção de sociedades sustentáveis exige dos seres humanos vencerem a alienação socioambiental atual. Esta educação de degradação é ambiental. Ela nos adestra a “não vermos”, sentirmos e não nos importarmos em agir para despoluir os seres humanos, os rios e cursos d’água. Uma educação de fato não deveria degradar o ser humano e todo meio ambiente. Esta educação também é ambiental. Porque é a educação  com ética ambiental de fato.

 Como vencer estes conflitos ? Valorizando a pessoa humana e todo meio ambiente. Este é o caminho da felicidade e não da dor e sofrimento.  A sociedade civil tem este poder como prevê o Artigo 225 da Constituição assim com os governos, se de fato quiserem agir para resolver os problemas ambientais.  
    Lutar pela qualidade de vida é vencer as causas da degradação humana, ambiental.
       Podemos como sociedade civil agir para despoluir os rios do Brasil.  Ok, vamos economizar água, então vamos como sociedade civil exigir que os seres humanos e todo meio ambiente sejam respeitados  e os governos despoluam os rios e cursos de água no Brasil. Falta água em SP, MG, Rio de Janeiro, no nordeste ?  Vamos então deter de fato o desmatamento da Amazônia ? Precisamos unir pessoas que valorizam a espécie humana e realizar campanhas  que reconhecem o valor da água limpa, sem poluição.  A felicidade de reencontrarmos com nossa essência humana e com outros seres humanos que buscam ser valorizados.  Esta é a audiência que é preciso dar ibope: valorizar pessoas, ações, instituições que estão lutando pelos cursos de água limpa, despoluir pessoas, rios e sociedades.  Que possamos então impedir que nascentes sequem pela ação predatória e a verticalização indiscriminada dos conglomerados urbanos.  


   Em todos  os encontros e conferências ambientais que se realizam e se multiplicam pelo mundo há uma unanimidade: a ação e reação da sociedade civil construindo sociedades sustentáveis é determinante para o ser humano não ser destruído como espécie e a Terra seja respeitada e valorizada.

    E você o que pensa a respeito ? Envie-nos seus comentários. Inscreva-se no blog: www.oecoambiental.blogspot.com

    

Um comentário: