terça-feira, 15 de setembro de 2015

A VIRADA CULTURA QUE O BRASIL NECESSITA


 
Apresentação do grupo Djun - Dialeto dos Tambares - Virada Cultural BH 2015- Foto: Jornal Oecoambiental
      A cultura está inscrita no meio ambiente na medida em que os seres humanos trabalham interferindo no espaço em que vivem e se reproduzem. Dizemos que a dimensão socioambiental congrega a história humana e a constante criatividade que desenvolvemos.
  A possibilidade de escolhermos um caminho sustentável para o Brasil e para o mundo traz benefícios e valoriza a nossa convivência em comunidade. Afinal queremos ser felizes. Ser feliz hoje é ser solidário com nossa espécie humana ameaçada de extinção pela ação predatória que nosso País e o mundo vivenciam. 
   O avento cultural denominado “Virada Cultural” em BH e algumas regiões do Brasil tem apresentado os talentos de nossa comunidade que infelizmente não possuem espaço na grande mídia.  É interessante observarmos que a quantidade de boas atrações culturais em apenas algumas horas, virando a madrugada poderia ser conteúdo da grande imprensa, das TVs principalmente no dito horário nobre.  Por que não incluir a cultura popular brasileira nos meios de comunicação de massa como prioridade  ? Aliás,  precisamos de um banho de Brasil de qualidade nas TVs.
Apresentação da Corporação Musical Manoel Alecrim de Veredinha/MG na Virada Cultural de BH 2015 - Foto: Jornal Oecoambiental (*)


















    Esta ideologia de desvalorização do Brasil, de nosso povo e instituições não acontece por acaso.   A “crise” tão propalada pode ser vencida valorizando-se a cultura brasileira. A produção cultural brasileira é uma das mais expressivas do mundo. O que necessitamos no Brasil é vencermos uma ideologia e mentalidade quase que colonial. O valor do povo brasileiro necessita de maior respeito.  A nossa auto estima valorizada como civilização necessita que vençamos esta mentalidade de “colônia”.  Acreditar no valor de cada brasileiro é abrir possibilidades de um Brasil de melhor qualidade de vida e mais feliz.   Que a “virada cultural” em BH e no Brasil seja de fato dando-se espaço nas mídias e o devido valor a nossa cultura popular. É preciso espaço e valorização cotidiana aos nossos talentos comunitários nas artes, no esporte, na cultura.  Afinal: “ é o povo quem produz o show e assina a direção”, diz a sabedoria popular brasileira. 

(*)  "Há 25 anos a Corporação Musical Manoel Alecrim desenvolve trabalho cultural. O grupo é formado, na sua maioria, por jovens estudantes. Nesse tempo mencionado a Corporação conseguiu êxito com a Banda de música, buscando a cada dia manter as tradições musicais, promovendo a interação da cultura do município com os demais da região. A mesma se apresenta em festas religiosas e folclóricas, eventos cívicos e outras. A Corporação já realizou 3 grandes encontros de Bandas de Música em Veredinha, sendo que no último , foram reunidos mais de 400 jovens músicos de 13 municípios diferentes, numa festa de talentos e alegria. Para a comunidade, a Banda é motivo de orgulho, pois oferece aos jovens, além de música, entretenimento, formação de valores morais e sociais, oportunidade destes exercerem seus talentos musicais e a sua cidadania. Em 2010 a Corporação tornou-se um ponto de Cultura com o projeto “Cultura Viva”. Os jovens, por meio da banda de Música, têm acesso ao aprendizado da leitura de partituras musicais e à prática instrumental, com o auxílio da informática e das novas tecnologias, viajando para outros municípios e mostrando grande talento musical."

Nenhum comentário:

Postar um comentário