terça-feira, 20 de outubro de 2015

COP 21: EM BONN RETA FINAL PARA A COP 21




















 Teve início nesta segunda-feira em Bonn, Alemanha, as negociações finais para a COP 21. Foi redigido um documento  provisório, que desagradou seja os países desenvolvidos ou em desenvolvimento. Esta reta final de debates sinaliza que os acordos climáticos não serão fáceis de se conquistar. 

    A COP 21 está atualmente numa fase de negociações em que 150 Estados apresentaram à ONU sua “contribuição” para reduzir as emissões no período de 2025-2030, propostas que serão levadas em conta na conferência de Paris. O evento acontece de 30 de novembro a 11 de dezembro.
   O mundo está em contagem regressiva para conhecer os desdobramentos da COP 21.  Tanto os Governos quanto a sociedade civil procuram soluções que levem a humanidade a trilhar outros caminhos de construção das sociedades sustentáveis.
   Uma delegada sul-africana Nozipho Mxakato-Diseko, em nome do grupo G77 e da China, que reúne 134 países emergentes e em desenvolvimento, declarou em Bonn, que o documento provisório apresentado não apresenta um equilíbrio de propostas. Embora reconheça que até a COP 21 ainda serão anexadas várias contribuições ao texto, para a busca de um acordo.
  A chefe da delegação francesa, Laurence Tubiana, reconheceu nesta segunda-feira, em sessão plenária que faltava "ambição em todos os pontos" do texto. Ela ressaltou, entretanto, que os diplomatas estão em Bonn “para corrigir os pontos fracos".
  Os especialistas em clima que debatem as mudanças climáticas argumentam que se não forem tomadas medidas globais para deter-se o aquecimento de 2,7º ou 3,0 º ºC,  onde o atual texto provisório das negociações se encontra em Bonn, ( a meta que se espera alcançar é de até 2º C ),   além do aumento da temperatura, haverá um aumento nos próximos anos dos eventos extremos de mudanças climáticas no mundo,  que podem alcançar proporções irreversíveis: nos oceanos, nas cidades, na economia alcançando ainda mais os seres humanos,  a fauna e flora do Planeta.

   É um momento histórico e crucial para humanidade unir-se em defesa da vida, dos seres humanos e de toda biodiversidade da Terra. Todos nós estamos sentindo como as mudanças climáticas estão interferindo na harmonia da sociedade e em toda biodiversidade.  O Jornal O Ecoambiental acredita que devemos seguir trabalhando no sentido da precaução. Implantarmos ações imediatas em nível local e global que defendam a população. Sempre é preciso lembrar que estas consequências atingem principalmente os seres humanos mais pobres do mundo, bem como os países em desenvolvimento.  É necessário unirmos esforços e atitudes concretas para que haja avanços na COP 21 para a conquista da sustentabilidade no Brasil e no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário