sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

O PROBLEMA SOCIOAMBIENTAL DA CONCENTRAÇÃO DE RIQUEZAS NO BRASIL E NO MUNDO

Winnie Bayanyima - Deretora Geral da Oxfam International



















   Foi divulgado um relatório da Oxfam International, uma organização não-governamental britânica de combate à pobreza no mundo, que o grupo com 1% das pessoas mais ricas do mundo vai superar as posses dos 88% mais pobres. “A amplitude das desigualdades mundiais é vertiginosa”, afirmou Winny Bayanyima, diretora geral da Oxfam, que estará presente no em Davos na Suiça. Evento que acontece até o dia 24.
    O relatório cita a lista da Forbes, com as 80 pessoas mais ricas do planeta. Em 2010, esse grupo detinha 1,3 bilhão de dólares, cifra que em 2014 subiu para 1,9 bilhão de dólares.  O grupo ficou 600 milhões de dólares mais rico. Em 2010, um grupo de 388 pessoas detinha 50% da riqueza mundial, agora este número caiu para 80 pessoas no ano passado.
   Em  2014, o grupo de 1% dos mais ricos detinha 48% de toda a riqueza, os 99% mais pobres detinham 52%. Dados de um estudo do Credit Suisse, aponta que em 2016 os mais ricos superarão a barreira dos 50% de riqueza total do mundo.
    O Brasil que ainda  mantêm uma das piores concentrações de renda do mundo retrata bem este quadro. Em dezembro de 2015 o salário mínimo necessário no Brasil deveria ser R$ 3.518,51, contra o atual salário nominal já em janeiro de 2016 de R$880,00. Ou seja, quase três mil reais a menos. (*)
    Acreditamos que esta desigualdade de renda vem acarretando outros inúmeros problemas socioambientais nas áreas de saúde, educação, transporte, alimentação saudável, saneamento básico, moradia, violência entre a maioria da população. Não há como falar em valorização e respeito ao meio ambiente, sem a valorização de todos os seres humanos.  Este quadro agravante nacional e mundial demonstra que temos ainda inúmeros desafios a vencer com relação à melhoria das condições socioambientais da população brasileira e mundial.


Obs.: a) Salário mínimo nominal: salário mínimo vigente; b) Salário mínimo necessário: Salário mínimo de acordo com o preceito constitucional "salário mínimo fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família, como moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, reajustado periodicamente, de modo a preservar o poder aquisitivo, vedada sua vinculação para qualquer fim" (Constituição da República Federativa do Brasil, capítulo II, Dos Direitos Sociais, artigo 7º, inciso IV). Foi considerado em cada mês o maior valor da ração essencial das localidades pesquisadas. A família considerada é de dois adultos e duas crianças, os dois últimos consumindo o equivalente a um adulto. Ponderando-se o gasto familiar, chega-se ao salário mínimo necessário. Fonte: Dieese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário