quarta-feira, 29 de junho de 2016

DANNY GLOVER EM BELO HORIZONTE DEFENDE DEMOCRACIA E IGUALDADE RACIAL NO BRASIL E NO MUNDO


Danny Glover em Belo Horizonte - Foto: Jornal O Ecoambiental
   O ator e astro norte americano Danny Glover, reconhecido mundialmente pelo seu trabalho  em filmes como  “A Cor Púrpura”  esteve em MG na região de Mariana visitando o distrito de Bento Rodrigues onde conversou com moradores da região afetada pelo rompimento da barragem de Fundão, que foi devastada pelo rejeito de minério. Também esteve  nos municípios de Barra Longa e Paracatu de Baixo,  recebido pelos movimentos sociais e pela comunidade local.
   À  noite já em Belo Horizonte, em auditório lotado no CREA, participou de um ato em defesa da democracia, manifestando apoio a Presidenta Dilma. Lembrou que não há como ser neutro diante dos problemas: da democracia, dos direitos humanos, do racismo e das desigualdades sociais seja no Brasil ou no mundo.  Questionado como  estão vivendo os afrodescendentes nos EUA, ele afirmou que “já percebemos que apesar do feito histórico da eleição de um presidente  negro nos EUA, o racismo ainda perdura”. Reafirmou a importância da união de todos que lutam a favor da igualdade racial no Brasil e no mundo. Lembrou que mesmo em Cuba, que tem índices notáveis de desenvolvimento humano e social e são um exemplo para o mundo de uma nova sociedade possível, ainda se enfrenta o problema do racismo.   Sobre a questão social afirmou: “ainda não temos sequer um plano  social de saúde universalizado nos EUA”.  Afirmou que acredita na população brasileira, apesar do Brasil ser um dos países de maior desigualdade social do mundo. Disse que o Brasil pode vir a ser um país onde o racismo possa  ser vencido e estas desigualdades:  econômica, cultural, política, social possam ser vencidas. E que acredita que aqui no Brasil ainda possa acontecer um exemplo para o mundo de convivência pacífica entre todas as etnias  da espécie humana.
    O ator Danny Glover é um ativista dos direitos humanos nos EUA e em todo o mundo.  Com sua visita histórica ao Brasil,  MG e Mariana, com a recente devastação socioambiental da região, demonstra como os problemas socioambientais afetam toda a humanidade. E ainda em um momento tão conturbado da vida política do país, trouxe uma perspectiva de solidariedade universal  a todos que lutam e acreditam na construção de um mundo mais justo, solidário e  ambientalmente  saudável para todos.



Biografia
   O ator, produtor e humanitário Danny Glover tem sido uma presença inspiradora no cinema, nos palcos e na televisão por mais de 25 anos. Como ator, atuou em sucessos de bilheteria como a série "Máquina Mortífera" e em uma variedade de filmes de longa-metragem, alguns dos quais ele próprio produziu.

  Glover também ganhou respeito pelo ativismo constante na comunidade e pelo empenho filantrópico, principalmente por advogar a favor da justiça econômica e do acesso a saúde, e a programas de educação nos Estados Unidos e na África. Por esses esforços, Glover recebeu o DGA Honor de 2006. Internacionalmente, foi nomeado Embaixador da Boa Vontade pela United Nations Development Program de 1998 até 2004, focando em problemas de pobreza, doença e desenvolvimento econômico na África, América Latina e Caribe, e atualmente é Embaixador do UNICEF.

  Em 2004, Glover co-fundou a Louverture Films, dedicada ao desenvolvimento e à produção de filmes com relevância histórica, propósito social, valor comercial e integridade artística. A empresa, baseada em Nova York, tem o propósito de produzir filmes de longa-metragem e documentários progressivos, como "Bamako", que recebeu ótimas críticas em sua estréia no Festival Internacional de Cinema de Cannes.

  Nascido em São Francisco, Glover estudou na Black Actors' Workshop, do American Conservatory Theater. Foi sua estréia na Broadway, em "Master Harold…and Boys", que lhe trouxe reconhecimento nacional e levou o diretor Robert Benton a escalar Glover em seu primeiro papel principal na produção indicada ao Oscar de Melhor Filme de 1984, "Um Lugar no Coração". No ano seguinte, Glover atuou em mais dois longas-metragens indicados ao Oscar de Melhor Filme: "A Testemunha", de Peter Weir, e "A Cor Púrpura", de Steven Spielberg. Em 1987, Glover se juntou a Mel Gibson no primeiro filme da série "Máquina Mortífera" e seguiu estrelando as três seqüências da franquia de enorme sucesso.

  Glover também investiu seu talento em mais projetos pessoais, incluindo o premiado "Não Durma Nervoso", do qual ele foi produtor executivo e pelo qual ganhou o Independent Spirit Award de Melhor Ator; "Bopha! À Flor da Pele", com direção do amigo Morgan Freeman"Manderlay", de Lars von Trier; e "Cicatrizes da Guerra", ao lado de Ron Perlman e Linda Hamilton.

  Na TV, Glover ganhou um Image Award e um Cable ACE Award e foi indicado ao Emmy pela atuação no filme da HBO "Mandela". Ele também recebeu indicações ao Emmy por seu trabalho na aclamada minissérie "Os Pistoleiros do Oeste" e pelo telefilme "Canção da Liberdade". Como diretor, foi indicado ao Daytime Emmy por "Apenas um Sonho", da Showtime. Glover também foi escalado para um papel fixo na premiada série de televisão "Brothers & Sisters".

   Na intensa carreira de Danny Glover ainda se destacam o filme aclamado pela crítica "Dreamgirls - Em Busca de um Sonho", dirigido por Bill Condon"O Round Final", dirigido por Clément Virgo"Atirador", do diretor Antoine Fuqua; e "Rebobine, Por Favor", dirigido por Michel Gondry.

Nenhum comentário:

Postar um comentário