sábado, 16 de junho de 2018

REI DE ILÊ-IFE - DA NIGÉRIA - OBA ADEYEYE ENITAN OGUNWUSI EM BELO HORIZONTE



Visita do Rei da Nigéria e comitiva a Lagoa da Pampulha em BH - MG
                             
 Um acontecimento histórico para o Brasil, Minas Gerais e Belo Horizonte: a visita de sua Majestade Imperial Ooni Adeyeye Enitan Ogunwusi - Rei da cidade sagrada Youruba de  Ilê-Ife, reconhecido como sucessor de Oduduwa.
   Pela primeira vez, um Rei Yoruba visita o Brasil e emblematicamente cumpre agenda em BH/MG. A cultura Yoruba é milenarmente respeitada em todo o mundo. E tem na sua cultura a origem do mundo.

   Cada passagem pela agenda do Rei Oba Adeyeye Enitan Ogunwusi – tradução: “A Coroa adequa-se ao Rei” – por Belo Horizonte está sendo marcada pela felicidade de um reencontro milenar com toda a Ancestralidade  Afromineira.  A comitiva Nigeriana  traduz toda esta beleza e significado cultural, que muito honra Belo Horizonte.
  O Rei de Ilê-Ife, Oba Adeyeye Enitan Ogunwusi, nasceu na Família Giesi, Osaja Royal de Agbebegbede, em Ilê-Ifé. Foi coroado o 51º Rei de Ilê-Ife, em 07 de dezembro de 2015. Antes de se tornar rei, foi um empresário de destaque na área de inovação e criatividade, respeitado em todo o mundo.  



  A comitiva visitou a Escola Estadual Professor Zoroastro Vianna Passos, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

   A instituição é uma das 94 escolas da rede estadual de ensino que participam do “Núcleo de Pesquisas e Estudos Africanos, Afro-brasileiros e da Diáspora” (Ubuntu/Nupeaa’s), iniciativa do Governo de Minas Gerais que compõe o Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio e que tem seus projetos estruturados a partir da linha de pesquisa Cultura, História, Trajetórias Político-Sociais e Científicas dos Africanos e Descendentes em Diáspora. A ação faz parte da Campanha AfroConsciência.


A temática na rede estadual

   Nas escolas da rede estadual de ensino, são constantes as discussões envolvendo eixos da diversidade e a valorização da cultura negra.

  A Secretaria de Estado de Educação (SEE) lançou no início de 2015 a Campanha AfroConsciência, que tem o objetivo de fomentar, por meio de diferentes iniciativas, ações nas unidades escolares para a superação do preconceito racial, na busca pelo reconhecimento e valorização da história e da cultura dos africanos na formação da sociedade brasileira, além de iniciativas que enfrentem o racismo e promovam a igualdade racial no âmbito educacional no Estado.

  A base da Campanha AfroConsciência é a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afrobrasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares no Brasil.

   Além disso, Minas Gerais é o único estado brasileiro que participa de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o governo federal brasileiro e Moçambique. Em 2015, a representante da SEE, a superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino, Iara Félix Viana, integrou uma missão que teve por objetivo estreitar relações com o país e promover a troca de experiências no campo educacional.

   A secretaria também desenvolveu em parceria com o Instituto de Arte e Cultura Yorubá o projeto ‘Educar com Arte Africana’. A iniciativa visou apresentar a cultura africana para os estudantes por meio da arte. Durante a realização do projeto, os alunos tiveram a oportunidade de aprender com artistas africanos um pouco mais da cultura e de participar de oficinas de artes. A culminância do projeto consiste em uma exposição de telas criadas pelos alunos.

Ubuntu/Nupeaas
  O Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio objetiva levar a experiência de pesquisa e extensão a 3.452 estudantes, 221 professores, de 221 instituições de ensino estaduais, de todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). O projeto está estruturado em três ações, sendo uma delas o “Núcleo de Pesquisas e Estudos Africanos, Afro-brasileiros e da Diáspora” (Ubuntu/Nupeaas), que tem como enfoque a promoção da igualdade racial pautada no reconhecimento da diversidade como elemento preponderante para o desenvolvimento escolar.
  Foram selecionados 94 projetos para integrar o eixo Ubuntu/Nupeaas, que é realizado em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Instituto Unibanco e Ação Educativa.

A importância da visita do Rei da Nigéria ao Brasil

   O significado cultural desta visita de Oba Adeyeye Enitan Ogunwusi ao Brasil é de grande importância para o fortalecimento de intercâmbio cultural entre o Brasil e a Nigéria. 
 A autoestima dos Afrodescendentes diante uma conjuntura política socioambiental de degradação da pessoa humana e do meio ambiente vem sendo agredida à cada dia pela violência racial que ainda persiste na sociedade brasileira e mineira. 
    O que se percebe nesta visita é um espírito elevado e felicidade, fraternidade, cooperação e generosidade, que muito educa a sociedade brasileira e belohorizontina.
  Nossas congratulações a Majestade Imperial Ooni Adeyeye Enitan Ogunwusi - Rei da cidade sagrada Youruba de  Ilê-Ife, e nossos sinceros votos de muita Paz, Saúde, Amor, Prosperidade, União, Harmonia e Felicidade entre nossos povos - Brasil - Minas Gerais e a África, aqui, representada pela ilustre presença do Rei Nigeriano e sua comitiva em nossa cidade.  
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário