sábado, 30 de abril de 2016

SOCIOLOGIA DO MEIO AMBIENTE

  Postamos alguns dos conceitos e definições sobre a sociologia e o meio ambiente, com a finalidade de levar nosso  leitor a buscar caminhos de pesquisa e produção de conhecimentos na área socioambiental. A seguir um destes conceitos sobre a sociologia do meio ambiente.


O QUE É SOCIOLOGIA DO MEIO AMBIENTE 

                                     Samuel A . McReynolds


    A Sociologia do meio ambiente é uma área antiga. Marx e Engels , Weber e Durkheim, todos escreveram sobre o relacionamento entre sociedades humanas e o meio ambiente natural. Contudo, o termo "Sociologia do meio ambiente" não foi utilizado até 1971. Em 1976, A Sociedade Americana de Sociologia designou uma seção para a área. Em 1978, Catton e Dunlop publicaram a primeira tentativa de proporcionar uma definição explícita da área de sociologia do meio ambiente. E, não foi antes de 1990 que a Sociedade Internacional de Sociologia formou o seu primeiro grupo com interesse específico em sociologia do meio ambiente.
   Hoje em dia, a sociologia do meio ambiente procura incorporar mais variáveis científicas naturais, perspectivas e até paradigmas em seus métodos, teorias e literatura. O aumento do crescimento e do interesse em perspectivas multi e interdisciplinares também acrescentou em amplitude para o aprofundamento da sociologia do meio ambiente. Esta expansão fez da sociologia ambiental um emaranhado de disciplinas com bases crescentes na biologia, ecologia, ciência política, antropologia, psicologia, feminismo e outras. Apesar da aparência pós-moderna, a sociologia do meio ambiente ainda pretende ser a única linha de pensamento viável capaz de proporcionar uma perspectiva macro ou além (CATTON & DUNLAP, 1978 a; REDCLIFT & WOODGATE, 1997).
   A Sociologia do meio ambiente tem sido definida de diversas maneiras. Entre as várias definições, Buttel (1996) proporciona um começo útil. Ele nota que hoje em dia a essência da sociologia do meio ambiente tem sido de recuperar e revelar a materialidade da estrutura e vida social, e o faz de maneira a produzir entendimentos relevantes de modo a resolver problemas ambientais. Esta definição reconhece ao mesmo tempo a centralização da verdadeira natureza física do meio ambiente e o papel representado pelas construções sociais da natureza.
A união da natureza física e das construções sociais da natureza permanece atualmente como a principal preocupação para a sociologia ambiental. Na verdade, a habilidade de unir estes conceitos aparece como o centro da pretensão da área de ser a melhor das áreas da sociologia a se aplicar a um dos maiores problemas mundiais - o declínio do meio ambiente. Com o final da Guerra Fria, as preocupações sobre o aquecimento global e mudanças no meio ambiente mundial tomaram o lugar das preocupações com a guerra nuclear. Sendo assim, a sociologia do meio ambiente tem ocupado o cenário central na relação dos problemas mundiais (VAILLANCOURT, 1995).
    Neste contexto, a sociologia do meio ambiente está preocupada com uma vasta gama de questões, campos de estudo e disciplinas. 

sexta-feira, 29 de abril de 2016

PSICOLOGIA AMBIENTAL


Visando uma compreensão multidisciplinar de saberes sobre o meio ambiente, postamos este bom texto que consideramos apontar caminhos para quem busca compreender as ações do ser humano diante o meio ambiente.  Uma vez que estas ações estão alterando as condições de meio ambiente de acordo com o nosso ponto de vista da sociologia do meio ambiente e/ou socioambiental.

Psicologia Ambiental

   A Psicologia Ambiental é um campo bem recente na esfera psicológica. Ela pesquisa o comportamento do Homem na sua relação com o meio ambiente, tanto o artificial quanto o natural. Dos anos 60 para cá vem surgindo estudos neste domínio, o qual interage com disciplinas como a sociologia e a antropologia urbana, ergonomia, desenho industrial, paisagismo, engenharia florestal,arquiteturaurbanismo e geografia, entre outras.

   Ela está inserida, portanto, em uma organização interdisciplinar, pois abrange uma ampla área, que propicia a realização de pesquisas sobre os mais variados eventos. Assim, ela se vale de uma multi-metodologia. As diversas disciplinas que se unem no esforço da compreensão da estruturação do espaço físico na sua conexão com o Homem, abordam partes distintas deste conhecimento, constituindo o que internacionalmente se denomina deenvironment-behavior relation, traduzido em nosso idioma como relação indivíduo-ambiente.
Este campo da psicologia surge com o psicólogo Kurt Lewin, um dos pioneiros dos estudos deste ramo científico. Ele percebe a importância de que se reveste a interação do ser humano com o ambiente que o circunda. Ele tinha como meta precisar qual o poder que o ambiente exerce sobre o Homem, a conexão com ele concretizada, a maneira distinta dos indivíduos atuarem, reagirem e se estruturarem, de acordo com o ambiente em que vivem. Ele e outros estudiosos começaram a perceber o destaque que as questões ambientais passaram a ter no processo de simbolização coletiva.
No Brasil, é necessário que o profissional se gradue em Psicologia, mas é também exigido que ele apresente um bom conhecimento de pelo menos uma das áreas que interagem com a Psicologia Ambiental, citadas acima.
De acordo com a Psicologia Ambiental, o meio ambiente é compreendido como uma soma das contexturas em que o Homem atua, desde sua moradia, até o local de trabalho, a escola, a rua, a natureza, etc. Elas influenciam mais a vida comportamental coletiva do que a individual.
Esta especialidade da psicologia revela em si pelo menos cinco princípios essenciais, os quais devem ser investigados por qualquer pesquisador que se interesse por este campo: perceber que se pode mudar o meio ambiente; este campo deve marcar sua presença em todos os eventos rotineiros da vida humana; o contexto ambiental e as pessoas devem ser vistas como algo único, interconectado; levar em conta que o ser age sobre o meio da mesma forma que este atua sobre a pessoa; e a pesquisa deve sempre ser realizada com a assessoria de outras disciplinas científicas.

Fontes
http://www.psi-ambiental.net/IN/que_e_psiamb.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_ambiental

quarta-feira, 20 de abril de 2016

MARINA EXPLICA O QUE É STARGARDT

  " Defender uma sociedade mais igualitária e sustentável é também acreditar na importância de mobilizações diversas. Não se constrói uma sociedade mais equilibrada sem a inserção do diferente. Assim, convido a todos para visitarem nosso site www.stargardt.com.br, nossa comunidade no facebook, nosso twitter e nosso canal no Youtube, Grupo Virtual Stagardt. "



  Estas são as palavras de Marina Leite Brandão, leitora do Jornal O Ecoambiental. Segue o vídeo onde Marina expõe o que é Stargardt.  Informar e agir em defesa da valorização da pessoa humana que está inserida no meio ambiente esta é a proposta de nosso jornal.

   Marina, agradecemos seu e-mail e esperamos que esta divulgação seja útil para o excelente trabalho que você realiza. Parabéns e conte com nosso apoio. 

  

domingo, 17 de abril de 2016

PRONUNCIAMENTO DA PRESIDENTA DILMA

  O Jornal O Ecoambiental não possui vínculos políticos partidários, diante a indefinição do quadro político nacional consideramos que é importante ouvir a posição do atual Governo pela própria Presidenta.
   O que consideramos importante é que o Brasil encontre o caminho da sustentabilidade para vencermos a atual crise política.
  Que os brasileiros consigam dialogar sem disseminar ódios na busca deste caminho de paz e prosperidade que sabemos, o Brasil tem condições de edificar.

 

segunda-feira, 11 de abril de 2016

MEIO AMBIENTE NAS OLIMPÍADAS RIO 2016









  As Olimpiadas Rio 2016 realiza iniciativas de conscientização socioambiental.  Confira esta iniciativa do "Desafio Abraça".

  "Está chegando a hora. Em seis meses o Rio de Janeiro estará em todas as partes do planeta ao mesmo tempo. Seremos vistos por todos e seremos anfitriões de todas as nacionalidades e diferentes culturas. É por isso que o Comitê Organizador Rio 2016 vai aproveitar a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Brasil para engajar a sociedade para uma causa nobre: a sustentabilidade.
Acreditando nas ações individuais, o novo aplicativo Rio 2016 está lançando o Desafio Abraça, que vai incentivar hábitos mais responsáveis no cotidiano das pessoas.
“Através do Desafio Abraça, queremos tocar as pessoas e despertar a responsabilidade com o meio ambiente e a sociedade que pode estar adormecido dentro de cada um”, conta Tânia Braga, Gerente Geral de Sustentabilidade do Comitê Rio 2016.
Desde o início dos trabalhos, a organização está envolvendo a sustentabilidade na produção do maior evento esportivo do planeta.
“O Rio de Janeiro vai realizar Jogos excelentes usando somente o necessário. O amor pelo esporte e a visibilidade do evento vão servir como combustível para o Rio 2016 levar a causa da sustentabilidade para as ruas.” acrescenta Tânia.
Os espectadores devem postar vídeos de até um minuto no aplicativo do Rio 2016, mostrando como suas atitudes individuais podem, mesmo em pequena escala, trazer benefícios sociais e ao meio ambiente.
Os melhores vídeos de cada categoria ganharão um kit com produtos Rio 2016 e um par de ingressos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
* Faltou inspiração para seu vídeo? Recomendamos que os vídeos sejam gravados em locais do seu dia a dia, assim eles ganham autenticidade e fica mais fácil mostrar suas ações. Por exemplo: você vai para o trabalho de bike? Quando você vai à praia cuida do seu lixo e não o deixa na areia? Sua casa tem coleta seletiva de lixo? Mostre para gente, seu vídeo pode inspirar a galera.
Use toda a sua criatividade e poder de engajamento no vídeo. Lembre-se que os vídeos mais interessantes e criativos têm mais chances de ganhar.

** Como funciona a premiação? Os premiados escolherão os esportes que querem assistir. Não é o máximo? Premiario ção válida para qualquer esporte Olímpico ou Paralímpico."  ( Fonte: imprensa - Rio 2016).

MPB - BH


quinta-feira, 7 de abril de 2016

PLANTANDO SEM AGROTÓXICOS


   Plantar sem agrotóxicos está ao alcance de todos. Este vídeo nos oferece importantes informações sobre o cultivo de alimentos sem agrotóxicos. 

   

sexta-feira, 1 de abril de 2016

NADO SINCRONIZADO DO BRASIL - RIO 2016





















Seleção brasileira de nado sincronizado -  no Maria Lenk - Foto: Paulo Múmia - Rio 2016

  A seleção brasileira de nado sincronizado realizou teste no Centro Aquático Maria Lenk.

 CATEGORIAS DO NADO SINCRONIZADO:
O nado sincronizado olímpico é disputado em duas categorias:



- Dueto

- Equipe: no mínimo quatro e no máximo oito atletas

As atletas têm que fazer duas apresentações:

- Rotina técnica: 2min20s para duetos e 2min50s para equipes. As atletas precisam efetuar movimentos obrigatórios, estabelecidos pelos árbitros.
- Rotina livre: 3min30s para duetos e 4min para equipes. As atletas efetuam movimentos e formações escolhidas pela equipe..