sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

FELIZ ANO NOVO - SEJA BEM VINDO 2020



   O Jornal Oecoambiental, deseja a todos um Natal que perdure e traga sempre boas energias para os seres humanos e a Terra.
  Desejamos um 2020 - Ano Novo de muita saúde, harmonia, paz, amor, felicidade, prosperidade com o meio ambiente, no sentido de que todos nós conquistemos uma consciência do valor e responsabilidade que nós seres humanos temos como parte do meio ambiente. Somos capazes de resolver os problemas socioambientais na medida em que unamos boas atitudes, vencendo nossas limitações humanas.
   É preciso estar atentos, perceber e partilhar nossas melhores energias para vencer os desafios colocados pelos conflitos socioambientais. Que possamos agir no caminho da valorização das belezas naturais que ainda podemos desfrutar coletivamente, sem poluir rios, oceanos, o ar, a terra. Vencer a degradação humana, as relações sociais, econômicas, políticas, socioambientais injustas que nos afastam de nossa dignidade humana, ambiental.  Que possamos valorizar e manter a Floresta Amazônica, as águas, os alimentos com qualidade, a convivência humana sadia, sustentáveis.
   Que sejamos solidários, fraternos, cuidemos bem de nossa espécie eliminando a fome, a miséria, a falta de educação e saúde pública de qualidade, as desigualdades econômicas e sociais que ainda excluem a maioria da população brasileira e mundial de conquistar uma vida digna. Que a diversidade étnica e o respeito e valorização das culturas, dos povos indígenas, que promovem nossa consciência do valor da vida, da biodiversidade, das espécies, seja conquistada pela humanidade.

   Seja bem vindo ANO NOVO – 2020

     Sejam bem vindas todas as ações que promovam o valor da dignidade humana, do meio ambiente, de nossa consciência de que podemos construir sociedades sustentáveis e um respeito a Terra, que pela sua beleza nos educa e faz acreditar em dias melhores para todos.

   FELICIDADES E VITÓRIAS PARA CONQUISTA DE UM MEIO AMBIENTE SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

SONS DA NATUREZA - AS ÁGUAS


RESULTADO DA COP 25 EM MADRI



   A COP25 realizada em Madri, na avaliação geral de especialistas adiou para a COP 26 resoluções de maior impacto para conter as mudanças climáticas e/ ou aquecimento global.  Cerca de quase duzentos países que participaram da Conferência, aprovaram o documento intitulado: “Chile-Madri, hora de agir”.

   Destacamos alguns pontos do documento: a necessidade de maior ambição dos países no combate às mudanças climáticas. Considerando que até agora os compromissos assumidos pelos países são insuficientes. E fazem referência para que  na próxima COP 26, novos compromissos mais efetivos sejam assumidos pelos países para se combater o aquecimento global.
  O acordo de Madri destaca ainda: a importância do papel da ciência, bem como do (IPCC) Painel Intergovernamental de Especialistas sobre a Mudança Climática.
 A transversalidade, argumentando que a questão climática afeta todos os setores: ciência, indústria, energia, mercado financeiro, agricultura, transporte, e demais segmentos socioambientais. Enfatiza maior participação das mulheres nas negociações climáticas. Madri também debateu o impacto dos oceanos e uso do solo com relação às mudanças climáticas, onde voltará ser analisado em reunião específica em junho 2020. Prevê o acordo,  a criação do “Fundo Verde do Clima” onde serão destinados recursos aos países mais vulneráveis aos fenômenos climáticos extremos, reivindicação essa dos países insularem. O multilateralismo e a cooperação internacional foi um dos pontos destacados do documento. Enfatizou a importância da criação de empregos decentes, e da valorização da questão social, colocando os seres humanos como centro de promoção de melhorias para conquista de melhor qualidade de vida para todos. Fez menção a importância da participação e atuação de setores não governamentais nas ações de combate as mudanças climáticas, e a importância do Acordo de Paris como novo ciclo visando ampliar as ações globais de combate as mudanças climáticas. Já os acordos referentes ao mercado de carbono foram adiados para a próxima COP 26, que será realizado em dezembro de 2020 em Glasgow, Escócia.