No Quênia, Elizabeth, de 12 anos, e Justin, de 10, seguem uma aula pela TV. Morara, que está no jardim de infância, desenha.
Foto | Otieno/UNICEF
Dois terços das crianças e dos adolescentes em idade escolar no mundo – ou 1,3 bilhão de meninas e meninos de 3 a 17 anos – não têm conexão à internet em suas casas, de acordo com um novo relatório conjunto do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da União Internacional de Telecomunicações (ITU).
O relatório Quantas crianças e jovens têm acesso à internet em casa? (How Many Children and Youth Have Internet Access at Home? – disponível somente em inglês) observa uma falta de acesso semelhante entre os jovens de 15 a 24 anos, com 759 milhões ou 63% sem conexão em casa.
"O fato de tantas crianças e tantos jovens não terem internet em casa é mais do que um vão digital – é um cânion digital", disse Henrietta Fore, diretora executiva do UNICEF. "A falta de conectividade não limita apenas a capacidade de crianças e jovens de se conectar online. Ela os impede de competir na economia moderna. Ela os isola do mundo. E com o fechamento das escolas, situação que hoje atinge milhões de meninas e meninos devido à Covid-19, essa falta de conectividade faz com que eles percam a educação. Resumindo: a falta de acesso à internet está custando o futuro à próxima geração".
Quase 250 milhões de estudantes em todo o mundo ainda estão afetados pelo fechamento das escolas devido à COVID-19, o que deixa centenas de milhões de meninas e meninos dependentes do aprendizado virtual. Para aqueles sem acesso à internet, a educação pode estar fora de alcance. Mesmo antes da pandemia, um grupo crescente de jovens precisava adquirir habilidades básicas, transferíveis, digitais, profissionais e empresariais para ser competitivo na economia do século 21.
A exclusão digital está perpetuando desigualdades que já dividem países e comunidades, observa o relatório. Crianças e jovens das famílias mais pobres, de países rurais e de baixa renda estão ficando ainda mais para trás em relação aos seus pares e têm muito poucas oportunidades de alcançá-los.
Globalmente, entre as crianças em idade escolar das famílias mais ricas, 58% têm conexão à internet em casa, em comparação com apenas 16% das famílias mais pobres. A mesma disparidade também existe entre os níveis de renda do país. Menos de uma em cada 20 crianças em idade escolar de países de baixa renda tem conexão com internet em casa, em comparação com quase 9 em cada 10 crianças em países de alta renda.
"Conectar as populações rurais continua sendo um desafio formidável", disse o secretário-geral da ITU, Houlin Zhao. "Conforme mostrado pelo relatório da ITU Medindo o desenvolvimento digital: Fatos e Números de 2020, grandes partes das áreas rurais não são cobertas por uma rede de banda larga móvel e menos residências rurais têm acesso à internet. A lacuna na adoção da banda larga móvel e no uso da internet entre países desenvolvidos e em desenvolvimento é especialmente grande, colocando quase 1,3 bilhão de crianças em idade escolar, principalmente de países de baixa renda e regiões rurais, em risco de perder sua educação por falta de acesso à internet em casa ".
Também existem disparidades geográficas dentro dos países e entre as regiões. Globalmente, cerca de 60% das crianças em idade escolar nas áreas urbanas não têm acesso à internet em casa, em comparação com cerca de três quartos das crianças em idade escolar nas áreas rurais. Crianças em idade escolar na África ao sul do Saara e na Ásia Meridional são as mais afetadas, com cerca de 9 em cada 10 crianças desconectadas.
No Timor Leste, garota acompanha aulas em plataforma online pelo celular durante pandemia da COVID-19.
Foto | UNICEF
Giga - No ano passado, o UNICEF e a ITU lançaram o Giga, uma iniciativa global para conectar todas as escolas e comunidades no entorno à internet. Trabalhando com governos, o Giga já mapeou mais de 800 mil escolas em 30 países. Com esses dados, a iniciativa trabalha com governos, indústria, setor civil e parceiros do setor privado para criar casos de investimento atraentes para financiamento público-privado combinado para construir a infraestrutura de conectividade necessária para implantar soluções de aprendizagem digital e outros serviços.
O Giga está agora colaborando com a iniciativa Reimagine a Educação e em coordenação com a Generation Unlimited. Por meio da Reimagine a Educação, o UNICEF visa enfrentar a crise de aprendizagem e transformar a educação, dando às crianças, aos adolescentes e aos jovens o mesmo acesso à aprendizagem digital de qualidade. A chave para conseguir isso é a conectividade universal com a internet. Já a Generation Connect é uma iniciativa da ITU para capacitar os jovens para que se engajem e participem do mundo digital.
Embora os números do relatório do UNICEF-ITU apresentem um quadro alarmante, a situação provavelmente é pior devido a fatores de combinação, como acessibilidade, segurança e baixos níveis de habilidades digitais. De acordo com os dados mais recentes da ITU, as baixas habilidades digitais continuam a ser uma barreira para a participação significativa em uma sociedade digital, enquanto a telefonia móvel e o acesso à internet permanecem muito caros para muitos no mundo em desenvolvimento, como resultado de grandes disparidades no poder de compra.
Mesmo quando crianças e adolescentes têm uma conexão em casa, eles podem não conseguir acessá-la por causa da pressão para fazer tarefas domésticas ou para trabalhar, falta de dispositivos suficientes nas residências, meninas tendo menos ou nenhum acesso à internet ou falta de compreensão de como acessar oportunidades online. Também existem questões relacionadas à segurança online, uma vez que pais, mães e responsáveis podem estar inadequadamente preparados para manter seus filhos e filhas seguros.
O relatório completo pode ser acessado aqui.
Sobre a ITU - A União Internacional de Telecomunicações (ITU) é a agência especializada das Nações Unidas em tecnologias de informação e comunicação (TICs), impulsionando a inovação em TICs, juntamente com 193 estados-membros e a adesão de mais de 900 empresas, universidades e organizações internacionais e regionais. Fundada em 1865, a ITU é o órgão intergovernamental responsável por coordenar o uso global compartilhado do espectro de rádio, promovendo a cooperação internacional na atribuição de órbitas de satélite, melhorando a infraestrutura de comunicação no mundo em desenvolvimento e estabelecendo os padrões mundiais que promovem uma interconexão contínua de uma vasta gama de sistemas de comunicação. De redes de banda larga a tecnologias sem fio de ponta, navegação aeronáutica e marítima, radioastronomia, monitoramento oceanográfico e baseado em satélite, bem como convergência de telefonia fixo-móvel, internet e tecnologias de transmissão, a ITU está comprometida em conectar o mundo. Para obter mais informações, visite www.itu.int.
Sobre Generation Unlimited - Generation Unlimited é uma parceria global multissetorial para atender à necessidade urgente de expansão de educação, treinamento e oportunidades de emprego para jovens de 10 a 24 anos, em uma escala sem precedentes. Saiba mais em www.generationunlimited.org
Sobre o Giga - Lançado pela ITU e o UNICEF em 2019, o Giga é uma iniciativa global para conectar todas as escolas à internet e todos os jovens a informações, oportunidades e opções. O objetivo é garantir que todas as crianças estejam equipadas com os bens públicos digitais de que precisam e com poderes para moldar o futuro que desejam. Para obter mais informações, visite www.gigaconnect.org.