9ª Virada Cultural de Belo Horizonte de 24 -08 a partir das 18h - até dia 25 domingo às 19h.
A tradicional Virada Cultural de BH movimenta a capital mineira neste fim de semana com atrações gratuitas e muita diversidade cultural.
Principais atrações:
Parque Municipal
O Palco Fecomércio
Show de Lenine e Marcos Suzano, apresentando o repertório do álbum “Olho de Peixe”, que projetou a dupla há 30 anos. Outro destaque deste Palco é a artista afro-indígena Héloa, que se une ao grupo Sabuká Kariri-Xocó, ao som de maracas, vozes e tambores. Com 16 anos de carreira, ela coleciona parcerias com grandes nomes como Margareth Menezes e Carlinhos Brown. O palco também vai receber as seguintes atrações: a banda Congadar (que representa a tradição do Congado); o trompetista e integrante do coletivo Babadan Banda de Rua, Juventino Dias; a multi-instrumentista, cantora e compositora, Nath Rodrigues; a banda belo-horizontina Graveola, que convida a cantora Júlia Branco para um show intimista.
No Palco Chico Nunes
Performance de Ricardo Aleixo, que terá estreia mundial na Virada Cultural de Belo Horizonte e, em breve, será apresentada em Nova York.
A Praça dos Patins tem programação especial para as crianças. O educador musical Flávio Cravo oferece uma experiência para famílias, para cantar, tocar e brincar a partir de canções cuidadosamente pensadas para estimular o desenvolvimento sensório-motor infantil.
Ainda no Parque Municipal, será feita uma homenagem a um dos maiores cineastas mineiros, Guilherme Fiúza, que faleceu em 2024 e que dará nome ao espaço de cinema da Virada Cultural. Serão exibidas duas das suas grandes obras: a animação brasileira “Chef Jack – O cozinheiro aventureiro” (2023) e o longa-metragem “O Menino no Espelho” (2014), adaptação do livro de Fernando Sabino.
Praça Raul Soares
Praça do Samba - será um recorte do samba e do carnaval de Belo Horizonte, com apresentações de grandes nomes do samba mineiro, entre eles Toninho Geraes, Fernando Bento e Adriana Araújo. Dudu do Cavaco, primeiro artista com síndrome de Down a gravar um álbum no Brasil, também vai se apresentar no local.
O grupo Chorosas fará uma homenagem a Chiquinha Gonzaga com o show "Ô abre alas que elas vão tocar". E o Choro do Jura terá uma versão com canções apenas de compositores belo-horizontinos. Ainda no Palco Praça Raul Soares, a cantora e compositora Marina Gomes apresenta o show “Perfeito Abrigo”, interpretando músicas autorais do seu segundo disco, “Central do Amor”.
Praça Rui Barbosa
No Palco Vivo, quem vira a madrugada por lá é a Banda Lagum. Agora em carreira solo, membro fundador da banda Rosa Neon, Marcelo Tofani, realizará um show com músicas inéditas, além de canções do seu primeiro álbum solo “Fantasia de um amor perfeito”.
Praça Sete
Contará com projeções e mapping do Homem Gaiola, arquiteto e artista digital de Belo Horizonte, que mescla arte e tecnologia em suas inovadoras obras.
Viaduto Santa Tereza
O Palco Viaduto receberá a apresentação de MC Marechal, que foi parte do lendário grupo Quinto Andar e está na vanguarda do rap desde 1998. A Batalha da P7, evento de rap, também é atração.
Skate, rolimã e bike
Pela primeira vez, o skate terá espaço na Virada Cultural por meio de duas ações. A Skateata, realizada pelo Movimento Unificado Pró Skate BH, seguirá uma rota saindo da praça Sete em direção à praça Raul Soares. Já o Skate Fighter, projeto da Família de Rua, convida a comunidade do skate para um novo desafio de manobras.
Os Carrinhos de Rolimã têm lugar cativo na Avenida Assis Chateaubriand. Para os fãs da bike, o Tweed Ride BH promove um passeio ciclístico, celebrando a arquitetura e o patrimônio cultural da praça Raul Soares.
Confira a programação completa no site da Virada Cultural