O FULECO, COMO O TATU BOLA ESTÁ AMEAÇADO DE EXTINÇÃO ?
A copa 2014, que deveria conscientizar os países e os bilhões de telespectadores da importância do meio ambiente através do mascote Fuleco (escolhido por causa do meio ambiente) não vem divulgando a imagem do mascote.
É lamentável como o mascote quase não aparece na grande mídia, nos estádios, nas cidades. A imagem dos patrocinadores está em evidência e como - mas o mascote "sumiu". O maior patrocinador da copa 2014 - o meio ambiente - não aparece.
A ausência do mascote demonstra o descaso das instituições, dos organizadores e diversos patrocinadores pelo meio ambiente. A simbologia do mascote Fuleco (futebol/amizade e meio ambiente) merecia mais respeito e ser amplamente divulgada, principalmente entre a juventude, que com os adultos, podem agir para corrigir os erros em relação ao meio ambiente e buscarmos caminhos melhores para a construção da sustentabilidade.
A oportunidade da grande mídia de abordar as temáticas ambientais na copa 2014 no Brasil, que abriga a maior floresta tropical do planeta, além de vários biomas, uma rica biodiversidade e várias culturas nacionais (que eleva o Brasil a categoria de "país megadiverso") demonstra o caráter puramente econômico-mercadológico da copa. O "sucesso" da copa será apenas o "sucesso" econômico de poucos ? Divulgar que a escolha do mascote seria para a conscientização sobre as questões ambientais deu ibope para venderem a copa no Brasil, mas não cumprem a palavra de se dar destaque ao meio ambiente, ao mascote da Copa 2014.
Em todos eventos esportivos mundiais, os mascotes cumprem um papel protagonista de levar mensagens de amizade e confraternização entre os povos.
E o mais impressionante é que ninguém divulga o motivo pelo qual o mascote Fuleco não aparece em praticamente lugar nenhum.
Divulgar as boas ações em defesa do meio ambiente só traria benefícios para todos e para que o mundo encontre melhores caminhos de solução da crise sociambiental na Terra.
Na verdade existe um direcionamento ideológico catastrófico e negativo sobre o meio ambiente, quando se é para divulgar a paz, amizade, confraternização entre os povos através das boas ações em defesa da vida, dos seres humanos ( praticando futebol, inclusive) e de todo meio ambiente - simplesmente nada dizem. Existe uma ideologia que tenta desqualificar as ações em defesa do meio ambiente, como coisa de segundo plano, de coisa não muito urgente e não importante. Podemos perceber isso quando da polarização do tema do aquecimento global: se existe ou não aquecimento global. Enquanto a mídia abre espaço para este "debate científico" os conflitos socioambientais se agravam. Rios e cursos d'água continuam sendo poluídos, o desmatamento na floresta amazônica e nas áreas urbanas continuam, espécies, como o tatu-bola e outras, continuam sendo extintas pela ação predatória humana e os problemas ambientais se multiplicam. É preciso se estar atento para percebermos o quanto tentam desqualificar toda atitude de solução dos conflitos socioambientais. Mesmo na escolha da proposta de unir futebol/amizade e ecologia levando a escolha do mascote Fuleco. Para aqueles que continuam agindo de forma predatória com os seres humanos e todo meio ambiente sempre tentarão desvirtuar as ações em defesa da vida e da busca de solução dos conflitos socioambientais como esta iniciativa de divulgar o problema da extinção de um animal como o tatu-bola para a mídia mundial. Tentam de todas as formas desqualificar esta atitude. Só falta dizerem que não há mascote e o Fuleco não é mais o mascote. Na verdade a história do "sumiço" do Fuleco está retratando a história do tatu-bola que está também "sumindo" deixando de existir. Eleger um mascote retratando o meio ambiente e logo em seguida praticamente negá-lo ou não divulgá-lo é o mesmo que negar os problemas de meio ambiente e a necessidade de agirmos para preservá-lo. O meio ambiente para muitas empresas, instituições e grande parte da sociedade não tem visibilidade. O mesmo lugar do mascote Fuleco: lugar nenhum.