![]() Foto: UNESCO A Força-Tarefa Internacional para Professores pela Educação 2030 fez um chamado à ação para garantir que estes profissionais sejam protegidos, apoiados e reconhecidos durante a pandemia de COVID-19. A iniciativa é uma rede mundial composta por mais de 90 governos e cerca de 50 organizações internacionais e regionais, incluindo agências da ONU, organizações da sociedade civil, de ensino e fundações, que trabalham para promover questões relativas aos professores e ao ensino. Seu secretariado está abrigado na sede da UNESCO, em Paris. O documento pede "liderança e recursos financeiros, bem como materiais para os professores, a fim de garantir que o ensino e a aprendizagem de qualidade possam continuar sendo oferecidos à distância durante esta crise e também para que a recuperação seja rápida". Em 165 países de todo o mundo, cerca de 63 milhões de professores primários e secundários estão sendo afetados pelo fechamento de escolas devido à pandemia da COVID-19. Eles estão na linha de frente da resposta para garantir que a aprendizagem continue para quase 1,5 bilhão de estudantes, número que está previsto aumentar. Em todos os lugares, junto com dirigentes das escolas, os docentes têm se mobilizado e inovado rapidamente para facilitar o ensino à distância de qualidade para os estudantes em confinamento, com ou sem o uso de tecnologias digitais. Eles estão desempenhando um papel fundamental também na comunicação de medidas para impedir a propagação do vírus, garantindo assim que as crianças estejam seguras e sejam apoiadas. Esta situação sem precedentes está causando estresse em professores, estudantes e familiares. Em alguns casos, os docentes que podem já ter sido expostos ao vírus estão tentando controlar a ansiedade de serem chamados para trabalhar em lugares onde o risco da COVID-19 está aumentando. Outros estão lidando com o estresse de oferecer uma aprendizagem de qualidade com ferramentas para as quais receberam pouco ou nenhum treinamento ou apoio. Em muitos países, professores contratados, substitutos e pessoal de apoio à educação correm o risco de perder seus contratos e não ter mais seus meios de subsistência. A Força-tarefa convoca governos, fornecedores e financiadores de educação – públicos e privados – e todos os principais parceiros a: 1 - Preservar o emprego e os salários: esta crise não pode ser um pretexto para baixar o nível de padrões e normas ou desconsiderar os direitos trabalhistas. Os salários e os benefícios de toda a equipe de apoio ao ensino e à educação devem ser preservados. 2 - Priorizar a saúde, a segurança e o bem-estar de professores e estudantes: os professores precisam de apoio socioemocional para enfrentar a pressão extra exercida sobre eles para proporcionar aprendizagem em um momento de crise, bem como para fornecer apoio a seus estudantes em situações de ansiedade. 3 - Incluir professores no desenvolvimento de respostas educacionais à COVID-19: os professores terão um papel essencial na fase de recuperação quando as escolas reabrirem. Eles devem ser incluídos em todas as etapas da elaboração e do planejamento das políticas educacionais. 4 - Fornecer suporte e treinamento profissional adequados: tem sido dada pouca atenção ao fornecimento de treinamento adequado aos professores sobre como garantir a continuidade da aprendizagem. Devemos agir rapidamente para assegurar que os professores recebam o apoio profissional necessário. 5 - Colocar a equidade no centro das respostas da educação à crise: será necessário haver maior apoio e flexibilidade para os professores que trabalham em áreas remotas ou com comunidades de baixa renda ou minorias, a fim de garantir que as crianças desfavorecidas não sejam deixadas para trás. 6 - Incluir os professores nas respostas de ajuda: a Força-tarefa para Professores pede às instituições de financiamento que ajudem os governos a apoiar os sistemas educacionais, particularmente o desenvolvimento profissional da força de trabalho docente. Esse apoio é especialmente urgente em alguns dos países mais pobres do mundo, que já estão lutando para atender às necessidades de educação devido à escassez crítica de professores qualificados. Para mais informações, faça o download do Chamado em inglês, francês, espanhol e árabe. |
quarta-feira, 10 de junho de 2020
APOIO AOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA - ONU BRASIL
terça-feira, 9 de junho de 2020
segunda-feira, 8 de junho de 2020
VENCENDO O CORONAVÍRUS
sábado, 6 de junho de 2020
sexta-feira, 5 de junho de 2020
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE - 5 de Junho - PLANTE UMA ÁRVORE - ENVIE-NOS SEU VÍDEO
“Estamos afetando o meio ambiente, para nosso próprio prejuízo. A degradação dos habitats e a perda de biodiversidade estão acelerando. As perturbações climáticas estão piorando. Incêndios, inundações e grandes tempestades são mais frequentes e destruidoras. Os oceanos estão ficando mais quentes e ácidos, destruindo os ecossistemas dos corais. E, agora, um novo coronavírus está enfurecido, minando a saúde e meios de subsistência”, afirmou Guterres. Acompanhe a seguir:
O Jornal Oecoambiental considera que todos podemos fazer algo pela melhoria da condições socioambientais do mundo. O surgimento da pandemia do coronavírus é uma dura constatação de que a ação antrópica (dos seres humanos) sobre o meio ambiente tem sido na maioria das vezes predatória. Há uma interferência danosa para nossa espécie humana na maneira pela qual lidamos com a nossa própria espécie e o meio ambiente. Está em nossas mãos: sociedade civil, setor empresarial, não governamental e governamental agir de forma sustentável com relação ao meio ambiente.
O Jornal Oecoambiental propõe a população uma atitude simples como forma de ação simbólica, porém significativa pela valorização do meio ambiente.
PLANTE UMA ÁRVORE VOCÊ E SUA FAMÍLIA E NOS ENVIE UM VÍDEO PARA SER POSTADO EM NOSSO BLOG E SITE, contato@oecoambiental.eco.br, Sugerimos uma árvore frutífera, que esteja em harmonia com a biodiversidade local. Como diz um provérbio africano: "Se você reza, mostre pela suas ações."
Esperamos que a cura, as vacinas para combater o cornavírus estejam próximas e sejam universalizadas para toda a população mundial de forma imediata. E que aprendamos após estes meses de isolamento, de cuidados, que ainda são necessários ( uso de máscaras, isolamento social, lavar as mãos ao chegar em casa), que podemos mudar e melhorar em muito nossa relação com o meio ambiente. Sempre buscando respeitar as culturas, as etnias que cuidam e valorizam o meio ambiente. Problemas socioambientais como o racismo precisam ser vencidos.
Acreditamos que podemos ser melhores, sim nós podemos valorizar muito mais os seres humanos e o meio ambiente. Podemos construir juntos de forma mais saudável, com melhor qualidade de vida para todos a sustentabilidade.