terça-feira, 12 de maio de 2009

O QUE É AQUECIMENTO GLOBAL ?


Setores governamentais, a comunidade científica e vários estudiosos chegam no século XXI a constatação quase unânime de que a ação humana está interferindo decisivamente para as mudanças climáticas que estão se acentuando no mundo desde o início da revolução industrial. Nosso Jornal Oecoambiental vê esta situação com muita preocupação. Mais que uma constatação teórica, científica, temos que buscar agir nas causas do problema. Vale a pena recordar o espaço que a a grande imprensa deu em 2007 sobre o assunto na divulgação do relatório do IPCC - O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) que é um órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) - composto por delegações de 130 governos para prover avaliações regulares sobre a mudança climática :
" De acordo com relatório do Painel Intergovernamental de Mudança Climática (IPCC) até 30% das espécies do planeta enfrentam um risco crescente de desaparecerem se a temperatura global aumentar 2ºC acima da média dos anos 1980 e 1990.
Para este século, a previsão do relatório é que as temperaturas aumentarão entre 1,8ºC e 4ºC.Áreas que atualmente sofrem com a falta de chuvas se tornarão ainda mais secas, aumentando o risco de fome e doenças no mundo, diz o relatório. O mundo enfrentará também ameaças crescentes de enchentes, tempestades e erosão.
"É uma pequena visão de um futuro apocalíptico", afirmou o grupo ambientalista Greenpeace sobre o relatório final.
O relatório afirma que a África será o continente mais atingido pela mudança climática. Até 2020, prevê o texto, até 250 milhões de pessoas poderão ser expostas à falta de água. Em alguns países, a produção alimentícia cairá pela metade.A América do Norte deverá experienciar tempestades mais severas, com perdas humanas e econômicas, ondas de calor e incêndios selvagens.Partes da Ásia estão sob ameaça de grandes enchentes e avalanches devido ao derretimento das geleiras do Himalaia. A Europa também verá o desaparecimento das geleiras dos Alpes, diz o texto.A Grande Barreira de Corais da Austrália perderá muitos de seus corais mesmo em aumentos moderados da temperatura do mar.A série de relatórios do IPCC de 2007 é a primeira em seis anos do corpo de 2.500 cientistas formado em 1988. A conscientização do público sobre mudanças climáticas deu ao IPCC importância vital e alimentou a intensidade das negociações --a portas fechadas-- durante a conferência de cinco dias desse ano. " Fonte: Folha on line de 2007.
O que nos chama a atenção é que a divulgação deste relatório do IPCC sobre o aquecimento global ocupou grande espaço na imprensa mundial e agora houve uma "mudança" na forma como a grande imprensa noticia a questão. De atitudes urgentes, emergenciais de 2007 chegamos a muitos estudos, pesquisas, debates e a quais resultados práticos para solução desta crise ambiental ? Mesmo sabendo que inúmeras atitudes estão sendo colocadas em prática no mundo e aqui no Brasil como na realização da III Conferência Nacional de Meio Ambiente cujo tema foi "Mudanças Climáticas" e mesmo o lançamento do Plano Nacional de Mudanças Climáticas" estamos muito aquém de agirmos na urgência que esta crise está exigindo de todos nós aqui no Brasil e no mundo.
Não somos fatalistas. Estamos trabalhando, procurando fazer nossa parte buscando difundir informações socioambientais e incentivar a mobilização de toda população para vencermos o agravamento da crise socioambiental nacional e global. Para isso precisamos nos unir cada vez mais através da mobilização da sociedade civil. Segue aqui um alerta, não fique esperando apenas se organize-se em grupos que busquem ações concretas e promova resultados, participe e defenda-se. É preciso compreendermos que todos somos sujeitos capazes de transformar esta situação ambiental em nosso país.
Contamos com sua participação. Mande suas opiniões e sugestões.
Vamos em nosso blog seguir o debate que resulte em ações práticas. A nossa é a difusão da informação, a mobilização e a implantação de projetos ambientais. Você está convidado(a) a participar . Veja como no nosso site: http://www.oecoambiental.com.br/
Conversando sobre o que é aquecimento global veja esta definição, o que acha ?
" O aquecimento global consiste basicamente no aumento do índice de temperatura da superfície da Terra. Esse fenômeno climático se deve ao efeito estufa, que com o aumento da queima de combustíveis fósseis e o desmatamento das vegetações vem aglomerando cada vez mais CO2 na atmosfera, causando assim uma alta nas temperaturas.
Fator que indica um grande risco para a sobrevivência de diversas formas de vida existentes no planeta, inclusive o ser humano. Com o superaquecimento da Terra a ocorrência de fenômenos da natureza como tufões, enchentes, furacões e terremotos pode se tornar cada vez mais freqüente.
Pois o clima influencia na alteração do nível do mar, que pode ocasionar ondas gigantes ou até mesmo a ausência de chuvas em algumas regiões possibilitando assim a formação de novos desertos. " Carol - blog
Vamos continuar nossa conversa. Venha participar conosco, promova atitudes, ações, manifeste sua opinião.

Algumas informações sobre o aquecimento global podemos ver no filme:
"Uma verdade inconveniente" do ex-vice presidente dos EUA - Al

Vale a pena assistir e você tirar suas conclusões.




Nenhum comentário:

Postar um comentário