quinta-feira, 7 de maio de 2009

SEMINARIO SOBRE REFORMA POLÍTICA

Aconteceu em Brasília - DF o seminário: "Parlamento Hoje: Democracia, representação e participação" promovido pelo Inesc - Instituto de Estudos Socioeconômicos. Foram debatidos temas como: o papel do parlamento brasileiro; como as agendas centrais para os movimentos sociais repercutem no parlamento; quais os interesses hoje predominantes no parlamento; como democratizar o parlamento; como se dá a intervenção da sociedade no parlamento, avanços e retrocessos nas conquistas; novas estratégias de intervenção.
Estiveram presentes representantes de fóruns estaduais sobre a reforma política do país, movimentos socioambientais, representantes de ONGs, da sociedade civil e do parlamento. De todos deputados da Cãmara além da presença do deputado Chico Alencar - PSOL somente a deputada Luiza Erundina - PSB esteve presente na maior parte do evento, nos dois dias de sua realização.
Na quarta-feira pela manhã o plenário da Câmara, transformou-se em comisão geral para o debate sobre as propostas da sociedade civil a respeito da reforma política. Segundo o líder do PT Cândido Vacarezza, "a reforma política é a aprovação de um conjunto de leis e propostas de emenda à Constituição que alteram o processo partidário, de representação, de eleição no país." O debate no plenário da Câmara contou com algumas intervenções de representantes da sociedade civil e parlamentares de vários partidos, mostrando como existem diversas propostas em debate como a lista de candidatos, a fidelidade partidária, o financiamento público de campanha, entre outros assuntos. Ainda há um longo caminho a ser percorrido para que de fato o Congresso brasileiro possa compreender a importância de ter a sociedade civil atuando e participando dos debates, propondo projetos de lei, exercendo a cidadania que é direito de todo povo brasileiro para construirmos a democratização de fato de nossas instituições públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário