quarta-feira, 16 de setembro de 2009

JUSTIÇA AMBIENTAL - ATITUDE FRENTE AO AQUECIMENTO GLOBAL








- A Justiça Ambiental é baseada na atitude em defesa da vida e do meio ambiente. Todos sabemos o crime ambiental do aquecimento global. Pessoas, instituições, governos se informam sobre como a vida dos seres humanos e o meio ambiente estão sofrendo com o aquecimento global. Conferências se multiplicam. Ações, campanhas só atestam a gravidade do problema.
A mudança dos padrões de produção e consumo estão descritas como urgentes em todos documentos ambientais aprovados recentemente pela ONU no que diz respeito ao caminho que devemos seguir para vencermos a crise ambiental.
Nosso Jornal Oecoambiental busca difundir as informações socioambientais implantando a Agenda 21, porque temos a consciência de que a informação ambiental salva vidas. Ações individuais não bastam. Necessitamos além da ação individual, fortalecermos nossas ações coletivas. Difundirmos as informações e buscarmos nos unir cada vez mais para vencermos esta crise. A força continua sendo a união, mobilização e atitude da sociedade civil no Brasil e no mundo.

Divulgamos acima um vídeo de uma campanha sobre a Justiça Ambiental no que diz respeito ao clima da Terra. Fazemos votos que não se trate apenas de mais um show televisivo. Que possamos ir compreendendo a gravidade da situação socioambiental no Brasil e no mundo. E que possamos de fato unir pessoas e atitudes para vencermos e conquistarmos justiça socioambiental para todos.

"O relógio está andando. Em dezembro deste ano, as Nações Unidas se reunirão para decidir sobre a substituição do Protocolo de Kyoto, num acordo que irá determinar o futuro do nosso planeta em relação à crise climática. Hoje as pessoas ao redor do mundo estão morrendo, resultado das alterações climáticas, e sem a nossa ação coletiva, isto irá continuar."

"Justiça climática é para aqueles que hoje ou amanhã serão vítimas da mudança climática. E isso é para todos.
É justiça para as centenas de milhares que morrem todos os anos devido às alterações climáticas, para aqueles cujas comunidades e as economias estão arruinadas pelos ciclones, inundações, secas e plantações devastadas.
É justiça para os jovens e as gerações futuras, que enfrentarão maiores catástrofes se algo não for feito hoje. É para todos, porque todos serão afetados, algum dia cada vez mais próximo.
Então porque estamos falando sobre isto agora e o que podemos fazer? Para começar, para aprender mais sobre Copenhagen 2009, que é a nossa próxima oportunidade real para abordar o problema do clima, onde todas as nações do mundo se reunirão, para encontrar uma solução para o problema. Mas, devido à visível falta de comprometimento das pessoas que nos representam, precisamos pressioná-los a fazer alguma coisa. O objetivo é fazer com que os governos prestem atenção, ouçam o povo e façam mudanças reais. E com a sua ajuda, podemos fazer isso acontecer." (tck tck tck -time for climate justice.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário